Notícias em destaque

Cultura Mamoeira leva apresentações e rodas de conversa a praças de Criciúma

commentJornalismo access_time07/09/2026 20:20

As atividades são abertas à comunidade e devem contar com a participação de estudantes de escolas próximas

André Gaidzinski fecha etapa de Interlagos com dois pódios e chega a nove na temporada

commentEsporte access_time07/09/2026 19:00

Catarinense foi terceiro na corrida de sábado e quarto neste domingo, em fim de semana marcado pela chuva em São Paulo

Tigre pega o Fortaleza em casa neste domingo

commentCriciúma EC access_time22/08/2026 11:31

Sete pontos separam o Criciúma do seu adversário

Cultura Mamoeira leva apresentações e rodas de conversa a praças de Criciúma

As atividades são abertas à comunidade e devem contar com a participação de estudantes de escolas próximas

comment Jornalismo access_time07/09/2026 - 20:20

Reportagem: Redação Eldorado

O Grupo Cultura Mamoeira realiza, nas próximas duas quartas-feiras, dias 9 e 16 de setembro, apresentações gratuitas em Criciúma. O projeto “Roda Boi, brincadeiras para as infâncias” será realizado na Praça do Trabalhador, no bairro Próspera, e na Praça CEU, no bairro Progresso, e busca aproximar a comunidade da brincadeira tradicional do Boi de Mamão, promovendo também momentos de conversa e convivência nos espaços públicos.

As atividades são abertas à comunidade e devem contar com a participação de estudantes de escolas próximas. Conforme uma das integrantes do grupo, Quet Apolinario, foram convidados alunos das escolas Heriberto Hülse e Jorge da Cunha Carneiro para a apresentação do dia 9. Já para o encontro do dia 16, o convite foi estendido aos estudantes da Escola Adolfo Back. “As apresentações são abertas à comunidade. Quem estiver próximo é só chegar e acompanhar”, destaca Quet.

Além das apresentações, a proposta do Cultura Mamoeira, que também é um Ponto de Cultura, é estimular a ocupação das praças como espaços de encontro, troca e acesso à cultura. “Estamos buscando movimentar as praças. Logo depois das apresentações, vamos fazer uma roda de conversa para falar da brincadeira”, afirma Vini Martins, integrante do grupo.

As apresentações contam com financiamento da Usina da Imaginação, Pontão de Cultura de Florianópolis, por meio do edital Cultura Viva Infâncias SC, iniciativa do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Desfile de 7 de Setembro reúne cerca de 23 mil pessoas em Criciúma

commentJornalismo access_time07/09/2026 16:50

Evento contou com a participação de 71 instituições e teve como tema “Educação de Criciúma: ponte para o conhecimento, caminho para o futuro”

Stabile celebra três anos de atuação em Criciúma

commentJornalismo access_time07/09/2026 16:02

A celebração contou com sorteio de rifa solidária, bolo de aniversário e reafirmação dos propósitos da entidade

Afasc reúne gerações e celebra Independência no desfile de 7 de Setembro em Criciúma

commentJornalismo access_time07/09/2026 15:56

Mais de 110 participantes, entre integrantes dos serviços e da fanfarra, representaram a instituição na celebração cívica

Sete de Setembro reúne mais de 1500 pessoas em desfile em Meleiro

commentJornalismo access_time07/09/2026 15:53

O evento foi marcado pela participação de estudantes, professores, servidores, integrantes de entidades e representantes de diferentes segmentos