Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

O MUGIDO DO CAMPO

. Texto de Willi Backes.

comment Jornalismo access_time06/01/2019 - 17:46

O Presidente Jair Bolsonaro foi buscar no Estado do Mato Grosso a pecuarista Tereza Cristina para o importante e fundamental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em Santa Catarina a escolha recaiu sobre o executivo no agronegócio Ricardo de Gouvêa para a Secretaria da Agricultura e da Pesca.

As nomeações foram de bom alvitre e comemoradas entre os produtores e criadores no agronegócio - indústria, agricultura e pecuária.

Se me fosse perguntado, ousaria sugerir que a denominação da Secretaria Estadual tivesse acrescida o segmento “Pecuária”. Em Santa Catarina, a agricultura de médio porte e alta produtividade, agricultura familiar com mais de 60 cooperativas e milhares de propriedades associadas, e, a pesca, são importantes para o Estado e também para o Brasil. E ainda, é na pecuária regional e nacional a nossa maior efetividade. Na bovinocultura, avicultura, suinocultura, pescados marítimos e de confinamento.

As grandes, médias e pequenas indústrias de transformação para produção de alimentos, são referências nos mercados internos e externos. Santa Catarina ponteia produção e exportação em inúmeros setores do agronegócio, tendo na qualidade a principal pontuação.

Tal grau de eficiência é conquista resultante do empreendedorismo da gente barriga verde, e, inserção da presença técnica orientativa e fiscalizadora das entidades governamentais Epagri, Cidasc e SC Rural.

Nada acontece por acaso.

As propriedades rurais de Santa Catarina, algo em torno de 350 mil porteiras, na sua grande maioria, são de média e pequena área territorial produtiva. A labuta teimosa e emprego da boa técnica de manejo, faz alcançar índices de produtividade na agricultura e pecuária, acima da média nacional.

Especificamente na pecuária, criação das raças bovinas, emerge o desenvolvimento genético dos rebanhos. No sul do Brasil, o litoral catarinense é o maior produtor do gado zebuíno Brahman. O pioneirismo na criação dessa espécime foi do pecuarista Mário Tiscoski, de Forquilhinha, quando de forma ousado importou animais da raça, vindos dos Estados Unidos. Também da raça zebuína, o gado Nelore tem produção expressiva.

No sul catarinense, considerando principalmente o município de Braço do Norte e circunvizinhos, o gado leiteiro da raça Jersey é ponto modelar brasileiro. Também tradicionais leiteiros, o gado Holandês e Girolanda trilham caminhos na produção.

Fazendas e cabanhas no sul, litoral, Vale do Itajaí, Planalto e Oeste de Santa Catarina, aprimoram geneticamente e a produtividade de diversificadas e adaptadas raças bovinas para corte britânicas, europeias, americanas e asiáticas, PO - Pura de Origem e PC - Puros por Cruza, como os Angus (Red e Black), Braford, Hereford, Devon, Limosin, Charolês, Gir, Tabapuã e Guzerá.

Considerando o clima favorável e pastagens adequadas, o gado Brangus, resultante da cruza das fêmeas Brahman com reprodutores Angus, crias com pelagem escura, tem ponteado a cobiça investidora na pecuária de corte catarinense.

Enfim, tentar descrever a pecuária catarinense, é relatar avanços significativos em todas as áreas na produção, criação e gestão técnica.

Ao Estado, suas entidades e organizações correlatas, resta continuar a promover a interação técnica e mais, reconhecer que o agronegócio como um todo é a principal atividade cultural e econômica de Santa Catarina, e para que continuar sendo, valorar de forma apropriada o desempenho de seus profissionais, a dos investidores e contribuintes sociais no campo da produção.

Reportagem: Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024