Notícias em destaque

Clima de festa: tradicional Baile de Gala acontece neste sábado em Nova Veneza

commentJornalismo access_time05/06/2026 15:51

Recursos arrecadados são destinados ao projeto ‘Cuidar para Nascer Bem’

Caravaggio empata com o Hercílio Luz e se prepara contra o Juventus no domingo

commentEsporte access_time02/06/2026 11:16

Com o resultado, a equipe de Nova Veneza chegou aos 15 pontos e está na segunda posição.

Criciúma celebra 35 anos da conquista da Copa do Brasil com evento especial no Tigre Sports Bar

commentCriciúma EC access_time02/06/2026 11:08

A noite reunirá ex-atletas, ex-dirigentes e demais pessoas que fizeram parte da campanha que garantiu ao Tigre o maior título de sua história.

Coluna de Terça-feira

access_time17/10/2017 - 00:01

= = = = = = Coluna Principal = = = = = =
Merísio prestigia Beltrame
O pré-candidato a governador pelo PSD, deputado estadual Gelson Merísio, fez questão de estar ontem em Joinville, na palestra do ex-Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. Ambos conversaram sobre questões como policiamento ostensivo, controle das informações que saem dos presídios, e as tecnologias que podem ser aplicadas em Santa Catarina. Embora ambos nem de longe tocaram no assunto alguns observadores ficaram com a impressão de que Beltrame é uma espécie de sonho de consumo de governo para Merísio, caso vença a eleição.

Convidado
No início deste ano José Mariano Beltrame recusou convite do presidente Michel Temmer para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Antes disso havia rejeitada a oferta de ser candidato a vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão.

Alvos
Até ontem no final da tarde os citados na Câmara de Vereadores ainda não havia sido sequer informados pela Justiça, muito menos ouvidos pelo judiciário na ação em que são acusados e tem bens bloqueados. O Ministério Público chegou a pedir a perda do mandato, em cena idêntica à patrocinada recentemente em âmbito nacional.

Compensatórias
Articulada pelo Secretário de Ação Social, deputado Valmir Comin, a audiência que trata das medidas compensatórias à comunidade de São Domingos, onde está sendo construída a casa de detenção de adolescentes, CASE, ficou confirmada para amanhã. Será no gabinete do governador Raimundo Colombo, na capital.

Aplausos
Demorou, mas as associações patronais saíram em defesa do deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB). Recentemente empresários de Criciúma lhe estenderam tapete vermelho. Ontem foi aplaudido de pé em Araranguá. O parlamentar votou pela reforma sindical o que lhe rendeu críticas dos sindicatos de trabalhadores.

Reação
Enquanto sindicatos de trabalhadores espalharam outdoors e fizeram veicular propaganda de rádio atacando Ronaldo Benedet, tratando-o como “traidor”, as entidades patronais simplesmente silenciaram.

Vídeo
O prefeito Clésio Salvaro, que foi alvo de polêmica semana passada, ao disparar contra programa da rede Globo, recebeu ontem dezenas de vezes o vídeo com a fala do bispo diocesano de Apucarana (PR), Dom Celso Antônio Marchiori. O religioso convoca os fiéis a não assistir a emissora que classifica de “diabólica” e “destruidora de lares das famílias cristãs”.

Ponto polêmico
A Secretaria de Educação do Município de Criciúma começou a elaborar o calendário de 2018 e já se deparou com uma polêmica: o dia 15 de outubro, dia do professor, cai numa segunda-feira. A proposta da Secretaria é de ponto facultativo. O prefeito já avisou que não haverá mais ponto facultativo no município. Nesta linha de raciocínio o calendário é generoso com o governo, pois o dia 28 de outubro (dia do servidor público), tanto deste ano como do ano que vem. Em 2017 cai no sábado e em 2018 num domingo.

TAMANHO Não falta gente indignada dentro do PMDB de Criciúma com os desdobramentos que vem tomando o encaminhamento da escolha da nova Executiva. A reação não surpreende, pois há muita gente que se considera com o mesmo “tamanho” de Ricardo Beloli para assumir a presidência.

ESTRATÉGIA No momento em que o PMDB, que tem vários caciques de linha de frente, optou por escolher um nome da linha intermediária (coordenador de campanhas) deveria ter calculado melhor que este seria o resultado. Ricardo Beloli está mais do que certo em pleitear a presidência. Quem levou o processo para este cenário é que parece não ter pensado na divisão interna.

LONGE O prefeito Noi Coral e o vice Eduardo Guollo, de Morro da Fumaça, viajaram juntos para Brasília, onde permanecem hoje, amanhã e quinta-feira. Não são comuns viagens de prefeito e vice ao mesmo tempo. Aparentemente nada tem a ver com o fato de que amanhã “estoura” o limite para a Casan deixar o município.

