Notícias em destaque

Prefeitura de Criciúma alerta para casos gripais

commentJornalismo access_time21/04/2026 13:13

Medidas ajudam a prevenir a disseminação dos vírus

Campeões do Catarinense Sub-21 são promovidos ao elenco profissional do Caravaggio

commentEsporte access_time13/04/2026 17:30

Crias da Montanha se preparam agora para a Série B do Catarinense

Tigre intensifica preparação e mira vaga na Copa do Brasil 2027

commentCriciúma EC access_time18/02/2026 10:50

Equipe de Eduardo Baptista realiza treino técnico e tático no CT e trata Taça Acesc como prioridade após ausência inédita no torneio nacional

Coluna de Terça-feira

access_time24/10/2017 - 00:05

Novos tempos para Moreira
Eduardo Moreira vive seu melhor momento político. Inclusive o novo casamento lhe faz bem. Isso está estampado no seu rosto e fica no reflexo por onde ele passa. O movimento puxado pelo prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, para que seja candidato a governador anda por si no ambiente político. Em paralelo o movimento liderado pelo empresário Olvacir Fontana trabalha sua imagem no âmbito empresarial. Moreira precisava apenas fazer uma coisa: comparecer mais ao Sul. E ele não ter perdido oportunidade. A derrota para Décio Góes em 2000, quase lhe tirou da política. Foi reconduzido à ribalta por Luiz Henrique da Silveira, que fez o sul enxergá-lo como seu líder. Enfrentou tempos ruins quando virou alvo do então prefeito aclamado Clésio Salvaro. Hoje a adversidade de Moreira é o eco de um grito que já não existe mais.

Dia de posse
As maiores autoridades do ambiente político e jurídico de Santa Catarina devem estar em Brasília hoje para prestigiar a posse do catarinense Jorge Mussi como novo Ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral. Atualmente ele é Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Já foi presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina onde ingressou pelo Quinto Constitucional dos Advogados. Está no STJ desde 2007.

Dias mortos
Prefeitos do Sul do Estado que tinha agenda para esta semana em Brasília suspenderam as pautas. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro viajaria à capital federal hoje, mas desistiu. A percepção à distância é de que nada vai acontecer além do julgamento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temmer.

Desembargador
O novo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina é de Joinville, mas está radicado na capital, sendo que recentemente atuou como procurador de Justiça. Sidney Eloy Dalabrida, foi nomeado ontem pelo governador Raimundo Colombo para ocupar vaga destinada ao Ministério Público por meio do Quinto Constitucional.

Na gaveta
Segue repousando em alguma gaveta do governador Raimundo Colombo o despacho de nomeação do advogado Alex Heleno Santore, do Quinto Constitucional da OAB para vaga no Tribunal de Justiça. Ele é o personagem acusado de omitir informações básicas à sua indicação, a ponto de levar a OAB pedir a retirada do seu nome como representante da classe.

Investigação
O Tribunal de Justiça instalou investigação interna e concluiu de forma unânime desaconselhar a sua nomeação, dada a gravidade das denúncias ao reconhecer por unanimidade a falsidade ideológica. Provavelmente pela força do apadrinhamento político até agora o governador parece disposto a apostar no desgaste do tempo para que a nomeação ocorra mesmo assim.

Segunda vaga
Na entrevista que concedeu ontem na rádio Eldorado o presidenciável Jair Bolsonaro admitiu que da forma como anda o processo restará uma vaga para disputar o segundo turno das eleições do ano que vem, pois a outra será de Lula. Falou isso ao analisar pesquisa que lhe mostra com 26 por cento de aprovação em Santa Catarina, mas dá 18 por cento para Lula.

Campanha no Sul
Jair Bolsonaro disse que o que vem ocorrendo no Sul do Estado em que aliados da sua pré-campanha fazem, distribuindo material publicitário invocando apoio ao seu nome em 2018 está sendo verificado em todo o país.

Quem não se comunica...
Hoje uma das maiores dificuldades dos gestores públicos está na comunicação. Nem sempre culpa dos gestores destes departamentos, que não recebem material humano necessário. Para tomar exemplos por amostragem, o atual Governo do Estado tem uma das piores comunicações de todos os tempos. Para usar de exemplo, a comunicação da prefeitura de Criciúma é feita por um jornalista e três estagiários. Poderes vizinhos mostram o oposto, vide a Assembleia Legislativa que tem a percepção dos diferentes tipos de comunicação, seja para os veículos tradicionais, seja para as redes sociais. O que mais tem são agentes e órgãos públicos “tateando no escuro” para tentar enxergar a luz da comunicação. Não há muito este era o segredo do sucesso do agente público.

