Notícias em destaque

Prefeitura de Criciúma alerta para casos gripais

commentJornalismo access_time21/04/2026 13:13

Medidas ajudam a prevenir a disseminação dos vírus

Campeões do Catarinense Sub-21 são promovidos ao elenco profissional do Caravaggio

commentEsporte access_time13/04/2026 17:30

Crias da Montanha se preparam agora para a Série B do Catarinense

Tigre intensifica preparação e mira vaga na Copa do Brasil 2027

commentCriciúma EC access_time18/02/2026 10:50

Equipe de Eduardo Baptista realiza treino técnico e tático no CT e trata Taça Acesc como prioridade após ausência inédita no torneio nacional

Coluna de Quinta-feira

access_time05/10/2017 - 00:28

Decisão da Santa Bárbara
A Associação de Moradores do Bairro Santa Bárbara, uma das mais organizadas da cidade, senão a mais organizada, lançou pauta de reunião de quarta-feira da semana que vem para decidir sobre a proposta de instalação de uma escola particular, ou não,. Para que isso ocorra a prefeitura precisa vender quatro dos sete hectares da praça do bairro. A área hoje é grande e mal aproveitada. O governo quer vender parte do terreno e investir o dinheiro em melhorias no bairro, como uma praça bem estruturada.

Donos da decisão
A Associação de Moradores do Bairro Santa Bárbara, uma das mais organizadas da cidade, senão a mais organizada, lançou pauta de reunião de quarta-feira da semana que vem para decidir sobre a proposta de instalação de uma escola particular, ou não,. Para que isso ocorra a prefeitura precisa vender quatro dos sete hectares da praça do bairro. A área hoje é grande e mal aproveitada. O governo quer vender parte do terreno e investir o dinheiro em melhorias no bairro, como uma praça bem estruturada.

Início de tudo
A rede adventista de escolas procurou a prefeitura de Criciúma com pedido para se instalar entre o Pinheirinho e o centro. Os técnicos da prefeitura encontraram o terreno da praça localizada ao lado da Igreja Católica Santa Bárbara como opção. A instituição fala em instalar uma escola com capacidade para mais de mil alunos no ensino fundamental é médio.

Terrenos à venda
Recentemente, numa conversa reservada com jornalistas o prefeito Clésio Salvaro falou de um projeto para venda de áreas do município com a política de reversão integral do dinheiro para as comunidades onde os terrenos se encontram. Existe um levantamento apontando que há pelo menos uma centena de terrenos nesta condição de negociação.

É tri
A diretoria destituída do Sindicato dos Motoristas de Criciúma segue tentando na Justiça do Trabalho reverter a vitória da chapa liderada pelo atual presidente Clésio Fernandes, o Buba. Ontem pela terceira vez o Tribunal Regional do Trabalho confirmou a legitimidade da eleição e posse de Buba. É a terceira vez, em menos de três meses, que o ex-presidente Celeir Candido, o Gargamel, sofre derrota na tentativa de retornar ao Sindicato.

Sindicato hoje
Tanto quanto os aspectos analisados em julgamentos da Justiça, fator que contribui para outro cenário do Sindicato dos Motoristas de Criciúma é que em poucos meses a atual diretoria obteve uma série de avanços à categoria. Hoje o apelo dos sócios já se transformou em forte aliado da atual diretoria, desconstruindo qualquer argumento da oposição.

Primeiros atos
Nesta semana ocorreu em Florianópolis o Fórum de Reitores, com a reunião dos representantes de instituições de ensino superior de todo o Brasil. A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, estreou neste tipo de encontro. Reitora que prepara para os próximos dias o balanço dos cem dias de gestão.

Universidade
O 6° Fórum de Reitores do CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras), realizado nesta semana ficou parcialmente prejudicado pelo ambiente tenso e triste gerado pela morte do reitor da UFSC, logo na primeira manhã de trabalho. O assunto tomou conta dos bastidores do evento. O evento teve como tema: “Ética e a Universidade”.

Ficha Limpa retroage sim
A decisão do Supremo Tribunal Federal, ontem, é de que a Lei da Ficha Limpa pode ser aplicada para casos anteriores a 2010, quando da criação da lei. Ao sentimento leigo uma decisão surpreendente, pois os guardiões da constituição criam a figura da retroatividade, que na prática do entendimento comum é a validade da mudança de regra quando o jogo já está em andamento. O caso tem grande relevância para Criciúma, embora nenhum efeito. Isso porque o prefeito Clésio Salvaro obteve vitória jurídica com decisão inversa, ou seja, fosse o julgamento dele agora, depois do julgamento de ontem, ele não seria liberado para disputar a última eleição.

