Notícias em destaque

  Câmara nega 13º salário de vereadores

commentJornalismo access_time17/10/2017 17:05

Jurídico da Câmara de vereadores de Içara alega ilegalidade na lei que propõe o benefício

Internacional vai a Minas Gerais para continuar na ponta

commentEsporte access_time17/10/2017 14:00

Terça com rodada cheia pelo campeonato da série B

  Tigre indefinido para pegar o Vila Nova

commentCriciúma EC access_time16/10/2017 17:50

Técnico Beto Campos terá cinco desfalques, mas nem todos os substitutos foram confirmados

Marcus Matildes

Natural de Criciúma e formado em Jornalismo pela Faculdade Satc desde 2014, comecei a trabalhar em rádio ainda em 2010, como operador de áudio. Entre 2013 e 2015, atuei como repórter em jornal impresso e desde o final de 2015, faço parte da equipe da Rádio Eldorado, atuando na área de produção e reportagem. Nesse espaço, vou abordar a área de tecnologia, tema que destaco todos os dias no Programa Balanço Geral, ás 17h.

Últimas postagens de Marcus Matildes

Currículo no Facebook e imposto para Netflix e Spotify no Rio

access_time16/10/2017 15:17 personMarcus Matildes

O Facebook já testa uma nova ferramenta: informações mais apuradas de currículo. Semelhante ao LinkedIn, a rede social terá informações mais completas de formação profissional, educacional e emprego.

Também é assunto da coluna a cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço) para o Netflix e Spotify no Rio de Janeiro.

Coréia do Norte avança na "ciberguerra"

access_time13/10/2017 14:53 personMarcus Matildes

Atualmente se fala na possível Terceira Guerra Mundial, envolvendo, claro, Estados Unidos e Coréia do Norte. Porém, a guerra não é somente por meio de armas de fogo e nucleares. Registros levam a crer que hackers norte-coreanos invadem máquinas da Coréia do Sul e Estados Unidos, roubam planos confidenciais e avançam na chamada "ciberguerra".

Facebook instável e Zuckerberg pior ainda...

access_time11/10/2017 15:23 personMarcus Matildes

Por volta das 13h de hoje, o Facebook teve registros de instabilidade no mundo inteiro. Apesar das reclamações, o pior dessa semana em relação à rede social naõ foi nem isso...
Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook, meteu os pés pelas mãos nessa segunda-feira enquanto testava a nova ferramenta da empresa para realidade virtual, o Spaces, que leva o usuário à diversas partes do mundo. O primeiro tour escolhido: Porto Rico, que segue devastado após a passagem do Furacão Maria.

Russos influenciaram eleição americana

access_time10/10/2017 16:01 personMarcus Matildes

No ano passado, em plenas eleições americanas, surgiu uma notícia de quê a Rússia estava atuando em benefício do candidato e atual presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Os russos estariam compartilhando informações falsas sobre Hillary Clinton, a principal adversária do republicano.
E agora, conforme informações divulgadas pela Google, Facebook, Twitter e até a Microsoft (que ainda não confirmou, mas tem suspeitas), surgem provas de que isso tudo é verdade.

Emenda acusada de censura

access_time09/10/2017 13:13 personMarcus Matildes

Na última semana, uma emenda incluída de última hora na votação da reforma eleitoral da Câmara dos Deputados, em Brasília, causou alarde na internet. De autoria do deputado Áureo Lídio, do Solidariedade do Rio de Janeiro, ela obriga a exclusão de postagens contra políticos e partidos, e ainda exige a identificação de quem publicou o conteúdo.

A emenda foi classificada como censura, tanto por internautas como por entidades da comunicação. Porém, despois de todo o alarde, o presidente Michel Temer confirmou que o texto será vetado, à pedido do próprio deputado autor da emenda.

Entenda esse assunto no nosso boletim de hoje sobre a área da tecnologia.

WhatsApp para empresas deve ter ferramentas pagas

access_time06/10/2017 15:19 personMarcus Matildes

Mesmo depois de adquirido pelo Facebook por 19 bilhões de dólares em 2014, o WhatsApp ainda não gera nenhuma renda. Até agora. Com a inclusão de ferramentas para empresas, o aplicativo deve criar perfis verificados e ferramentas com programas automáticos para enviar mensagens para os clientes, como “horários de voo, confirmações de entrega, novas ofertas de produtos”, por exemplo.