EXTREMOS O governo do Estado chega ao extremo da comunicação ser sustentada pelos profissionais que assessoram diretamente o governador e o vice.

RADAR A observação da comunicação é resultado de uma avaliação feita de maneira informal entre alguns profissionais que atuam em veículos de comunicação dos quatro cantos do Estado. E não se fala apenas do Governo, isso é ainda mais grave nas prefeituras.

SAÍDA O Secretário de Comunicação de Criciúma, jornalista Gustavo Colle está promovendo no mês que vem em Criciúma um encontro para debater o assunto.

INTROMISSÃO O fato do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Júlio Colombo, ter dito que vai sugerir ao prefeito que retire das devoluções da Câmara o dinheiro para viabilizar o Banco de Olhos em Criciúma, não agradou Clésio Salvaro.

RESCALDO Apesar de não ter emplacado seu nome como presidente do PMDB em Criciúma, as mesmas pessoas que vinham avisando que Ricardo Beloli seria derrotado na sua pretensão, agora admitem que ele jogou bem e saiu fortalecido. Ele serão vice de Eduardo Simon.

PESO PESADO A derrota do ex-vereador Vanderlei Spillere, na disputa pela presidência do PMDB de Nova Veneza, não é absorvida pelo PSDB como prejuízo ao governo. A interpretação interna e em off dos tucanos neovenezianos é que hoje afora PP e PSDB, sigla que faz a diferença é o PSD.

HISTÓRICO As últimas eleições comprovam esta tese. O OS esteve com Evandro Gava que ganhou a eleição de 2012. Em 2016 o PSD mudou de lado e apoio a eleição de Rogério Frigo (PSDB).

FALECEU Foi sepultado ontem em Florianópolis Hercílio Lentz. Ele erao sogro dos irmãos Géssio e Paulo Meller, que são cassados com as irmãs Sayonara Lentz e Anne Kay Lentz. Muitos amigos dos Meller foram abraça-los no velório na capital.

FRASE DO DIA
“Esta tem que ser uma eleição diferente, assim como os governos daqui para frente precisam ser diferentes. Se nos acharmos que só se governa na base do toma lá, da cá, e que é o loteamento do aparelho público é a única forma de ter o apoio do Legislativo, não adianta lutar por um novo Brasil, pois estamos na contramão do que quer o povo brasileiro”.
Jair Bolsonaro, deputado federal e pré-candidato a presidente da república.


Falta de sintonia de partidos pode facilitar a vida de Jorginho Melo

 personJoão Paulo Messer
access_time08/05/2022 - 17:59

Logo que entrevistei o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, sexta-feira no estúdio da rádio Eldorado presenti que tem uma dificuldade maior entre partidos como o PSDB e o PP para alinhar com o União Brasil e o PSD. Isso porque Gean, que é do novo União Brasil, afirmou categórico que o PSD está na chapa com ele ocupando as outras duas vagas: vice-governador e Senado. Neste caso o PSDB que anda arrastando asas para o lado de Carlos Moisés e o PP que tem razões de sobra para se aproximar de Jorginho Melo por causa de Jair Bolsonaro, esvaziam o que poderia ser a terceira via viável de Santa Catarina - Gean Loureiro. Num exercício de lógica chego a conclusão de que Jorginho Melo se fortalece mais do que Gean e que se de fato a esquerda mantiver o cacife de uma vaga no segundo turno esta disputa será entre Jorginho e o candidato de esquerda, que na minha opinião deve ser Dário Berger com Ana Paula Lima de vice e JOrge Boeira para o Senado.

Carlos Moises conta com a reciprocidade de Clésio Salvaro

 personJoão Paulo Messer
access_time07/05/2022 - 11:00

Ao "abrir" o cofre e assinar vários cheques para repassar dinheiro à administração pública de Criciúma o governador Carlos Moises espera n seu íntimo a resposta de grtidão. Traduzindo isso no cenário de eleições deve se olhar para o fato de que o pefeito Clésio Salvaro tem forte influência nas decisões do PSDB estadual. Moises espera a indicação de um tutano candidato a vice-governador. O nome mais indicado no momento é Dalírio Beber, ex-suplente de senador de Luiz Henrique da Silveira e que assumiu quando o titular faleceu.
Este desejo está perto de ser atendido. Nas próximas horas a tendência é de novos encontros, nesta ocaião apenas para tratar do assunto. O dinheiro despejado pelo governo do Estado em Criciúma supera a casa de R$ 50 milhões.

