Dia Nacional do Idoso é marcado por programação especial na Cidade do Idoso em Içara
Além da saúde, o envelhecimento exige adaptações para garantir segurança e autonomia no dia a dia
Celebrado em 1º de outubro, o Dia Nacional do Idoso vai além de uma data comemorativa e busca conscientizar a população sobre as necessidades e os direitos das pessoas na terceira idade. Em alusão a isso, em Içara, a Cidade do Idoso Dona Cota preparou uma programação especial ao longo da semana, com atividades, oficinas e momentos de integração oferecidos gratuitamente.
O cuidado com a terceira idade faz parte do trabalho desenvolvido diariamente no espaço, que busca promover saúde, bem-estar e socialização. Durante a programação especial, os professores prepararam atividades diferenciadas, acompanhadas de momentos de confraternização e lanches. “São diversas atividades, com muita alegria e momentos especiais para eles. Cada professor está preparando uma atividade diferenciada com os alunos. É também um momento de conscientização sobre direitos, respeito e os cuidados necessários com a saúde do idoso”, destaca a coordenadora da Cidade do Idoso, Paula Nunes.
Atualmente, 1.353 idosos estão inscritos na Cidade do Idoso. As inscrições para participar das atividades podem ser feitas presencialmente, no espaço, ou por meio do aplicativo Rever.
Oficinas disponíveis
Entre as atividades oferecidas estão canastra, bocha, sinuca, dominó, xadrez, futebol suíço, cultivo de ervas, temperos e chás, paisagismo de suculentas, dança de salão, mídias sociais e segurança digital, canto, pilates, musculação, natação, hidroginástica, artesanato, combate ao tabagismo, dança individual (ritmos), integralidade e espiritualidade, bingo, caminhada orientada e academia ao ar livre.
“A população está envelhecendo, e as políticas públicas precisam acompanhar essa mudança, promovendo um envelhecimento digno e saudável. As atividades físicas, oficinas e ações de lazer contribuem para o bem-estar e a socialização dos idosos, que também estão mais atentos à prevenção, realizando exames de rotina e buscando orientações para manter uma vida saudável”, destaca a médica Marta Almansa Sortica.
Além da saúde, o envelhecimento exige adaptações para garantir segurança e autonomia no dia a dia, como a instalação de barras de apoio e cuidados com tapetes e banheiros. A terceira idade também pode ser encarada como uma nova fase da vida, com oportunidades para realizar sonhos, desenvolver hobbies, viajar e dedicar mais tempo a atividades que proporcionem prazer e qualidade de vida.
Mais notícias de Jornalismo
TUDO A VER: Curso de Guarda-vidas, eventos, mobilidade urbana e comércio foram os assuntos desta sexta-feira
Natália Chaves recebeu o Capitão Felipe Daniel, Jaqueline Backes, Daniel Machado, Edilene Cavalcanti e Mariana Panatto
Ápice leva a marca de Criciúma a vitórias nacionais
Felipe e Lucas Borges destacam estratégia e resultados eleitorais em Mato Grosso do Sul.
TUDO A VER: Shows, solidariedade e flores foram os assuntos desta quarta-feira
Natália Chaves recebeu Fellipe Ugioni, Arthur Bernhardt, Gisele Bolan, Arlete do Nascimento e Neide Medeiros
SINE de Içara realiza seleção para nova loja que será inaugurada em novembro
Os interessados devem comparecer ao local para realizar o cadastro e, na sequência, participar da entrevista com representantes da empresa
Novo vinho elaborado com uva Goethe Primo será lançado no Sul de Santa Catarina
Pela primeira vez, a Vigna Mazon, de Urussanga, vinifica separadamente o clone que surgiu de uma mutação natural da uva Goethe Clássica