Orelhões com ligação gratuita

access_time04/10/2017 14:51 personMarcus Matildes

Mais uma vez, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) obrigou a Oi a disponibilizar chamadas gratuitas para telefones fixos nos orelhões em 15 estados do país, incluindo Santa Catarina./ Em cidades onde há disponibilidade de outras operadoras de telefonia, o mínimo de orelhões em funcionamento deve ser de 90% e em zonas somente atendidas por orelhões, onde não há atendimento de outras operadoras, 95% dos aparelhos devem funcionar.
O Brasil já teve mais de um milhão de orelhões espalhados por todos os estados. Hoje são menos de 800 mil. Destes, vários já não estão mais funcionando.

Tecnologia a favor da educação em Criciúma

access_time03/10/2017 15:02 personMarcus Matildes

A Administração Municipal de Criciúma, através da Secretaria de Educação e da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), implantará um software de gestão de dados nas unidades educacionais. Por meio de processo licitatório, a empresa Portabilis Tecnologia, de Içara, produz o i-Educar, sistema que contará com armazenagem de dados e dois portais distintos para acesso às informações: para os professores e também para os pais e alunos.

Polêmica e lucro

access_time02/10/2017 15:19 personMarcus Matildes

Os grandes lançamentos da Apple do último dia 22 (iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X) estão gerando polêmica e lucro. Porém, para tristeza da empresa, a polêmica fica com eles, e o lucro... com a Sansung.
Isso porque foram registrados dois casos de tela descolada nos aparelhos Plus. A Apple está ciente e até se pronunciou. Enquanto isso, o X está gerando lucro para a Sansung, pois subsidiárias da empresa é que produzem componentes essenciais para o aparelho, como a tela OLED, por exemplo.

Twitter com o dobro de caracteres e WhatsApp bloqueado na China

access_time28/09/2017 15:49 personMarcus Matildes

Duas informações da área de tecnologia nesta quinta-feira.


O Twitter testa uma mudança que promete causar polêmica. Após 11 anos de existência, a rede social deve dobrar o limite de caracteres para as postagens: os 140 devem virar 280.


A outra informação é sobre o WhatsApp: apesar de ser um dos aplicativos mais utilizados em todo o mundo, lá na China não está fácil para o Mark Zuckerberg. O governo chinês bloqueou o mensageiro, a segunda vez só neste ano.

31% dos brasileiros já sofreram ataques nos smartphones

access_time25/09/2017 16:28 personMarcus Matildes

Com o aumento do uso de smartphones para acesso à internet – seja para utilizar as redes sociais, ver seus dados bancários ou trabalhar – esses aparelhos são, cada vez mais, alvos de ataques maliciosos. Segundo a Kaspersky Lab, empresa de softwares de segurança, o Brasil é o país que mais sofre com ameaças direcionadas a dispositivos móveis em toda a América Latina. 31% dos brasileiros sofreram algum tipo de ataque em seu dispositivo móvel, como phishing, malware ou ataque a privacidade do usuário – seguido por 29% dos usuários do México e por 7% da Colômbia.

Mais uma de Dória com a internet

access_time22/09/2017 16:47 personMarcus Matildes

O prefeito da cidade de São Paulo, João Dória Jr., gravou um vídeo em página do YouTube alertando “que não adianta fazer campanha nas redes sociais” pra que não haja a cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço) aos serviços de streaming (como Netflix e Spotify, por exemplo). As reivindicações começaram depois que o prefeito enviou para a Câmara de Vereadores uma proposta de regulamentação do imposto para os serviços de streaming.

Facebook testa novo botão de integração com WhatsApp

access_time21/09/2017 16:56 personMarcus Matildes

Já está em fase de testes um botão de atalho para o WhatsApp dentro do aplicativo do Facebook para celulares Android. A ideia é facilitar o acesso ao usuário, evitando ter que alternar entre os dois aplicativos.

Novo portal, novas interações

access_time18/09/2017 18:24 personMarcus Matildes

Está no ar o novo portal da Rádio Eldorado. Por meio dele você acompanha todas as notícias da rádio, todas as informações transmitidas e também, agora, uma nova forma de interagir com nossos ouvintes e internautas.
Isso porque também estão no ar as nossas novas redes sociais. No canto direito do nosso site, você pode conferir os links flutuantes da nossa nova página do Facebook (www.fb.com/RadioEldoradoCriciuma), Instagram (www.instagram.com/radioeldoradocriciuma) e do nosso Twitter (www.twitter.com/radioeldorado).
É a Rádio Eldorado, com 71 anos de tradição, com novos meios de interação e transmissão de informações.