O trio da desistência foi conduzido pelo prefeito de Criciúma

 personJoão Paulo Messer
access_time30/03/2022 - 14:00

Liderança política se constrói, primeiro mostrando o poder de manipulação. Clésio Salvaro consolidou-se na política estadual com a sua mais recente manobra. Em Criciúma esta habilidde já é conhecida. Desde sempre Clésio não só construía a sua chapa, mas também influenciava a composição dos seus adversários. Enquanto os adversários gritavam por todos os cantos esqueciam que ele estava no quintal de suas casas plantando estratégias. Desta vez foi um pouco diferente, mas não menos relevante em termos de manipulação.
Clésio Salvaro primeiro postou-se como nome estratégico. Como ele fez isso não se sabe exatamente, mas o resusltado da opeoração é flagrante. Depois foi só ir plantando as pedras onde iria pisar. Quando arrancou de Luciano Hang a manifetação de que ele seria fundamental na construção de uma chapa, saiu. Comunicou primeiro João Rodrigues, que apesar de toda bagagem política também foi engolido pela estratégia de Clésio. Já em relação a Luciano Hang a opração ficou mais fácil.
Portanto, para quem conhece a trajetória de Clésio Salvaro, nada surpreende o que acaba de acontecer.
Clésio espera agora que a lembrança deste apelo ao seu nome se mantenha vivo até 2026.

A partir desta quinta-feira, Criciúma sedia Joguinhos Abertos de Santa Catarina

 personJoão Paulo Messer
access_time02/12/2021 - 11:11

Criciúma está sendo o centro do esporte catarinense. A partir desta quinta-feira (02) até domingo (05) o município está recebendo o 33º Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Estarão envolvidos cerca de mil atletas de diversas cidades do Estado.

Estão previstas competições de futebol, futsal, vôlei, basquete e handebol, todos nas categorias masculina e feminina. Diferente de anos anteriores, que os atletas ficavam em alojamentos, agora, por conta da pandemia, eles estão sendo recepcionados em pelo menos onze hotéis da região.

As partidas de futebol estarão acontecendo no Centro de Treinamento do Criciúma, já as outras modalidades serão dividas entre o Ginásio Municipal Irmão Walmir Antonio Orsi, Ginásio Adenir Rabello, Ginásio da Satc, Sociedade Recreativa Mampituba, Ginásio do Colégio Cristo Rei, Ginásio Municipal de Siderópolis, Ginásio do Colégio Rogacionista e Sesc.

Polícia conclui inquérito sobre atentado contra vida de Senair Rodrigues

 personJoão Paulo Messer
access_time30/11/2021 - 18:00

Mandado à Justiça nesta semana, o inquérito policial que investiga o atentado à vida do ex-marido da presidente estadual do PSDB e deputada federal Geovania de Sá, concluiu que o fato nada tem a ver com a parlamentar. Senair Rodrigues, de 54 anos, vendia jóias e teria caído em uma emboscada armada por um casal que o conhecia.

Caracterizado como tentativa de latrocínio, o inquérito concluiu que Senair foi atraído ao local do ataque a faca sob o argumento de que se encontraria com possíveis compradores de jóias. Segundo a polícia, tudo foi armado por um homem de 41 anos e uma mulher de 27 anos. Ambos estão foragidos. O crime aconteceu na noite do dia 13 de outubro.

Os meios utilizados pelo casal foram apontados como motivo para que os autores não obtivessem sucesso. No demais detalhes a emboscada foi bem armada. Os três foram no carro de Senair e supostamente estavam se dirigindo a um local onde se encontrariam com um comprador de jóias e ouro. No caminho, uma estrada do interior de Cocal do Sul, o homem pediu para que Senair parasse o carro sob o argumento de que iria urinar. Ali ele e a mulher atacaram a vítima com pedras e uma faca.

Senair foi atingido no rosto, abdômen, mãos e costas. A dupla fugiu levando outo e as jóias.

