Chega de punição simbólica no racismo do futebol
Câmara cria lista nacional que responsabiliza clubes por omissão
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que cria o Cadastro Nacional de Entidades Esportivas condenadas por racismo, medida que agora segue para análise do Senado. A proposta estabelece sanções diretas a clubes envolvidos em episódios discriminatórios.
Pela nova regra, equipes incluídas na chamada “lista suja” ficarão impedidas de firmar contratos com o poder público e de receber patrocínios, subvenções ou incentivos fiscais durante o período de inscrição.
O tempo de permanência no cadastro será de dois anos, com possibilidade de exclusão antecipada caso o clube comprove ações efetivas de combate ao racismo e de conscientização de torcedores.
De autoria do deputado Bandeira de Mello (PSB), o projeto surge após sucessivos episódios de discriminação no futebol, especialmente contra o jogador Vinícius Júnior, ampliando a pressão por respostas institucionais.
A inclusão no cadastro dependerá de decisão condenatória na esfera judicial, administrativa ou da Justiça Desportiva, consolidando um novo mecanismo de responsabilização no esporte.
Mais do que punição simbólica, a medida busca transformar a cultura do futebol brasileiro, associando transparência, prevenção e consequência real aos atos de racismo.
Mais notícias de Jornalismo
Chafariz interativo é instalado no Parque dos Imigrantes
Atração será inaugurada nesta quarta-feira (10), a partir das 18h
Comércio de Criciúma se prepara para Dia dos Namorados
CDL promove ação temática para a data
Inscrições para Olimpíadas Colonias estão abertas em Nova Veneza
Atração faz parte da programação da Festa da Gastronomia
Cocal do Sul realiza encontro de Grupo de Gestantes
A ação oferece informação, acolhimento e orientação
Implementação de Secretaria da Mulher será debatida em audiência pública
Iniciativa é da vereadora de Criciúma Anequésselen Fortunato