ADVOGADOS Fato curioso neste episódio do prefeito Clésio Salvaro é que os seus advogados acompanharam o julgamento com o percepção de “ganhar ou ganhar”. Tivesse sido o resultado outro, teriam tido sua tese reconhecida pelo no STF. Com a decisão de ontem comemoram, pois foram os únicos a assegurar ao seu cliente o direito de disputar a eleição no que agora virou uma exceção à regra.

JURÍDICO O escritório de advocacia que elaborou a pela original de defesa do prefeito Clésio Salvaro é hoje um dos mais respeitados no Estado, também pela atuação neste caso. São os advogados Alexandre Barcelos João e Ricardo Bun.

CAMINHO Fato curioso é que hoje o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, é constantemente procurado por outro colegas políticos para orientá-los em relação aos processos na área eleitoral. No recente caso do prefeito de Araranguá, Mariano Mazzucco, ele foi visto em reuniões frequentes. Clésio ficou conhecido por sua tenacidade na busca da vitória jurídica.

LIVROS É obrigação de quem realiza um evento como a Feira do Livro melhorar a capacidade do evento de um ano para outro. Criciúma está levando isso ao pé da letra. A edição deste ano começou ontem deixando a certeza de que o evento será melhor do que o do ano passado que foi melhor que o do ano anterior.

RODOVIAS O governo decretou que os municípios podem assumir o gerenciamento de rodovias estaduais. Aparentemente muito mais desvantagens. Imaginem, agora as prefeituras não podem negar que se quiserem podem resolver problemas como a SC-445 em Içara ou a rodovia Jorge Lacerda em Criciúma.

PRESO O presidente da ONG Multiplicando Talentos, Eduardo Milioli, preso acusado de um desfalque milionário, tem passado por atendimento psicológico permanente. Pelo menos uma vez por semana ele deixa o presídio para ser atendido.

FORÇA DA MENTE Eduardo Milioli constituiu um projeto pessoal denominado “Mentes Poderosas”, que se constituía num programa de treinamentos. A instituição era forma de “esquentar” o dinheiro público desviado da organização não governamental.

FRASE DO DIA
“A Casan só não fez mais investimentos em Morro da Fumaça porque este é o único município da nossa região que não tem as leis necessárias.”
Vilmar Bonetti, Superintendente Serra/Sul da Casan, comentando o conflito da empresa com a prefeitura de Morro da Fumaça.


Moisés apadrinha pacote de obras de Criciúma com investimento de R$ 400 milhões

 personJoão Paulo Messer
access_time26/08/2021 - 17:59

O governador Carlos Moisés é uma espécie de convidado de honra ou padrinho de um pacote de obras e campanha de divulgação do governo municipal de Criciúma. O ato será realizado à noite no Teatro Municipal Elias Angeloni, reservado a convidados. O mote da campanha é: “O Brasil que dá certo começa aqui”.
LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/politica-sc/cidade-do-sul-adota-campanha-o-brasil-que-da-certo-comeca-aqui/

Prefeito acaba com os últimos vestígios de famosa zona do meretrício

 personJoão Paulo Messer
access_time15/08/2021 - 16:49

As últimas construções abandonadas, que lembravam uma das mais famosas áreas de prostituição do sul do Estado, foram derrubadas na manhã deste domingo.

VEJA MAIS:
https://ndmais.com.br/cidadania/prefeito-acaba-com-os-ultimos-vestigios-de-famosa-zona-do-meretricio/

Menino escolhe coletores do lixo como motivo para festa de aniversário

 personJoão Paulo Messer
access_time10/08/2021 - 20:59

O garoto Miguel, da cidade de Forquilhinha no Sul do Estado, surpreendeu os coletores de lixo da cidade ao homenageá-los na sua festa de quatro anos de idade.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/cidadania/menino-escolhe-coletores-do-lixo-como-motivo-para-festa-de-aniversario/

Trecho Sul da BR-101 terá um radar a cada 10 km

 personJoão Paulo Messer
access_time07/08/2021 - 07:09

Depois de ganhar quatro praças de pedágio, agora o trecho sul da BR-101 deve ganhar 42 radares para controle da velocidade. Tudo isso faz parte do pacote de concessão da via. Por enquanto estes equipamentos estão em fase de instalação da base. A previsão é de que estejam funcionando e autuando até o final deste ano.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

Suspeita de Covid-19, agora, primeiro consulta pelo WhatsApp

 personJoão Paulo Messer
access_time01/08/2021 - 19:59

A partir desta segunda-feira (2) a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma passa a “desobstruir” as unidades básicas de saúde para atender pacientes com outras doenças. Para isso lança um modelo de atendimento digital para pacientes com problemas respiratórios. Antes as pessoas procuravam as unidades ante qualquer sintoma, com temor que fosse Covid-19. Isso não só afastava outras pessoas como gerava orientação de que as unidades só fossem procuradas em casos mais graves.
O secretário municipal Acélio Casagrande admite que estava ocorrendo uma dedicação quase exclusiva à Covid-19 gerando enorme fila de espera de outros casos.

