Notícias em destaque

Acidente gera óbito e deixa Quarta-linha sem energia

commentJornalismo access_time17/12/2017 02:12

Vítima colidiu veículo com um poste e cortou o abastecimento de eletricidade na localidade

Grêmio enfrenta o Real Madrid na final do Mundial

commentEsporte access_time16/12/2017 14:00

A decisão acontece logo mais as 15h 00min, no Estádio Zayed Soccer City, em Abu Dhabi (EAU)

  Tigre perde Raphael Silva e Lucão

commentCriciúma EC access_time15/12/2017 18:30

Atletas não renovaram por questões financeiras. O zagueiro já foi anunciado pelo Goiás

Joice Quadros

Sou Joice Quadros, natural de Santo Ângelo (RS), 69 anos, bacharel em Jornalismo pela UFRGS, com pós-graduações em Educação e Gestão Ambiental e especialista em Comunicação Empresarial. Professora, pesquisadora, com obras de pesquisa histórica publicadas. Com foco no desenvolvimento e geração de empregos, renda e oportunidades de negócios, sou atuante nas editorias de Economia em emissoras de rádio, TV, revistas e jornais e, agora, nesta experiência de blogueira, onde pretendo interagir com informações que contribuam e alertem para os acontecimentos.

Últimas postagens de Joice Quadros

Falando de Política

access_time10/11/2017 10:30 personJoice Quadros

Nestas últimas quatro décadas morando em Santa Catarina destacaria como os mais influentes políticos, pela ordem cronológica: Jorge Bornhausen, Espiridião Amin, Luiz Henrique da Silveira e Júlio Garcia.

Em nível nacional, destaque para a Senadora Ana Amélia Lemos, (PP/RS) em primeiro lugar no ranking www.politicos.org.br pela sua contribuição à Politica brasileira.

Redes sociais: o que pode e o que não pode na China

access_time09/10/2017 15:24 personJoice Quadros

O governo chinês acaba de proibir o uso do WhatsApp, Google, Facebook, Twitter e outras ferramentas de comunicação naquele país asiático. Mas isto não significa que a China se isolou do Mundo. Existem outras ferramentas liberadas por lá, como o Yahoo, para a busca, e o Waze, para o gps. Com relação aos programas de mensagens instantâneas, o mais popular na China é o WeChat, que não tem a criptografia presente no WhatsApp.
“Para o acesso às redes sociais que não têm substitutos, muitos chineses buscam servidores nos EUA para burlar as limitações impostas. Para os brasileiros, não é aconselhado este tipo de procedimento, principalmente, porque, quem está disposto a se envolver em uma cultura diferente, deve respeitar as condições presentes neste novo mundo”, alerta o diretor da UNQ Import Export, Marcelo Raupp.

Despiorando

access_time06/10/2017 08:53 personJoice Quadros

Brasileiro adora inventar expressões. Jornalista, mais ainda. Com os sinais que o Brasil está saindo da UTI de sua economia - apesar dos desacertos políticos - está na moda falar que o país está despiorando.

Além da análise de experts em economia, o melhor sinal é quando os empresários falam no tema porque estão sentindo sintomas de melhora em suas empresas nos últimos 60 dias. Foi o que me disse ontem um empresário da região do setor de tintas.

As nuvens no horizonte são por conta das eleições no ano que vem, ponderam.

Criciúma & Somerville

access_time06/10/2017 08:44 personJoice Quadros

Criciúma (SC) e Somerville (Massachusetts) podem ser cidades-irmãs. E já estão pensando em levar o Criciúma para jogar lá um amistoso. Foi o que disse o deputado estadual Kennedy Nunes (PSD/SC) agora na Rádio Eldorado de Criciúma. Kennedy Nunes já conversou com o prefeito de Somerville e daqui a pouco vai falar com o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro sobre o assunto.

Governo de SC não se interessa pelo carvão

access_time02/10/2017 14:22 personJoice Quadros

Não é nenhuma análise. É um fato. Governo catarinense não se interessa pelo carvão mineral.

O último a se interessar foi o então governador Luiz Henrique da Silveira. Chegou a mandar fazer estudos e produzir uma cartilha sobre os usos do carvão mineral.

Mas ficou nisso.

Ao contrário do estado gaúcho, Santa Catarina não tem sequer uma gerência perdida em qualquer Secretaria de Governo para tratar do assunto.