ESCOLHIDA Semana passada o Governo do Estado anunciou instalação de três unidades do Colégio Militar: Joinville, Blumenau e Laguna. Imediatamente Criciúma lembrou que de novo Laguna é a escolhida no Sul, assim como foi por ocasião do campus da UDESC.

ESCOLA Depois que a comunidade do bairro Santa Bárbara disse “não”, o governo de Criciúma garante estar recebendo várias propostas para viabilizar a instalação de uma escola adventista em outros bairros. O projeto é de que para 2019 a escola já esteja operando na cidade.

PREFEITURA Para que a inauguração da sede reformada da prefeitura de Criciúma ocorra no dia 6 de janeiro, como o governo vem anunciando, as obras devem estar concluídas até o dia 30 de novembro. Quem verifica o local hoje duvida que a data seja cumprida.

ESTRATÉGIA Entre os movimentos parlamentares está o nítido foco feito pelo deputado estadual Rodrigo Minotto. Suas últimas ações mostram que ele elegeu a classe dos professores como público prioritário de suas ações.

SINDICAL Dados de uma reportagem da Folha de São Paulo, no fim de semana, revelam que em 2016 a arrecadação com a contribuição sindical superou a cada de R$ 2,9 bilhões. A partir do mês que vem ela deixa de ser obrigatória.

FRASE DO DIA
“Sou um coordenador vitorioso e com muitas conquistas. Porisso sou candidato a presidente.”
Ricardo Beloli, reagindo à leitura da coluna ontem sobre a sua indicação para ser presidente do PMDB em Criciúma


Argumento para transferir o desfile não "bate" com os fatos

 personJoão Paulo Messer
access_time29/08/2021 - 17:59

Desde que no domingo passado obtive a informação de que o prefeito desejava transferir o desfile de 7 de setembro para o dia 15 de novembro, insisto na tese de que esta é a melhor alternativa. Explico agora o que aconteceu para que no dia seguinda o desfile tenha sido mantido para o dia 7 e ainda na semana passada ter a data alterada. E deve se entender ainda a razão para isso.
O prefeito pensou no adiamento após receber a informação de que o Exército não participaria. Apesar de negada a razão para a retirada dos militares federais, me parece que a causa é mesmo o risco de ambiente tenso na avenida por conta do cruzamento de extremistas da esquerda e da direita. Não que haja risco à segurança, mas um ambiente tenso neste momento tiraria o brilho do evento.
Pessoalmente convicto disso o prefeito chegou à prefeitura segunda-feira e começou a ouvir apelos no sentido da realizsação do desfile. Foi à solenidade de hasteamento da bandeira em uma escola municipal, ficou impressionado e animado com o que viu e foi facllmente convencido de que o desfile deveria ser mantido.
E a decisão que não chegou a ser anunciada mudou. Desfile ficou mantido até sexta-fiera, um dia após a enorme repercussão do vídeo que ele gravou sobre o caso do professor demitido/demissionária. Sim, no mesmo instante em que o prefeito demitiu o professor ele pediu demissão. Ficou valendo a segunda.
Na sexta-feira o Secretário de Estado da Saúde esteve em Criciuma e falou do risco do aumento do numero de casos da Covid com a variante Delta. Para mim era o motivo que o prefeito precisava para fazer aquilo que deveria ter feito antes, cancelar o desfile para evitar correr mais riscos.
O desfile não será mais no dia 7 de setembro, mas sim no dia 15 de novembro. O argumento oficial é o risco do aumento de contágio da Covid, mas a real é a preocupação com o clima tenso inclusive por causa do vídeo da "viadagem", como ficou conhecido.
Decisão prudente. Antes tarde do que nunca. Decisão sábia desde que agora parem as frequentes "lacrações" nas redes sociais.
Se o prefeito Clésio Salvaro quiser que a cidade preste atenção no maior pacote de obras já anunciado para a cidade deveficar "sóbrio" do desagradável hábito da polêmica pelas redes sociais.
Em alguns casos as redes sociais são "alocinogeno", tem efeito curto e causam dependência que oferecem sensação de euforia enquanto durarem as visualizações perdurarem.

As entrelinhas de um evento apadrinhado por Carlos Moisés em Criciúma

 personJoão Paulo Messer
access_time28/08/2021 - 07:09

Se havia alguma dúvida sobre a possibilidade do prefeito de Criciúma disputar a eleição de 2022 na chapa majoritária, ela foi sanada na noite desta quinta-feira

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/politica-sc/as-entrelinhas-de-um-evento-apadrinhado-por-carlos-moises-em-criciuma/

Moisés apadrinha pacote de obras de Criciúma com investimento de R$ 400 milhões

 personJoão Paulo Messer
access_time26/08/2021 - 17:59

O governador Carlos Moisés é uma espécie de convidado de honra ou padrinho de um pacote de obras e campanha de divulgação do governo municipal de Criciúma. O ato será realizado à noite no Teatro Municipal Elias Angeloni, reservado a convidados. O mote da campanha é: “O Brasil que dá certo começa aqui”.
LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/politica-sc/cidade-do-sul-adota-campanha-o-brasil-que-da-certo-comeca-aqui/

Prefeito acaba com os últimos vestígios de famosa zona do meretrício

 personJoão Paulo Messer
access_time15/08/2021 - 16:49

As últimas construções abandonadas, que lembravam uma das mais famosas áreas de prostituição do sul do Estado, foram derrubadas na manhã deste domingo.

