Notícias em destaque

  Câmara nega 13º salário de vereadores

commentJornalismo access_time17/10/2017 17:05

Jurídico da Câmara de vereadores de Içara alega ilegalidade na lei que propõe o benefício

Internacional vai a Minas Gerais para continuar na ponta

commentEsporte access_time17/10/2017 14:00

Terça com rodada cheia pelo campeonato da série B

  Tigre indefinido para pegar o Vila Nova

commentCriciúma EC access_time16/10/2017 17:50

Técnico Beto Campos terá cinco desfalques, mas nem todos os substitutos foram confirmados

Anos 80

Eldorado rumo ao jornalismo pleno

A década de 80 marcou a preparação da Rádio Eldorado para outro grande salto: a formatação da primeira grade 100% jornalística do rádio catarinense, o que viria a acontecer efetivamente no início dos anos 90. Enquanto isso, a Eldorado persistiu em seu estilo, cada vez mais informativo e com menos entretenimento, pois a esta altura começava em Santa Catarina a operação do rádio em FM, onde está outro pioneirismo.

Coube ao Grupo Freitas colocar no ar a primeira FM de Criciúma, em meados dos anos 80, quando a freqüência 97,7 destinou-se à Rádio Eldorado FM. Novamente o uso da velha marca empregada em 1946 para batizar a pioneira do AM, passava a pautar um novo início, desta vez da freqüência modulada nos lares criciumenses. A Eldorado FM teve seu pontapé inicial com musical adulto, vindo depois a enfrentar diversas alterações em seu perfil. À época o radiojornalismo em FM ainda era incipiente e experimental, enquanto que no AM ganhava a cada ano mais espaço.

A consolidação do projeto de televisão continuava a ser o grande foco do Grupo Freitas, embora as emissoras de rádio prosseguissem nos seus melhoramentos técnicos. A Rádio Eldorado já operava, desde 1979, na quarta sede da sua história: nascida no velho Edifício Filhinho, nos altos do Café São Paulo, onde atuou a partir de 1946 até 1951, quando mudou-se para o Edifício Dom Joaquim, altos do Café Rio e a terceira mudança para o Edifício Diomício Freitas, na rua Rui Barbosa, em 1960. Na nova casa, espaço não faltava, e a conexão com a emissora de TV ofereceu à rádio muitos frutos positivos, pois as informações chegavam mais rápido e havia uma integração entre os profissionais de um e outro veículo. Muitos, inclusive, serviam simultaneamente à rádio Eldorado e à TV Eldorado, tanto da área técnica quanto dos microfones. A TV Eldorado, nascida em Criciúma em 1979, chegou a Florianópolis em 1982, com a TV Cultura, e em Itajaí em 1986, com a TV Vale do Itajaí. O oeste só veio a ser alcançado em 1992, com a TV Xanxerê. A propagação do sinal pelo Estado fez ampliar a nomenclatura e tornar efetivamente estadual o nome da velha rádio nascida em Criciúma, pois o sistema de TV passava a se chamar Rede de Comunicações Eldorado – RCE –, colocando diariamente nos lares de centenas de milhares de catarinenses a estrela alaranjada que simbolizava a emissora. A Rádio Eldorado adotou a mesma logomarca por muito tempo, até a divisão das operações das emissoras em 1993, com a rádio dissociando suas atividades da televisão.

Os anos 80 foram marcados também pela ampliação da tecnologia nas transmissões externas, com a Rádio Eldorado viajando o País para transmitir as partidas do Criciúma Esporte Clube, nascido no final dos anos 70 e contando, desde o seu início, com o apoio do microfone Eldorado. O Criciúma marcava a união do futebol local, renascido depois dos desaparecimentos de Metropol e Comerciário, este último voltando deficiente em 1976 de tal forma que a nova nomenclatura e filosofia correspondiam ao caminho escolhido. Não era mais necessário erguer postes de eucalipto e enviar transmissões sem retorno para os estúdios, pois as linhas telefônicas de longa distância já permitiam um diferencial nas coberturas.

Ainda na década de 80, a Rádio Eldorado passou a integrar a Rede Bandeirantes de Rádio, capitaneada pela Rádio Bandeirantes de São Paulo. Foi a emissora pioneira em Santa Catarina do sistema de transmissão de áudio por satélite que, por sua vez, teve na Bandeirantes uma iniciadora do sistema no País. Tratava-se do mais moderno sistema de envio de sinal de áudio de longa qualidade à distância, ao qual a Rádio Eldorado integrou-se por direta influência da TV Eldorado, que por sua vez mantinha também sólida parceria com a TV Bandeirantes.

folder_openPáginas relacionadas