Os gaúchos tem uma Secretaria .]

Agora, o governo gaúcho enviou para a AL Projeto de Lei criando a Política Estadual do Carvão Mineral.

Por estas e outras, estão programados investimentos de mais de cinco bilhões de dólares para desenvolver o Estado gaúcho, a partir do carvão Mineral.

Aqui, nada.

RS quer carvão

access_time02/10/2017 14:13 personJoice Quadros

Governo gaúcho se mobiliza pelo carvão mineral.

Capa de Zero Hora no final de semana, o carvão mineral pode levar o RS a ser o maiior polo carboquímico do país.

Estão em andamento projetos na ordem de US$ 5 bilhões, com potencial para geração de mais de 2 mil empregos diretos mais os indiretos na cadeia produtiva.

A aposta é na gaseificação do mineral, gerando matéria-prima para derivados que variam de fertilizantes a gasolia.

Segundo a reportagem, vem da China, gigante asiático, a inspiração para o projeto gaúcho, e países como Estados Unidos e Austrália já tem recorrido à gaseificaçãoi do carvão para produzir ureia, metanol e gasolina.

Em SC, o último governador a se interessar pelo carvão catarinense foi Luiz Henrique da Silveira.

Celebridades confirmam presença na Meia Maratona de Criciúma

access_time28/09/2017 22:01 personJoice Quadros

Professor Euclides está no comando da 2a. Meia Maratona de Criciúma, que será realizada dia 29 de outubro. O lançamento aconteceu hoje no Interclass, hotel oficial de hospedagem dos maratonistas, que já somam 400 inscrições de vários estados do país. Apoiando a Meia Maratona já está confirmada a presença de Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de Bronze na Olimpíada de Atenas em 2004 (estava conquistando o Ouro quando foi atacado por um espectador). Único latino-americano a receber a Medalha Pierre de Coubertin, foi o atleta brasileiro escolhido para acender a pira Olímpica dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Entre outras presenças, também Edson Luciano, medalhista em Sydney, Atlanta, Atenas e Winnipeg. A primeira Meia Maratona de Criciúma aconteceu em 2015. A expectativa dos organizadores é realizar o evento todos os anos, a partir de agora, e evoluir para realizar a Primeira Maratona de Criciúma dentro de quatro a cinco anos.

Ilha na economia

access_time27/09/2017 20:32 personJoice Quadros

"Santa Catarina é uma ilha no país em relação a economia. Ocupa um por cento do território geográfico brasileiro e é o segundo estado que mais gera empregos no país em níveis absolutos". Quem informa é o Coordenador do Observatório da Indústria da FIESC, Sidnei Rodrigues, que esteve hoje em Criciúma. Ele atribue a três fatores este desenvolvimento catarinense diferenciado: economia mais diversificada, que mais investe em inovação e é melhor distribuída. "Não temos nenhuma região nem setor dominando no Estado", avalia, o que permite o crescimento equilibrado da economia catarinense.

Três vezes melhor

access_time27/09/2017 20:10 personJoice Quadros

A economia catarinense vai estar três vezes melhor em 2018, se comparada a 2017, que já melhorou em relação a 2016. Quem afirma é o Coordenador do Observatório da Indústria da FIESC, Sidnei Rodrigues, que participou hoje em Criciúma de reunião da Câmara da Pequena e Micro Indústria da Federação. Estas reuniões estão acontecendo em várias cidades do Estado e objetivam ouvir as demandas dos enpresários da pequena e micro empresa para pautarem as ações da FIESC em 2018.

Empresários mais confiantes

access_time25/09/2017 21:50 personJoice Quadros

Mantendo tendência de crescimento, iniciado em julho, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Santa Catarina (ICEI) passou de 55 pontos em agosto para 57,8 pontos em setembro. A pesquisa é da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e foi publicada hoje. Para o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, este resultado é reflexo do início do processo de recuperação da economia catarinense. O valor está acima da média do mês desde 2010 (51,6 pontos). Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando ficam acima de 50 pontos, mostram que os empresários estão confiantes.

Centro Cultural Jorge Zanatta precisa de soluções

access_time15/09/2017 09:52 personJoice Quadros

Todos querem se envolver, querem resolver o problema do Centro Cultural Jorge Zanatta. Mas parece que há uma barreira invisível. Ouça no comentário de Joice Quadros no Programa João Paulo Messer.