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

PSDB da região carbonífera prepara ato para definir candidato

 personJoão Paulo Messer
access_time28/07/2021 - 17:00

O PSDB da região carbonífera não vive apenas a especulação e a pressão sobre o prefeito Clésio Salvaro, de Criciúma, para que dispute a eleição majoritária do ano que vem. A briga pela anunciada vaga única de candidato a deputado estadual, segue. São cinco nomes no páreo, entre eles dois ex-deputados, um ex-Secretário de Estado da Saúde e dois vereadores.
LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

Tony Marcos desejava ser padre antes de ir para o rádio

 personJoão Paulo Messer
access_time24/07/2021 - 11:09

Antes de entrar para o rádio o radilista Tony Marcos, que morreu nesta sexta-fiera à noite vítima de Covid-19, estudou para ser padre.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

Vereador sugere que município crie programa de controle ou planejamento de natalidade

 personJoão Paulo Messer
access_time20/07/2021 - 08:23

Um requerimento apresentado na Câmara de Vereadores de Criciúma volta a tocar na polêmica discussão sobre os métodos, legislação ou programas de controle ou planejamento familiar. Nesta segunda-feira o vereador Paulo Ferrarezi (MDB), apresentou requerimento para que o governo municipal crie o mais breve possível, alternativa para controlar o que ele considera problema social agravado nos tempos atuais em comunidades de vulnerabilidade social.

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/cidadania/vereador-sugere-que-municipio-crie-programa-de-controle-ou-planejamento-de-natalidade/

Confirmada para novembro realização da Feira Agroponte

 personJoão Paulo Messer
access_time18/07/2021 - 18:59

Tão logo o governador Carlos Moises anunciou, semana passada, flexibilizações nas regras de enfrentamento à pandemia, setores dos grandes eventos se lançaram a programar o futuro. Em Criciúma organizadores de uma das maiores feiras do Estado, realizaram reunião para confirmar a data de 3 a 7 de novembro para a realização da edição deste ano da Feira Agroponte.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/economia-sc/sul-confirma-para-novembro-realizacao-de-feira-do-agronegocio/

Criciúma se antecipa ao novo decreto e planeja desfile cívico no dia 7 de setembro

 personJoão Paulo Messer
access_time14/07/2021 - 15:00

Criciúma se antecipa ao novo decreto e planeja desfile cívico no dia 7 de setembro
Decisão acontece após o anúncio do governador Carlos Moises sobre novas flexibilizações nas regras de combate à Covid-19

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/cidadania/cidade-do-sul-se-antecipa-a-novo-decreto-e-planeja-desfile-civico-no-dia-7-de-setembro/

Trabalhador obrigado a registrar ponto só após troca de roupa receberá indenização

 personJoão Paulo Messer
access_time26/06/2021 - 22:22

O Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação no Sul do Estado fará entre quinta-feira (1º) e domingo (4), próximas, as assembleias com os 5.385 trabalhadores que serão indenizados por terem sido obrigados a trocar de roupa antes de bater o ponto.

Esta ação se refere a um frigorifico localizado em Forquilhinha. São beneficiados com esta ação coletiva do sindicato todos os trabalhadores que atuaram na empresa entre o dia 10 de agosto de 2001 e 10 de agosto de 2006. O caso transitou em julgado e a empresa já depositou o dinheiro em juízo.
Ocorre que o relógio ponto estava localizado antes dos funcionários acessarem o alojamento para a troca de roupa, quando este procedimento é considerado parte da carga horária, segundo a legislação pactuada entre a empresa e os trabalhadores.

As assembleias em que o sindicato comunica aos trabalhadores o resultado da ação são a última etapa exigida pela Justiça para então liberar os créditos. Para atender as exigências impostas pela legislação de combate a pandemia as reuniões serão realizadas com no máximo 100 trabalhadores e com intervalo de no mínimo 40 minutos, o que obrigado estender os encontros por quatro dias.

Atualmente o frigorífico em questão tem cerca de 2,3 mil trabalhadores e o montante só chegou a mais de 5 mil pois contempla todos os que passaram pela empresa no período em que era cometida a irregularidade. Tão logo a ação foi ajuizada a empresa tratou de normalizar a situação cessando a irregularidade.