Notícias em destaque

Faltam sete dias para a Festa da Gastronomia Típica Italiana de Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/06/2024 09:38

Shows gratuitos e muita gastronomia são os atrativos da festa que celebra a cultura italiana.

Caravaggio vence o Atlético Catarinense fora de casa

commentEsporte access_time10/06/2024 17:17

Azulão fez dois gols no segundo tempo e somou três pontos na Série B do Campeonato Catarinense.

Criciúma enfrenta o Athletico Paranaense em Curitiba

commentCriciúma EC access_time13/06/2024 09:56

O Tigre enfrenta o Athletico Paranaense a partir das 20 horas, na Ligga Arena. Você acompanha tudo aqui pela Rádio Eldorado, a partir das 18h.

Hospital Unimed Criciúma adquire touca que evita ou reduz queda capilar em pacientes com câncer

Touca de crioterapia é usada no tratamento quimioterápico e já está disponível no Centro de Oncologia e Hematologia da instituição.

comment Jornalismo access_time13/11/2023 - 11:28

Reportagem: Redação

Com o objetivo de proporcionar um alívio, mais conforto e fortalecer a autoestima de pacientes em tratamento de câncer, o Hospital Unimed Criciúma (HUC) passa a contar com a tecnologia de crioterapia capilar para uso durante a quimioterapia. Por meio de uma unidade de refrigeração e uma touca de resfriamento – a Touca Inglesa Paxman – é realizado o esfriamento do couro cabeludo, o que evita ou reduz a queda de cabelos induzida pelo processo quimioterápico.

O tratamento oncológico pode envolver várias etapas e diferentes modalidades. Uma das principais é a quimioterapia, a qual consiste em utilizar substâncias químicas (medicamentos) para destruir as células cancerígenas. E um dos efeitos colaterais mais comuns desse procedimento é a queda de cabelos e outros pelos do corpo, o que pode afetar diretamente a autoestima dos pacientes, em especial as mulheres.

“A crioterapia capilar reduz o fluxo de sangue no couro cabeludo e isso diminui a quantidade de medicamento absorvida pelas células foliculares, prevenindo a queda de cabelo. Isso ocorre porque a quimioterapia tem como alvo as células de divisão rápida em nosso corpo e, como o cabelo está em constante divisão celular, as medicações quimioterápicas podem causar a queda dos fios”, explica a enfermeira coordenadora do Centro de Oncologia e Hematologia do HUC, Aline Ponciano Costa Bezerra.

A touca deve ser usada do início ao fim do processo de quimioterapia, cuja duração varia conforme cada caso. No dia da infusão quimioterápica, o paciente precisa estar com o equipamento cerca de 45 minutos antes e até 1h30min após o término do procedimento. Por ser maleável e anatômica, permite que a pessoa apoie as costas, a cabeça e durma durante o uso, assim como também é possível ir ao banheiro.

“A Touca Inglesa Paxman é utilizada no tratamento de câncer de mama e tumores sólidos tratados por quimioterapia endovenosa e com medicamentos que causem a queda de cabelo. Ela não é indicada em casos de cânceres hematológicos, como leucemia, não-Hodgkin e outros linfomas generalizados, além de pacientes com metástase manifestada no couro cabeludo, radioterapia no crânio, doença hepática e renal grave, entre outras restrições”, pontua Aline.

Pioneirismo em crioterapia capilar na região Sul

O Hospital Unimed Criciúma é a primeira e única instituição do Sul catarinense a disponibilizar a tecnologia de crioterapia capilar aos pacientes em tratamento oncológico. A Paxman é uma empresa da Inglaterra pioneira e líder mundial na técnica de resfriamento controlado do couro cabeludo, apresentando até 92% de sucesso em pessoas tratadas com a touca – os resultados variam de acordo com os quimioterápicos aplicados e a resposta de cada indivíduo.

“Esse é o mesmo sistema oferecido nos principais centros de referência em saúde no Brasil e no mundo, e agora está disponível para toda Criciúma e região. Isso porque a constante inovação e a alta tecnologia estão entre os grandes diferenciais do HUC. Sabemos o quanto isso impacta no cuidado ao paciente, então estamos sempre em busca do que existe de mais moderno e eficiente no mercado de saúde”, ressalta o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.

Interessados podem entrar em contato com o Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Unimed Criciúma para conhecer o ambiente de tratamento, a nova tecnologia e a equipe. Mais informações pelo telefone (48) 3478-2166 ou WhatsApp (48) 99122-6535.

Colaboração: Vanessa Amando | Assessoria de Imprensa Unimed Criciúma (Texto e fotos)

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Aguaí Santuário Ecológico recebe a segunda edição do Expresso Belluno

commentJornalismo access_time13/06/2024 12:56

O passeio ferroviário terá duração de 4h30 com comissária exclusiva no vagão, apresentação de sanfoneiros, recepção com café com mistura e muita diversão.

Workshop vai desvendar stories que conectam e vendem em Içara

commentJornalismo access_time13/06/2024 11:51

Imersão com especialista Fabiana Pangrácio será realizada no próximo dia 26.

Nações Shopping promove encontro de fãs com os personagens Elsa, Stitch, Minions e Hello Kitty

commentJornalismo access_time13/06/2024 10:14

Evento acontece neste domingo, dia 16, e é gratuito.

Faltam sete dias para a Festa da Gastronomia Típica Italiana de Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/06/2024 09:38

Shows gratuitos e muita gastronomia são os atrativos da festa que celebra a cultura italiana.

Rede de Farmácias São João reabre as portas de 47 lojas atingidas pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time10/06/2024 17:45

Todos os mais de 1 mil colaboradores, que estavam afastados por mais de 30 dias, estão recebendo o salário integralmente.