Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Absorventes gratuitos pelo Programa Farmácia Popular já estão disponíveis na Rede de Farmácias São João

Entre jovens de 14 a 24 anos, 32% declararam que já aconteceu de não terem dinheiro para comprar absorvente.

comment Jornalismo access_time04/03/2024 - 09:26

Reportagem: Redação

O Farmácia Popular do Brasil, programa do Governo Federal que oferece medicamentos de forma gratuita ou subsidiados para o tratamento de doenças crônicas, incluiu neste ano a distribuição gratuita de absorventes. O programa funciona por meio de parcerias com farmácias da rede privada, credenciadas junto ao Ministério da Saúde. No Sul do país, a Rede de Farmácias São João é parceira do programa e a retirada dos absorventes pode ser feita nas mais de 360 filiais habilitadas, presentes em 131 municípios.

A oferta é direcionada a população entre 10 e 49 anos, que vivem em situação de rua, vulnerabilidade social extrema e para as mulheres recolhidas em unidades do sistema prisional. A iniciativa faz parte do Programa Dignidade Menstrual para reduzir as desigualdades, o preconceito e precariedade ao acesso à higiene pessoal. Além disso, busca promover a saúde física e mental desta população.

“O combate às desigualdades sociais causadas pela pobreza menstrual é uma pauta importantíssima em nosso país e que vem ao encontro do propósito da nossa empresa que é cuidar da saúde das pessoas. Sempre em prol da saúde, que já sabemos que não é somente ausência de doenças, mas sim o completo bem-estar físico, mental e social. Com essa missão que faz parte do nosso DNA, a São João não ficaria de fora dessa importante mobilização social que trará impacto significativo na reestruturação da dignidade dessa população muito específica e que precisa de atenção, visto que, o ciclo menstrual que é fisiológico, natural e constante por muitos anos de sua vida e infelizmente há muitos tabus que ainda cercam essa condição”, ressalta a farmacêutica e gerente de Suporte Técnico da Rede de Farmácias São João, Nicole Fernandes de Lima.

Entre jovens de 14 a 24 anos, 32% declararam que já aconteceu de não terem dinheiro para comprar absorvente. Ainda, segundo o Ministério da Saúde, as brasileiras que estão entre os 5% mais pobres da população precisam trabalhar até 4 anos só para custear os absorventes que usarão ao longo da vida. Um levantamento da Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mostrou que entre estudantes que menstruam, 35% afirmaram que já passaram por alguma dificuldade por não ter acesso a absorventes ou outra forma de cuidar da higiene menstrual.

Podem receber o item de higiene nas filiais da São João credenciadas no Farmácia Popular, brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar mensal de até R$218 por pessoa. Para estudantes de instituições públicas de ensino cadastradas no CadÚnico, a renda familiar mensal por pessoa é de até R$706, meio salário mínimo, e para pessoas em situação de rua não há limite de renda.

A retirada para menores de 16 anos deve ser feita pelo responsável legal. Cada pessoa terá direito a 40 unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias.

Documentação para retirar os absorventes:
· Documento de identificação oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF.

· Autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser emitida via aplicativo ou site do Meu SUS Digital.

· Para quem não têm acesso à internet, a impressão da Autorização do Programa Dignidade Menstrual pode ser feita nas Unidades de Saúde (UBS) ou Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximos.

Para adquirir medicamentos pelo Farmácia Popular
Por meio do Programa Farmácia Popular, qualquer pessoa pode adquirir medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão e, de forma subsidiada, para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepção e fraldas geriátricas. Nesses casos, os descontos podem chegar até 90% do valor de referência tabelado.

Além da apresentação do documento com foto e número do CPF, a receita, obrigatoriamente, deve conter os dados e a assinatura do médico, bem como o endereço do estabelecimento de saúde, data da prescrição, nome e endereço do paciente. Para adquirir fraldas pelo programa, o paciente deve ter 60 anos ou mais, ou apresentar um laudo médico com CID identificando a necessidade do uso de fraldas.

Vale destacar que a exigência da receita médica é feita para o controle da liberação dos medicamentos e também para intensificar o combate à automedicação, assim como incentivar o uso de medicamentos adequados e o tratamento ideal para cada paciente. A lista completa dos medicamentos que fazem parte do programa está disponível nas lojas da São João credenciadas ao Farmácia Popular: https://institucional.saojoaofarmacias.com.br/lojas?farmacia_popular=Farmacia_popular

Colaboração: Assessoria de Comunicação da Farmácia São Joao

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024