Notícias em destaque

  Semana inicia com temperaturas negativas em Santa Catarina

commentJornalismo access_time19/08/2019 07:27

No distrito de Cruzeiro, em São Joaquim, amanhecer teve registro de - 0,8ºC

Criciúma avança de fase em todas as modalidades no regional da Olesc

commentEsporte access_time19/08/2019 16:00

Times da Fundação Municipal de Esportes (FME) jogarão nesta segunda-feira (19) por vaga na etapa estadual

Com casa cheia, Tigre perde para o Bragantino

commentCriciúma EC access_time19/08/2019 22:00

Com o resultado, o Time Carvoeiro segue na zona de rebaixamento

No mês do Dia dos Pais, médico faz alerta para a saúde do Homem

Homens ainda são minoria na prevenção de doenças

comment Jornalismo access_time08/08/2019 - 15:15

Reportagem: Cyntia Amorin - Assessoria de Imprensa

A cultura brasileira ainda coloca os homens em uma posição de despreocupação com sua saúde e integridade física. O número de feridos em acidentes de trânsito, diagnósticos tardios de doenças, maus hábitos alimentares e a baixa procura por cuidados médicos comprovam que as mulheres ainda são maioria na hora de cuidar da saúde.
Segundo a última pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 71,2% dos entrevistados haviam se consultado com um médico pelo menos uma vez no último ano. Sendo que, desta porcentagem, 78% eram mulheres, contra 63,9% de homens.
No mês dos pais, o alerta para este assunto é sempre uma boa maneira de orientar a população. De acordo com um dos médicos parceiros do Itesc de Araranguá, o gastrocirurgião Dr. Rafael Osterman, o descaso com a realização de consultas periódicas e exames é um dos principais fatores que geram diagnósticos de doenças em estágios mais avançados.
“No caso dos homens, o câncer de pulmão e o de próstata se destacam por serem os mais frequentes, seguido pelo câncer colorretal (câncer de intestino). O Trauma, causado por acidentes, também é maior no público masculino, pois esse grupo se expõe mais a alta velocidade e a violência urbana”, comenta o especialista. A prevenção sempre é o melhor caminho e é preciso que as famílias ajudem os homens a fazer consultas anuais.
“Existe um ditado que diz que ‘santo de casa não faz milagre’, então por isso é tão complicado a família ajudar na conscientização. Mas é preciso continuar falando, fazendo campanhas e conscientizando os homens da importância dos cuidados com sua saúde”, diz o médico.
A famosa cultura de “é melhor não saber” segue sendo a maior negligência no público masculino, conforme o médico. “A prevenção é o caminho menos doloroso, mais barato e com mais possibilidade de controlar determinadas doenças. Talvez nesse Dia dos Pais, os filhos possam presentear seus heróis com aquilo que mais importa: a saúde. Conversem com seus pais e procurem caminhos para facilitar o acesso à saúde. Esse sempre será o melhor presente”, complementa Osterman.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Caixa e BB iniciam pagamento de cotas do PIS/Pasep nesta segunda-feira

commentJornalismo access_time19/08/2019 07:30

Medida beneficia quem trabalhou antes de outubro de 1988

  Semana inicia com temperaturas negativas em Santa Catarina

commentJornalismo access_time19/08/2019 07:27

No distrito de Cruzeiro, em São Joaquim, amanhecer teve registro de - 0,8ºC

AgroPonte 2019 encerra com resultados positivos

commentJornalismo access_time18/08/2019 19:24

Negócios fechados e público de mais de 100 mil pessoas marcaram a 9ª edição da Feira do Agronegócio & Agricultura Familiar

  Ministro garante Serra da Rocinha pronta em 2020

commentJornalismo access_time16/08/2019 08:00

Obra na BR-285 foi pauta de reunião do Fórum Parlamentar catarinense com o presidente da República e o Ministro de Infraestrutura

  Em nota, Miri Dagostim repudia eleição de diretório do PP

commentJornalismo access_time16/08/2019 07:50

Presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma afirma ter sido "podado na indicação de nomes para fazerem parte do diretório"