A polícia pediu e a Justiça atendeu o pedido de prisão preventiva e o cancelamento dos passaportes.

Na ocasião a deputada prestou apoio ao ex-marido. Em nenhum momento houve qualquer suspeita de que o caso pudesse ter alguma conotação política, seja pela relação dele com a deputada, seja porque ele sempre foi envolvido na política, tendo sido candidato a vereador.

Criciúma fecha Centro de Triagem da Covid-19

 personJoão Paulo Messer
access_time30/11/2021 - 17:59

Um dos primeiros municípios brasileiros a anunciar a criação de um Centro de Triagem Coronavírus encerrou nesta terça-feira (30) o serviço. Pacientes sintomáticos e suspeitos passam a ser atendidos nas unidades básicas de saúde. A alegação é que a baixa procura já não justifica mais a manutenção de uma equipe e estrutura em local único da cidade.

O centro de triagem da Covid-19 em Criciúma está sendo fechado por falta de demanda. - Foto: Divulgação

Os últimos números revelam que no mês de outubro o centro registrou 3.252 atendimentos, sendo que o maior pico foi no mês de maio com 9 mil atendimentos.

A prefeitura de Criciúma divulgou a informação acentuando que segundo ela este centro de triagem coronavírus foi pioneiro e modelo para o resto do país, com atendimento qualificado de pacientes sintomáticos, desde março de 2020. Até então foram mais de 131 mil atendimentos feitos no local.

A cidade tem atualmente 89 casos ativos da Covid-19, além de outros nove casos suspeitos e nenhum paciente internado em UTI. Os únicos dois pacientes internados em UTI, por Covid-19, são moradores de outras cidades da região que procuram a rede hospitalar por esta ser estratégica no sul do estado.

Foram 644 óbitos em função da pandemia tendo sido confirmados 39.205 casos confirmados ao longo do período e 38.452 recuperados em mais de 144 mil coletas feitas.

O que o encontro do PL revelou para quem não se liga em política

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 16:59

As pessoas estão "de saco cheio" de usar máscaras. Num joguinho do faz de conta segue a obrigatoriedade do uso de máscara. Tem lei federal obrigando e o governo do Estado analisa a possibilidde de flexibilkizar o decreto que fia inclusive multa para quem não usar, mas em locais abertos. A verdade é que as pessoas já não usam mais mesmo em locais fechados. Basta ver nos eventos públicos ou mesmo na rua. Usa quem quer. Não há fiscalizaçao. Governantes já não exigem mais e parecem preferir fazer com que a população regule a circulação.
Poderiamos usar vários exemplos mas este dá foto fala por sí. Foi neste sábado (20) em Lages.

Ministro Onix Lorenzoni virá à Criciúma ainda neste ano

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 16:07

O ministro do Trabalho e Previdência, o gaúcho Onyx Lorenzoni, virá à Criciúma ainda neste ano de 2021. Esta promessa circula nos bastidores e foi "Amarrada" no dia em que a autoridade participou do 22º Fórum Nacional de Entidades Representativas dos Militares Estaduais (ANERMB), em Florianópolis. Foi dia 11 deste mês. Em Criciúma o evento deve acontecer na sede da Associaçao Empresarial, ACIC. A entidade ainda não tem esta informação de forma oficial, mas as pessoas que estão articulando a vinda de Onix já trabalham com o assunto. Ele deve fazer uma palestra sobre a "nopva legislação trabalhista".
Os primerios ajustes da agenda em Criciúma teriam sido firmadas nesta rápida conversa do minsitro com Ricardo Oliveira, da superintendência do Ministério do Trabalho em Santa Catarina.

