Notícias em destaque

  Paço será entregue incompleto

commentJornalismo access_time14/12/2017 17:10

Nem todos os serviços estarão disponíveis na nova Prefeitura de Criciúma que inaugura em 6 de janeiro

Curitibanos sediará Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 2018

commentEsporte access_time14/12/2017 15:44

Atletas como o tenista Gustavo Kuerten e Fernando Sherer começaram suas histórias nos joguinhos

  Lucão negocia renovação com Criciúma

commentCriciúma EC access_time14/12/2017 10:54

Contado já como fora do time, atacante demonstra interesse em se manter no Tigre

Anos 2000

Tecnologia e tradição lado a lado

Os ventos da modernidade trouxeram novos tempos à Rádio Eldorado nos anos 2000. A aquisição da emissora pelo grupo do empresário Henrique Salvaro, em 2003, permitiu um pesado investimento em equipamentos e pessoal, qualificando a emissora e a dotando de condições de comemorar em alto estilo, em 2006, os seus 60 anos. Foi a década que consolidou o modelo talk and news, com o jornalismo e o esporte dominando, como vinha acontecendo desde 1992, a grade da emissora. Ao assumir a presidência da Rádio Eldorado, Henrique Salvaro ratificou o compromisso com a informação, prestação de serviço e os interesses da comunidade de Criciúma e região.

Um dos primeiros atos da nova gestão foi transferir a Rádio Eldorado das instalações ocupadas desde 1993, no Centro da cidade, para um prédio moderno e concebido para as operações de rádio do Grupo HS, em 2003. A nova Rádio Eldorado passava a funcionar também na Avenida Centenário, mas no bairro Próspera, muito próximo de onde estiveram instalados, nos anos 60, os transmissores na época novos construídos nos primeiros anos da gestão Diomício Freitas, que era minerador assim como Henrique Salvaro. Antes de investir na Rádio Eldorado, Salvaro já havia incorporado ao seu grupo empresarial, que tem como peça chave a Carbonífera Belluno, sediada em Siderópolis, a Rádio Hulha Negra, que entrou no ano no início dos anos 90 como a segunda emissora AM de Criciúma e também fundada por Diomício Freitas, tendo sido parte do Grupo Freitas por alguns anos. Com as rádios Hulha Negra e Eldorado instaladas no mesmo prédio, Henrique Salvaro manteve por uma década as duas principais referências em comunicação no Sul do Estado e líderes em seus segmentos, popular e jornalismo, respectivamente. A Rádio Hulha Negra AM deixou de fazer parte do Grupo Salvaro no ano de 2012, quando foi transferida ao comando do empresário Anselmo Freitas, do Grupo A Tribuna.

O início da Rádio Eldorado na nova sede na Próspera, em 2003, foi cercado de algumas dificuldades. Tratava-se de um prédio em obras mas os funcionários, aguerridos e imbuídos de manter o espírito Eldorado de fazer rádio, enfrentaram os problemas e acabaram brindados por uma estrutura que, até hoje, é das mais modernas na radiofonia catarinense. A sexta sede da história da Eldorado é provida de um prédio de dois andares, espaçoso, com quatro estúdios, salas de reuniões, redações e amplos espaços para os setores administrativos, além de um estacionamento e um grande pátio onde, além de operar o serviço de transportes rodoviários do grupo, é possível a realização de grandes eventos como alguns já organizados pelo Grupo Salvaro e por particulares que locam o espaço.

O Grupo Salvaro consolidou o estilo de programação hoje vigente. Entre os locutores mais antigos da atual Rádio Eldorado estão o coordenador de Jornalismo João Paulo Messer, que começou na emissora ainda sob a gestão anterior, no final dos anos 90, a exemplo do narrador esportivo e repórter policial Jotha Del Fabro, outro remanescente. Os técnicos de som Ideraldo Nichelle e Vilson Paulo Maurício, os narradores esportivos Dante Bragatto Neto e Mário Lima, o comentarista Gilberto Custódio, os repórteres Márcio Cardoso Zildomar Schlemper e o apresentador Samiro Meurer são outros locutores que militam na Rádio Eldorado desde os tempos das gestões passadas, alguns inclusive tendo atuado no período do Grupo Freitas. Ao mesmo tempo, permanentes investimentos em equipamentos digitalizaram as transmissões externas, permitindo alta qualidade de som nas coberturas com a presença do microfone Eldorado.

Além de operar com a Rádio Eldorado, o Grupo Salvaro mantem a Rádio Difusora de Laguna e ganhou uma nova afiliada em 2012, quando entrou no ar a Rádio Eldorado Mais FM, emissora que opera em 89,5 e permite a retransmissão de diversos horários da grade da Eldorado AM com qualidade digital. Trata-se de um novo pioneirismo da Eldorado, que sai na frente, acompanhando as tendências das grandes emissoras dos principais centros do país, que operam em AM e FM simultaneamente. É um processo que visa o futuro do rádio e para o qual a Rádio Eldorado já está tecnicamente preparada. Hoje, a Eldorado é captada no tradicional radinho AM, nos aparelhos onde só o FM funciona, como os celulares, e para todo o Mundo via internet, no www.radioeldorado.net.

Assim continua a história da Rádio Eldorado, rumo aos 70 anos que planeja comemorar em grande estilo em 2016, quando já estarão consolidadas as novas plataformas de web e FM da mais antiga emissora da região carbonífera. A velha tradição e a nova tecnologia juntas no mesmo prefixo.

folder_openPáginas relacionadas