VEJA MAIS:
https://ndmais.com.br/cidadania/prefeito-acaba-com-os-ultimos-vestigios-de-famosa-zona-do-meretricio/

Menino escolhe coletores do lixo como motivo para festa de aniversário

 personJoão Paulo Messer
access_time10/08/2021 - 20:59

O garoto Miguel, da cidade de Forquilhinha no Sul do Estado, surpreendeu os coletores de lixo da cidade ao homenageá-los na sua festa de quatro anos de idade.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/cidadania/menino-escolhe-coletores-do-lixo-como-motivo-para-festa-de-aniversario/

Trecho Sul da BR-101 terá um radar a cada 10 km

 personJoão Paulo Messer
access_time07/08/2021 - 07:09

Depois de ganhar quatro praças de pedágio, agora o trecho sul da BR-101 deve ganhar 42 radares para controle da velocidade. Tudo isso faz parte do pacote de concessão da via. Por enquanto estes equipamentos estão em fase de instalação da base. A previsão é de que estejam funcionando e autuando até o final deste ano.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

Suspeita de Covid-19, agora, primeiro consulta pelo WhatsApp

 personJoão Paulo Messer
access_time01/08/2021 - 19:59

A partir desta segunda-feira (2) a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma passa a “desobstruir” as unidades básicas de saúde para atender pacientes com outras doenças. Para isso lança um modelo de atendimento digital para pacientes com problemas respiratórios. Antes as pessoas procuravam as unidades ante qualquer sintoma, com temor que fosse Covid-19. Isso não só afastava outras pessoas como gerava orientação de que as unidades só fossem procuradas em casos mais graves.
O secretário municipal Acélio Casagrande admite que estava ocorrendo uma dedicação quase exclusiva à Covid-19 gerando enorme fila de espera de outros casos.

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

PSDB da região carbonífera prepara ato para definir candidato

 personJoão Paulo Messer
access_time28/07/2021 - 17:00

O PSDB da região carbonífera não vive apenas a especulação e a pressão sobre o prefeito Clésio Salvaro, de Criciúma, para que dispute a eleição majoritária do ano que vem. A briga pela anunciada vaga única de candidato a deputado estadual, segue. São cinco nomes no páreo, entre eles dois ex-deputados, um ex-Secretário de Estado da Saúde e dois vereadores.
LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

Tony Marcos desejava ser padre antes de ir para o rádio

 personJoão Paulo Messer
access_time24/07/2021 - 11:09

Antes de entrar para o rádio o radilista Tony Marcos, que morreu nesta sexta-fiera à noite vítima de Covid-19, estudou para ser padre.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

Vereador sugere que município crie programa de controle ou planejamento de natalidade

 personJoão Paulo Messer
access_time20/07/2021 - 08:23

Um requerimento apresentado na Câmara de Vereadores de Criciúma volta a tocar na polêmica discussão sobre os métodos, legislação ou programas de controle ou planejamento familiar. Nesta segunda-feira o vereador Paulo Ferrarezi (MDB), apresentou requerimento para que o governo municipal crie o mais breve possível, alternativa para controlar o que ele considera problema social agravado nos tempos atuais em comunidades de vulnerabilidade social.

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/cidadania/vereador-sugere-que-municipio-crie-programa-de-controle-ou-planejamento-de-natalidade/

Confirmada para novembro realização da Feira Agroponte

 personJoão Paulo Messer
access_time18/07/2021 - 18:59

Tão logo o governador Carlos Moises anunciou, semana passada, flexibilizações nas regras de enfrentamento à pandemia, setores dos grandes eventos se lançaram a programar o futuro. Em Criciúma organizadores de uma das maiores feiras do Estado, realizaram reunião para confirmar a data de 3 a 7 de novembro para a realização da edição deste ano da Feira Agroponte.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/economia-sc/sul-confirma-para-novembro-realizacao-de-feira-do-agronegocio/

Criciúma se antecipa ao novo decreto e planeja desfile cívico no dia 7 de setembro

 personJoão Paulo Messer
access_time14/07/2021 - 15:00

Criciúma se antecipa ao novo decreto e planeja desfile cívico no dia 7 de setembro
Decisão acontece após o anúncio do governador Carlos Moises sobre novas flexibilizações nas regras de combate à Covid-19

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/cidadania/cidade-do-sul-se-antecipa-a-novo-decreto-e-planeja-desfile-civico-no-dia-7-de-setembro/