PSDB se mostra sem rédeas justo onde não poderia

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 15:59

Se tem uma cidade (região) onde o PSDB não poderia demonstrar rédeas soltas é Criciúma. Afinal, esta é a cidade da presidente estadual da sigla e do prefeito Clésio Salvaro, cuja liderança nunca foi questionada e é justo o que lhe deu a condição de nome forte para estar numa chapa majoritária. O PSDB de Criciúma ssempr esteve sob o domínio do seu principal líder. De repente agora se fala em até quatro nomes para deputado estadual: Giovana Galato, Dóia Guglielmi, Aroldo Frigo Júnior e Acélio Casagrande. Óbvio que se hovuer quatro irão inutilizar um ao outro. Mas a quem interessa isso e por que as coisas andam sem rédeas?
Não é difícil apontar suspeitas. A presidente estadual do partido, deputada federal Giovana de Sá teria quatro candidatos estaduais trabalhando colado à sua candidatura. Afinal, qualquer um dos quatro que sugerisse colar o nome a um candidato de outra região estaria selado pela traição à sua base eleitoral. Quem sabe por isso a presidente estadual da sigla cale e consinta quatro candidatos.
De outro lado o prefeito sde Criciúma, Clésio Salkvaro, anda na muda. Parece que no caso dele é porque quando tudo começou ele foi o primeiro a dizer que os pré-candidatos na ápoca deveriam entender-se entre si. Naquela ocasião estava na lista de pré-candidatos o seu primo Cleiton Salvaro. Agora que Cleiton está fora, se Clésio assumir as rédeas e decidir sobre uma ou outra candidautra está dando uma demonstração de que só não queria se posicionar antes porque tinha um parente na disputa. Se lá atrás disse que o problema era dos candidatos, não pode agir diferente agora.
Os quatro nomes de pré-candidatos a deputado estadual pelo PSDB da Amrec, são: Gioovana Galato, Acélio Casagrande, Dói Guglielmi e Aroldo Frigo Júnior.
Se existe uma certeza é que os quatro "se anulam entre si" e o PSDB pode ficar sem deputado estadual. Porém, os quatro fazem votação que pode ajudar a tucanos de outars regiões se elegerem pois contribuem para a legenda.
Há quem enxergue ai que o deputado Marcos Vieira, que estaria buscnado Aroldo Frigo Júnior e Dóia Guglielmi para seus cabos elitorais não reclamaria nem um pocuo pois ambos fariam mais votos para si, na legenda, do que fariam para ele Marcos Vieira como cabo eleitoral.
Acho que dá para entender porque o PSDB anda de rédeas soltas na região da Amrec.

Evidência de que a população cansou de usar as máscaras

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 14:03

O encontro do PL em Lages neste sábado pode ser um dos muitos exemplos que temos de que a população já revogou a lei federal 14.019/2020, que obriga o uso da máscara. Isso porque o governo de Santa Catarina já anunciou que apenas altera a legislação quando o governo federal fizer a revogação da sua lei. Assim mesmo, em cidades como o Rio de Janeiro, onde o governo liberou a obrigatoriedade da máscara em locais abertos, em locais fechados ela segue sendo exigida.
O que ocorre na prática é que não há mais fiscalização, nem aplicação de multas. Em Criciúma, onde o prefeito Clésio Salvaro chegou a baixar decreto desobrigando o uso de máscara em local aberto o Ministério Público recorreu e tornou a legislação municipal ilegal por conflitar com a legislação estadual e federal.
O exemplo que uso aqui, do encontro do PL em Lages não se constitui numa exceção, mas é a regra estabelecida pelo cidadão. Deve-se registrar ainda que a observação é mera figura ilustrativa, pois não estive no local e faço a observação apenas fotos. A imagem distribuída pela agremiação organizadora do evento fala por si.
No início deste mês (novembro) o governador Carlos Moises admitiu que ao chegar a 65 por cento da imunização em sua população seja possível a liberação do uso de máscara em locais abertos. Na semana passada o Secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, comentou que estudos no sentido da flexibilização do regramento vem ocorrendo. Foi quando revelou a informação de que Santa Catarina atingiu a marca de 57 por cento de pessoas com o esquema vacinal completo.

CAIXA volta a atender em Criciúma das 11h às 16h

 personJoão Paulo Messer
access_time21/11/2021 - 07:09

O superintendente regional da Caixa Econômica, Rudolfo Cabral Neto informou no final da tarde desta sexta-feira (19) de que a partir de terça-feira (22) as agÇencias de Criciúma retoam atendimento de antes da pandemia, ou seja, das 11h às 16h. Em algumas cidades da região este atendimento será entre 10h e 15h. A direção nacional da Caixa Econômica Federal informou que suas agências voltarão a atender, a partir de 23 de novembro, no horário vigente antes da pandemia.
Os horários regulares de abertura e fechamento das unidades variam de acordo com as especificidades de cada região e serão praticados desde que a legislação municipal não determine padrão diferente do estabelecido anteriormente. É o que foi informado em nota neste sábado (20).

