Notícias em destaque

Saúde de Cocal do Sul passa a contar com segundo médico em fins de semana

commentJornalismo access_time21/07/2026 18:30

Plantonistas atenderão das 14h às 21h

Caravaggio enfrenta o Hercílio Luz pela Série B do Catarinense

commentEsporte access_time21/07/2026 19:00

Partida será disputada nesta quarta-feira (22), em Tubarão

Criciúma duela com o Novorizontino no Jorge Ismael de Biasi

commentCriciúma EC access_time21/07/2026 18:00

Partida tem início às 19h30 desta terça-feira (21)

SUL PERDE DEPUTADO FEDERAL

access_time07/12/2018 - 00:22

Ricardo Guidi (PSD) ganhou num dia e perdeu no outro. Na quarta-feira julgamento no STF teve seis votos contra recurso do deputado federal João Rodrigues (PSD) o que sugere manutenção da sua inelegibilidade. Este fato garante a vaga na Câmara Federal para o parlamentar do Sul. Ontem o TRE reconsiderou decisão anterior e deu legitimidade à candidatura de Ivana Laís (PT), com isso contabilizou os seus votos. Isso alterou a conta do quociente eleitoral e o PT passa a fazer duas vagas na Câmara Federal e o PSD a perder uma vaga. Entra a deputada Ana Paula Lima (PT) e sai Ricardo Guidi (PSD). O TSE pode reverter esta decisão. A esperança do Sul se mantém viva, mas menos animadora.

NOVO CÁLCULO
O PSD só recupera a segunda vaga se o deputado federal João Rodrigues reverter a sua inelegibilidade, pois ele tem mais de 67 mil votos. Neste caso o PT volta a perder a vaga, pois altera o cálculo de cadeiras de novo. Atualmente o único deputado federal do PSD e Darci de Matos.

CHANCE MÍNIMA
A possibilidade do jogo reverter em favor de Ricardo Guidi é cada vez menor. Pode ocorrer se o TSE reverter o julgamento do PT no TRE. Ocorre que isso deve demorar e no dia 18 acontecem as diplomações. Assim, a partir deste dia muda inclusive o tipo de processo a ser adotado, pois o que hoje era dúvidas sobre o registro de candidatura vira cassação de diploma.

EXPORTAÇÃO
Santa Catarina não fez nenhuma articulação junto ao governo Jair Bolsonaro para manter o catarinense Vinicius Lummertz no Ministério de Turismo, como teria sido especulado no próprio futuro governo. O PSL catarinense poderia e deveria ter se mobilizado. Ontem o governador do Estado de São Paulo anunciou que Lummertz, cuja esposa é de Criciúma, será o Secretário de Estado de Turismo. Ele é o atual Ministro de Turismo.

EM DESPEDIDA
Assim como fez recentemente na ponte de Laguna, cuja denominação de Ponte Anita Garibaldi é de sua autoria, o deputado federal Ronaldo Benedet (MDB) – não reeleito – visitou ontem a obra do calçadão do Balneário Rincão. Foram aplicados na obra R$ 2 milhões de emenda do parlamentar.

NO RINCÃO
O prefeito Jairo Celoy Custódio promete uma transformação no Balneário Rincão a partir da temporada que vem – 2019 a 2020. Outubro do ano que vem é o prazo previsto para que tudo esteja normalizado. Refere-se às pendências financeiras e de ausência de obras herdadas. Até outubro do ano que vem será concluída a segunda etapa do calçadão.

BOLA CHEIA
A equipe do Diário de Notícias vive um momento ímpar. Vem ganhando prêmios, um a um, em destaque regional e estadual. O jornal é hoje o de maior circulação e abrangência regional firmando-se em uma das marcas mais respeitadas graças a resultados como os obtidos nesta semana. Vale os cumprimentos a todos.

NOVA LEI
Entre os vetos derrubados pela Assembleia Legislativa nesta semana estão dois assuntos que beneficiam Microempreendedores de Santa Catarina. Um dos projetos de lei que agora segue para a promulgação, isenta os pequenos empresários, também chamados de MEIs, das taxas de fiscalização cobradas pela Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros.

E MAIS
Os deputados estaduais também derrubaram veto ao projeto de lei que inclui a viticultura e a vitivinicultura na Lei Estadual que dá tratamento favorecido e simplificado para micro produtores primários.

