Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

EDUCAÇÃO E SAÚDE HOSPITALAR

Pesquisa e Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time10/11/2021 - 18:33

Reportagem: Willi Backes

Em Dezembro de 1.915 foi inaugurada a primeira Escola Estadual de Forquilhinha, construída pela própria comunidade, tendo por primeiro Professor Jacó Arns. Um ano antes, em 1.914, Jacó Arns buscou estudos e aprofundamentos educacionais no Seminário Colégio Santo Antônio, de Blumenau, tendo por educador Frei Estanislau Schaette.

A primeira turma do educandário recém-criado teve 35 alunos das famílias residentes na colônia de Forquilhinha, no Distrito de Cresciuma, município de Araranguá, no sul catarinense.

Em 1917 foi construída e fundada escola particular, mantida pela comunidade e administrada pela União Escolar de Forquilhinha, presidida por Gabriel Arns. A partir de 1.920, devido a ampliação do educandário e número de 120 alunos, foi contratado o segundo educador, Professor Adolfo Back. A critério dos Professores, as principais matérias de ensino era Religião, Leitura, Aritmética, História do Brasil e Geografia.

Em 1.925, devido à necessária ampliação do educandário para atender o significativo aumento de educandos, foi inaugurada nova ala com duas salas estruturadas.

ENSINAMENTOS DO PADRE PAULO LINNARTZ (1.932).

Em 1.932, Frei Mateus Hoepers, filho dos fundadores de Forquilhinha, foi pro continente Europeu, em Heidelberg na Alemanha, para Doutorado em Teologia. Na sua estada para estudos, conheceu e fortaleceu amizade com Reverendo Padre Paulo Linnartz, que desenvolvia trabalho educacional e social junto a mineiros poloneses e agricultores na região da Renânia. Convidado e desafiado para desenvolver trabalho com mesma profundidade e dedicação, e, autorizado pelos Bispos Superiores, Frei Paulo Linnartz transferiu residência para Forquilhinha.

Em 1.935, em uma das viagens e chegada de retorno da Alemanha do Padre Paulo Linnartz, veio acompanhado por cinco educadoras Irmãs Escolares de Nossa Senhora.

A Unidade Escolar mantida pela comunidade funcionou até Setembro de 1.942, quando o Professor Jacó Arns foi violentamente afastado e o educandário fechado por determinação do Estado, Governador Celso Ramos e do Presidente da República Getúlio Vargas, no auge da Segunda Grande Guerra Mundial. A ordem ditatorial foi seguida de inúmeras incursões policiais no educandário e residências, com queima de livros, cartilhas, fotos e anotações educacionais no idioma alemão e, prisão de muitos imigrantes alemães residentes em Forquilhinha.

DO CONTINENTE EUROPEU, AS IRMÃS ESCOLARES (1.935).

Em 1.935 chegaram a Colônia de Forquilhinha vindas da Alemanha Oriental, de Breslau (hoje Polônia), trazidas pelo Padre Linnartz, cinco Irmãs da Congregação das Pobres Irmãs Escolares de Nossa Senhora, sendo elas as Irmãs Maria Adolfina Meissner, Maria Maximilia Kaboth, Maria Taís Cyranka, Maria Emelina Mahlich e Maria Ínnigo Likierski.

Em Novembro de 1.936, segundo grupo de Irmãs Escolares vindas da Alemanha chegavam a Forquilhinha: Maria Theóphora Krzonkalla, Maria Honesta Janeck, Maria Apollônia Langer, Maria Beredina Wloka e Maria Achillea Bogusch.

Em Maio de 1.937, a Ordem recebeu reforço de Irmãs vindas também da Alemanha, sendo elas as Irmãs Norberta Ogniewski, Hilda Skrzypczyk e Diethilde Mosler. A Irmã Norberta desenvolveu e coordenou inúmeros projetos sociais em Forquilhinha e demais comunidades circunvizinhas. Em 22 de Julho de 1972, com absoluto mérito, recebeu o título de “Cidadã Criciumense”.

Em 21 de Março de 1.938 chegou o quarto grupo de Irmãs Escolares: Maria Thoma Maykowski, Gonsalva Riedel, Genovefa Sindermann, Maria Raphaela John, Maria Frumentia Wiesner, Maria Dietberga Kubina e Maria Leokrítia Biada.

IRMÃS ESCOLARES NA GESTÃO DO HOSPITAL SÃO JOSÉ.

Já nos primeiros anos de atividades educacionais e sociais da Congregação das Pobres Irmãs Escolares de Nossa Senhora em Forquilhinha, a Entidade foi convocada para dirigir o Hospital São José, em Cresciúma.

Autorizada pela Provincial de Breslau e da Madre Geral de München/Munique, através de Lei Municipal, Cresciúma em 08 de Novembro de 1.936, período do nomeado Prefeito Municipal Elias Angeloni, fez doação do Hospital São José à Ordem das Irmãs.

Hoje, após mais de 85 anos do início da gestão, o Hospital São José é um dos principais e mais importantes empreendimentos hospitalares filantrópicos em atividade no Estado de Santa Catarina.

Foto – Construção do Educandário/União Escolar de Forquilhinha.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024

  Ganoderma: Aprenda como usá-lo e também seus benefícios.

commentJornalismo access_time27/03/2024 11:59

O assunto foi tratado pela farmacêutica Alexsandra Tonetto da Nativelle Pharma junto a jornalista Rúbia Ramos no programa Tudo a Ver, do dia 18/03/2024

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Faculdade Esucri: há 23 anos formando profissionais no Sul Catarinense

commentJornalismo access_time18/03/2024 14:58

Neste mês de março, a instituição de ensino completa 23 anos de história.

Cermoful tem Chapa única para o Conselho Fiscal

commentJornalismo access_time17/03/2024 11:03

A AGO será realizada no dia 22 de março, com primeira chamada marcada para às 17h30min, 18h30min a segunda chamada e a última, às 19h30min, na sede da cooperativa, em Morro da Fumaça.