As máscaras estão caindo (em desuso)

 personJoão Paulo Messer
access_time13/11/2021 - 16:00

Se você perceber que a cada dia mais pessoas estão andando sem máscaras, embora ainda estejamos sob a regência do decreto que as torna obrigatórias, não tenha dúvidas: o consenso coletivo está na frente de uma decisão que o Governo do Estado deve tomar em breve. E não é difícil entender porque a diminuição de pessoas com máscaras nas ruas. É que os governos municipais não fiscalizam mais. Teve prefeito, como o de Criciúma, que chegou a baixar decreto pelo fim da obrigatoriedade da máscara em locais públicos e abertos. Óbvio, o decreto foi derrubado. Nem por isso o usoa da máscara é consenso.
Como os prefeitos são da opinião de que não tem porque manter a obrigatoriedade, e isso é da maioria na região carbonífera, eles não fiscalizam mais. O Estado não tem condições de fiscalizar. Como manter obrigatório o uso de um acessório quando o descumprimento ao deceto nçao gera qualquer penalidade. A multa caiu.
Por enquanto o único desconforto que alguém que não usar multa pode ter é a reprovação de quem usa e acha que o outro deveria usá-la. Pelas autoridades a obrigatoriedade já ciu faz tempo.

Conferência Nacional de Educação em Criciúma

 personJoão Paulo Messer
access_time12/11/2021 - 15:11

Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, o Fórum Municipal de Educação de Forquilhinha promoveu a etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação (Conae). A etapa municipal em Forquilhinha foi realizada no auditório da Casa Mãe Helena. Os objetivos da etapa municipal da IV Conae foram: avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação (PNE) com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano; avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais; e, conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.
A coordenadora pedagógica Jucilane da Silva enfatiza que o evento serviu de espaço de reflexões, de discussões, de afirmação e proposições, para que possamos oportunizar a educação do nosso município, uma educação de qualidade para nossas crianças, adolescentes e jovens, de valor a inclusão, numa perspectiva de equidade a todos, garantindo a educação como processo de possibilidades ao simples e ao nobre, ao lutador e ao esquecido, aos favorecidos e desarraigados do meio, sendo alcançados por uma sociedade que ainda sonha, busca e acredita.
Na etapa municipal foram eleitos sete delegados, representantes da educação básica, na qual irão representar o município na etapa regional marcada para o dia 30 de novembro.

Forquilhinha garante novas vagas de qualificação profissional para o ano de 2022

 personJoão Paulo Messer
access_time12/11/2021 - 11:11

Para o ano de 2022, o Governo de Forquilhinha já programa a continuidade ao projeto de Qualificação profissional em parceria com o SENAI. Serão 120 vagas ofertadas nos períodos vespertino e noturno e um total de seis turmas, dos cursos pedreiro de alvenaria, eletricista industrial e panificação e confeitaria.
O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho esteve reunido com o coordenador de Educação SESI SENAI, Geovanes Barcelos Júnior e coordenador de Mercado, Fillipe Rampinelli alinharam a pré-reserva Escola Móvel.
Neguinho destaca a importância da garantia de qualificação de mão-de-obra para os forquilhinhenses. “Em um mundo cada vez mais tecnológico, as mudanças são rápidas, o que exige dos profissionais grandes esforços em manter-se atualizados. E com essa mudança, o mercado de trabalho atualmente, está com um alto nível de competitividade, por isso, possuir qualificação profissional é essencial para a inserção de profissionais em diferentes áreas profissionais. A partir de maio, devido a agenda do SENAI, o governo municipal irá abrir novas oportunidades de qualificação profissional”, comenta o gestor.

Sindicalistas protestam na casa da deputada Giovânia de Sá

 personJoão Paulo Messer
access_time11/11/2021 - 19:59

O Movimento Sindical Sul Catarinense e representantes dos Servidores e Servidoras Municipais de Criciúma e Região, realizaram o “café” em frente à residência da Deputada Geovania de Sá em Criciúma. Os dirigentes exigem que a deputada não aporve a PEC 32, que instituirá, a reforma administrativ. Seguindo o movimento sindical esta proposta aumentará a corrupção nas esferas administrativas do país. Os Manifestantes ressaltaram também que se a parlamentar votar sim pela reforma administrativa, eles irão voltar à casa dela e não lhe darão sossego.