SOLDADOS DO NOVO GOVERNO
Líderes partidários estão alertando servidores de carreira ligados ou não às suas siglas que aqueles que estão sendo escolhidos para ocuparem cargos do futuro governo, correm o risco de ficar apenas até “apagar os incêndios”. Quando a máquina estiver “azeitada” e as medidas já não forem mais tão amargas eles podem ser substituídos por nomes do partido do novo governador. Na atividade militar o papel destes agentes públicos seria o de um soldado de grupo itinerante que vai na frente abrindo caminho.


DESPEDIDA Na próxima semana a primeira dama Nicole Rocha Moreira virá para fazer entrega de mais material repassado a instituições de assistência. O evento terá espaço no Teatro Elias Angeloni.

POSSE Começaram a ser distribuídos ontem os convites para a posse de Nícola Martins na presidência da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. Será segunda-feira, às 11h, no Salão Ouro Negro na prefeitura.

OS QUATRO Ontem os quatro Secretários já anunciados pelo futuro governador Comandante Moisés gravaram depoimentos rápidos – menos de um minuto. Nada de novo, apenas para movimentar a página que segue sem outras novidades.

FUTURO O deputado federal Ronaldo Benedet (MDB) deve constituir uma banca de advogados com serviços de consultoria a partir do ano que vem. Isso significa definitivamente o seu afastamento da carreira política.

PAPAI NOEL O prefeito Clésio Salvaro epenhou-se pessoalmente em percorrer os veículos de comunicação, ontem, para divulgar a abertura do Natal dos Sonhos, hoje à noite. Fez isso ao lado do presidente da CDL. Estivesse ainda no cargo quem faria este papel seria Serginho Zapellini.

O PARQUE Ontem a tarde foi apresentado à imprensa o Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina. Nota-se que ainda falta muita coisa. O prefeito garante, entretanto, que na inauguração no dia 6 de janeiro estará faltando pouca coisa.


FRASE DO DIA
“O deputado Guidi (Ricardo) não teve votos suficientes para assumir. Portanto, numericamente em votos no PSD sou eu o legítimo dono de uma cadeira na Câmara.”
João Rodrigues, deputado federal do PSD, falando ontem pela manhã na rádio Eldorado


Na reta final da eleição

 personJoão Paulo Messer
access_time23/09/2024 - 13:34

Além das pesquisas eleitorais um dos dos desdobramentos aguardados para esta semana é o de um possível recurso a ser impetrado pelos advogados do prefeito Clésio Sal junto ao Superior Tribunal de Justiça em Brasília. Depois do voto de divergente na Quinta Câmara do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, semana passada, abriu-se a possibilidade de buscar recurso em instância superior, segundo a avaliação da defesa do prefeito preso. Além deste desdobramento aguarda-se para esta semana a divulgação de novas pesquisas que deverão aferir qual o impacto que a presença de Jair Bolsonaro provocou na candidatura de Ricardo Guidi.
A próxima pesquisa será divulgada no dia 27 pela rádio Jovem Pan. Esta pesquisa foi realizada pelo Instituto Niul e na sua edição anterior colocou Ricardo Guidi com 10 pontos percentuais à frente do candidato Waguinho. Já nas pesquisas contratadas pelo IPI a vantagem é do candidato Vaguinho com 12 por cento a frente do seu concorrente.
Uma coisa está definida na eleição de Criciúma ela está bip polarizada entre Vaguinho e Ricardo Guia guerra pelo voto em Criciúma está entre os candidatos apoiados pelo governador Jorginho Mello, leia seguir, e Clésio salvar, leia-se Vaguinho.

