Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

A METROPOLITANA AMREC

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time28/12/2018 - 16:01

É de grande sagacidade a proposição do Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, próximo Presidente da AMREC - Associação dos Municípios da Região Carbonífera, ao externar o desejo de levar para a Entidade o Acélio Casagrande, que está encerrando gestão frente à Secretaria Estadual da Saúde.

O Estado de Santa Catarina possui 295 municípios, que estão agrupados geograficamente em 20 microrregiões e estas, englobadas em 6 mesorregiões. A mesorregião do sul catarinense possui 45 municípios nas microrregiões da AMESC (sede Araranguá), AMREC (sede Criciúma) e AMUREL (sede Tubarão), com população superior a 1,1 milhão de residentes.

A microrregião da AMREC, fundada em 25 de Abril de 1983, hoje formada por 12 municípios: Criciúma, Cocal do Sul, Içara, Balneário Rincão, Forquilhinha, Nova Veneza, Treviso, Morro da Fumaça, Siderópolis, Lauro Muller, Orleans e Urussanga, com população ao redor de 500 mil residentes, apresenta sedes urbanas absolutamente próximas entre si e o rural, infinda.

Estatutariamente a AMREC tem por objetivo primordial atender os interesses comuns dos Municípios participantes, com a finalidade de associar, integrar e representar os seus associados.

O Governo do Estado sinaliza que irá desativar as estruturas gerenciais das SDR´s Secretarias de Desenvolvimento Regional, restantes. Os municípios assim ficarão ainda mais longe do Poder Central, sem interlocução das SDR´s. Redobram as necessárias atividades representativas alojadas na Assembleia Legislativa Estadual.

Das gestões nos 295 municípios é exigida atividades na educação, segurança, saúde, infraestrutura, desenvolvimento cultural e econômico. Considerando, por exemplo a AMREC, as questões relacionadas não se encerram no limite geográfico de cada município. Tudo está interligado, apoiado, decorrente, dependente, o que torna um projeto global emergente.

Algumas ações em conjunto já estão em elaboração e realização no corpo da AMREC. A proposição do Prefeito Clésio Salvaro convidando Acélio Casagrande para gestor dos projetos relacionados à saúde para o conjunto dos municípios da AMREC, é um imenso passo para que se pense na Entidade Associativa como se região metropolitana fosse.

Certamente será imensamente mais produtivo, realizável e econômico, pensar a AMREC como um todo, sempre. Projetos e conquistas comuns nas áreas para o desenvolvimento econômico, cultural, saúde, segurança, infraestrutura, turismo e educacional. E mais, convenhamos, o Estado detentor dos recursos para apoio e os obrigatórios, já pensa e faz assim. Está nos municípios os pensamentos individualistas. É quase que um salve-se quem puder e tiver maior competência nas vias de captação.

Quando se constrói uma rodovia em Siderópolis ou em Forquilhinha, a via está ligando e interligando municípios e regiões. Quando se constrói uma subestação para distribuição de energia elétrica no Treviso, muitos municípios receberão o benefício. A represa de água de Siderópolis beneficia toda a região na prevenção e consumo. A solução encontrada e implantada no sistema hospitalar de Criciúma, é redenção para todo o sul catarinense. A atuação policial-militar tem visão e atuação regional. Aeroportos e portos são de utilização regional e até estadual. Educandários de todos os níveis não podem ter cercas limítrofes. O comercio varejista, atacadista e prestador de serviços não pode ter horizontes limitados. O Criciúma Esporte Clube, apesar do nome, é uma organização que deve atender expectativas torcedoras e simpatizantes de toda ordem e origem. O calçadão e demais equipamentos da orla no Balneário Rincão terá frequência de milhares de sulistas e demais visitantes. Eventos com os mais diversos perfis só alcançam sucesso se a região como um todo frequentar as suas promoções.

A aquisição dos serviços do Acélio Casagrande em benefício da AMREC, não é apenas um passo adiante, mas, um salto para um futuro próximo de desenvolvimento e fortalecimento regional. Para tanto, basta inserir e ampliar atuação nas demais áreas de interesse coletivo. Se concretizada, parabéns Prefeito Clésio Salvaro e seus pares associados.

Reportagem: Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024