Triste capítulo das funerárias

 personJoão Paulo Messer
access_time12/09/2024 - 14:16

O adiamento do julgamento do pedido de recurso do prefeito Clésio Salvaro, buscando a liberdade uma semana após ser preso na operação que investiga irregularidades no serviços funerários em Criciúma, frustra os cabos eleitorais. Havia expectativa de que ocorresse um desfecho favorável ao prefeito. Com o desdobramento da sessão desta quinta-feira ele deverá permanecer preso por pelo menos mais uma semana.
A operação Caronte, que investiga irregularidades no processo de licitação das empresas que atuam na central funerária, tem vícios desde a sua origem, mesmo assim a justiça não mandou interromper o serviço que continua sendo prestado nos mesmos moldes que são considerados criminosos segundo a justiça.
O prefeito em exercício Ricardo Fabris disse hoje pela manhã na rádio Eldorado que não existe condições para suspensão deste serviço pois a região ficaria sem a assistência dos óbitos. O assunto continua dominando a pauta da região sul e com respingos em todas as outras regiões de Santa Catarina. Como estamos em período de eleições a Câmara de Vereadores de Criciúma também não tem feito nenhum movimento que seria o de fiscalização desses trabalhos. Vivemos portanto num período da inércia política administrativa.

Não há inocentes

 personJoão Paulo Messer
access_time10/09/2024 - 13:34

Nova intervenção agora da Polícia Federal e desta vez em Forquilhinha reacende a discussão sobre o uso das forças policiais como mecanismo nas eleições municipais. Pelo menos é isso que se percebeu na reação do prefeito José Cláudio Gonçalves o neguinho Ele chegou a citar o delegado Ulisses Gabriel durante uma entrevista aqui na rádio Eldorado classificando o de ferramenta para ajuda dos candidatos do PL. Lembrou que o motivo da busca e apreensão de documentos da manhã desta terça-feira São de processo que transcorreu em 2021 e foi arquivado pelo Ministério Público. Neguinho foi além, dizendo que o governador Jorginho Mello está por trás das orientações para a polícia civil. Os atacados têm se defendido com alegação de que se trata de uma ferramenta política, já os Aliados do governador garantem que tudo não passa de caso de polícia.
Concluo o que já dizia Francisco Agamenon Godinho que foi candidato a prefeito em Criciúma nas eleições de 2004 e 2008:tudo farinha do mesmo saco “.

Começou a propaganda eleitoral

 personJoão Paulo Messer
access_time30/08/2024 - 07:40

No primeiro dia de propaganda eleitoral no rádio, exibida na manhã desta sexta-feira (30), nenhuma novidade. O primeiro espaço, do candidato Vaguinho, o destaque foi o prefeito Clésio Salvaro como padrinho da candidatura e chamando a atenção para o fato do candidato ser especialista em gestão pública com digital nos projetos executados pela cidade nos últimos anos. Já o espaço da propaganda da candidatura de Ricardo Guidi reforçou o fato dele ser filho de Altair Guidi e ter como candidato a vice-prefeito Acélio Casagrande a quem ele chamou de um dos melhores gestores de saúde do país.
A candidatura do MDBV mostrou quem trabalhando a doação de Paulo Ferrarezi pela cidade, referindo-se ao tempo em que atua como vereador e líder comunitário.
Três partidos, PT, PP e Solidariedade, não enviaram o material para exibição no espaço principal. O prazo para a entrega do material terminou na qui9nta-feira (29) às 16h.

Mais duas semanas de prisão aos presos no caso da Central Funerária

 personJoão Paulo Messer
access_time27/08/2024 - 07:12

Notícia preocupante para o ex-secretário de Ação Social do município de Criciúma, Bruno Ferreira e o advogado e suplente de vereador Jefferson Monteiro. Seus advogados apresentariam na próxima quinta-feira um pedido de relaxamento ou revisão da prisão determinada pela desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Cynthia Schaefer. Entretanto, faleceu nesta segunda-feira a sogra da desembargadora e com isso toda a agenda de julgamentos do seu gabinete ficou adiada para por duas semanas. Com isso o entendimento é de que ambos terão mais duas semanas no presídio Santa Augusta em Criciúma. Os advogados de ambos garantem ter argumentos suficientes para convencer a desembargadora para dar liberdade aos dois presos no último dia 5 de agosto por conta da operação que investiga possíveis irregularidades na contratação de serviço Funerário em Criciúma.

Quinta-feira (29) dia D

 personJoão Paulo Messer
access_time22/08/2024 - 16:16

O Tribunal de Justiça de Santa catarina julga quinta-feira da semana que vem, dia 29 de agosto, pedido de liberdade para os presos na operação que investiga irregularidades na Central Funerária em Criciúma. Está em pauta a liberdade do Secretário de Ação Social, Bruno Ferreria e do advogado Jeferson Monteiro. Eles foram presos no mesmo processo em que o prefeito Clésio Salvaro figura como suspeita de participação em um esquema de superfaturamento dos serviços funerários.
Consultando especialistas do Judiciáario constata-se que existem dois caminhos. Um deles é os presos ganharem a liberdade por conta da fragilidade das porvas, a outra é a manutenção da prisão com base no que está apurado até este momento. Neste caso entendem os consultados que o prefeito Clésio Salvaro será preso ou no mínimo afastado de suas funções no órgão público.
Por ora esta é uma suposição apurada pelo blog. Considera-se, entretanto, que a suposição está baseada na lógica jurídica.

Uma enxurrada de debates

 personJoão Paulo Messer
access_time20/08/2024 - 05:45

O debate da rádio Eldorado, nesta segunda-feira (19) é apenas um dos pelo menos 14 marcados ao longo desta campanha em Criciúma. Com mais do mesmo, porém com uma estrutura muito boa, o debate ficou amrcado pela repetição de alfinetadas e tentativas feitas pelos candidatos na busca de visibilidade. Não consigo ver como um candidato pode ganhar eleitores nestes debates, mas acredito que pode perder votos ou ser descartado da lista de porvávis do eleitor.
Segundo a assessoria dos candidatos existem 14 debates marcados, sendo que quatro deles já foram realizados e a cmapanha recém iniciou. Nesta segunda-fiera os assessores conseguiram evitar um debate no Conselho Municipal de Saúde transformando o momento em entrevista.

O sumiço da "oposição"

 personJoão Paulo Messer
access_time13/08/2024 - 07:12

Os tempos são mesmo outfros na política. Líderes pescados por partidos oliticos sõa logo absorvidos pela política moderna, aquela que faz do clietelismo a estratégia mais eficiente. Assim, líderes são logo "Sistuação", mesmo quadno entram com a missão de ser "Oposição". Na região carbonífera evidências disso estão em cidades como Forquilhinha e Içara. O prefeito José Claudio Gonçalves (Forquilhinha) por detalhes não ficou sem adversário. Em Içara a prefeita Dalvânia Cardoso (PL) tambpem vê oposição diminuida apesar do histórico na cidade. Já em Nova Veneza temos um cenário muito diferente. Nesta cidade é a "Situação" quem encolheu e quase ficou sem candidatoi. A oposição manteve-se viva e ativa.

Reféns de um mesmo caminho

 personJoão Paulo Messer
access_time08/08/2024 - 07:12

Nesta quiarta-feira (8) de novo a BR-101 ficou inrterditada por 7h na região do Morro dos Cavalos. Desta vez um acidente com um caminhão, na pista sentido sul, parou tudo. Sem alternativa de desvio não restou alternativa aos usuários senão esperar. Formaram-se filas de mais de 20 quilômetros. Este tipo de cena não é tão raro. O que me intriga é que autoridades e especialistas em tráfego falem apenas em construir o o túbel do Morro dos Cavalos. No caso desta semana o túnel não teria nenhuma influência. Não aliviaria o tráfego congestionado. POrque então não se fala em construir uma via alternativa como a rodovia SC-435 que liga o Sul a Florianópolis a partir de Tubarão. Trata-se de uma rodovia estadual que hoje tem estrada de chão em precárias condições. Uma vez asfaltada, mesmo em pista simples, serviria para desafogar congestionamentos. Mesmo assim parece que ninguém olha para esta alternativa.

Criciúma terá seis candidatos a prefeito

 personJoão Paulo Messer
access_time03/08/2024 - 00:34

De quinta-feira a domingo os partidos politicos de Criciuma decidem o seu futuro em relação as eleições de outubro próximo. Com seis candidatos a prefeito o processo eleitoral surpreende, já que se imaginava PP e MDB coligados com PL ou PSD. Estas alianças só não aconteceram porque tanto PL como PSD não aceitaram as condições impostas pelos possíveis futuros aliados. Amboas queriam a vaga de vice.
O PSD até que aceitava entregar a vaga de vice ao PP desde que não fosse o vereador Júlio Kaminski. O PP insistiu e Kaminski irá sair como candidato a prefeito com o médico Irani Alberton de vice. Já o PL foi mais enfático não abrindo mão da vaga de vice que ficou com Acélio Casagrande.
Assim teremos:
PT - Arlindo Rocha para prefeito com Mariana Sartor de vice, já homolgados.
PL - Ricardo Guidi a prefeito com Acélio Casagrande de vice, jáhomologados.
MDB - Paulo Ferrarezi a prefeito com Anibal Dário de vice, já homologados.
PP - Júlio Kaminski a prefeito com Irani Alberton de vice, já homologados.
SOLIDARIEDADE - Jorge Godinho para prefeito com Graziela Fraga de vice, já homologados
PSD - Vágner Espíndola de candidato a prefeito com nome ainda indefinido para vice, a definir em convenção neste domingo 18h30min.

A decisão acertada do MDB

 personJoão Paulo Messer
access_time24/07/2024 - 08:32

A decisão do MDB de Criciúma em apostar na candidatura própria a prefeito e vice é acertada. A sigla que já foi a maior do município e já governou Criciúma corre o risco de diminuição a cada nova eleição. No momento em que fica fora da majoritária encolhe ainda mais.
No debate interno a opinião ficou dividida entre os que defenderam chapa pura e os que pretendiam surfar a onda de Ricardo Guidi, visto por estes como favorito na eleição. Fica evidente que aqueles que apostaram surfar a onda estão de olho em futuros e possíveis cargos em um governo do que propriamente tenha a perspectiva de se eleger vereador. O jogo da política deve começar pelo fortalecimento da sigla, pois o encolhimento dela significa o encolhimento do cidadão que se dispõe a participar de disputas eleitorais. Na política é pequeno pensar no próprio umbigo apenas

Criciúma respira política

 personJoão Paulo Messer
access_time11/07/2024 - 16:16

Criciúma é uma cidade onde a política está efervescente durante os 365 dias do ano. Prova é o movimento atual das siglas que seguem em pré-campanha Como se campanha estivessem. A realização de debates com pré candidatos, encontros de siglas partidárias com movimentos que animam a sua militância mostram que a política de Criciúma é diferente de outras regiões no Estado.
Em situações normais seria exagero a realização de debates com pré candidatos como os que estão acontecendo no momento, mas não é. Afinal, Criciúma vive a política como nenhuma outra cidade. É histórica esta mobilização em torno do processo eleitoral. Neste ano temos razões ainda mais intensas para viver esse cenário de política, pois depois de uma década e meia teremos um processo eleitoral sem a presença do prefeito Clésio Salvaro. Pelo menos não de maneira direta.
Sendo assim, os nossos próximos dias vão continuar sendo de muita especulação e pouca conclusão. Os partidos políticos só irão definir, de fato, os seus candidatos do último prazo, 5 de agosto. É neste dia que termina o prazo para realização de convenções partidárias. Até lá muitas especulações, principalmente com relação ao nome dos candidatos à vice-prefeito. Está valendo milhões a resposta à pergunta de quem será o vice de quem.

Salésio assume prefeitura de forma interina e revela disposição de concorrer à vice-prefeito em 2024

 personJoão Paulo Messer
access_time17/03/2023 - 19:59

A posse de Salésio Lima comoprefeito interino de Criciúma, nesta quinta-feira (16) teve todos os ingredientes de um ato focado na eleição de 2024. O vereadores do PSD é o mais provável candidato à vice-prefeito se a chapa PSDB e PSD for redditada. Tudo indica que sim. O deputado federal Ricardo Guidi é o nome do partido à prefeito, o que nem o PSDB quer, nem o próprio Guidi. A intenção do atual prefeito Clésio Salvaro e do deputado Júlio Garcia, que são quem decidem, mantém em mente, hoje, uma chapa Arleu da Silveira e Salésio Lima.
Ocorre que esta formação não é das mais fáceis de serem emplacas. Primeiro pelo perfil de ambos, que é muito parecido. São vereadores e apesar de regiões diferentes (Arleu-centro e Salésio-bairro) tem uma origem muito parecida. Para uma chapa o ideal é que os perfis sejam diferentes. Ocorre que hoje PSDB e PSD apostam que não há adversário com força o suficiente para impor ameaça.
Há de se lembrar que é muito cedo para qualquer definição.