Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

SANTA CATARINA, NADA É ACASO

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time02/09/2019 - 10:45

O Estado Catarinense, território com 95.443 km2, apenas 1,1% da área nacional, é geograficamente dividido em 06 mesorregiões. O OESTE Catarinense, com 118 municípios, Chapecó principal cidade, tendo no agronegócio sua referência econômica. NORTE Catarinense, com 26 municípios, Joinville principal cidade, metalurgia e mecânica como principal economia. Região SERRANA, com 30 municípios, Lages como principal referência, agronegócio na sua economia. VALE DO ITAJAÍ, com 54 municípios, Blumenau como principal referencia, setor têxtil, setores portuários e madeireira exponenciais. GRANDE FLORIANÓPOLIS, com 21 municípios, Florianópolis na referência, turismo e tecnologia de ponta na economia. SUL CATARINENSE, com 46 municípios, Criciúma como principal município, tem na indústria cerâmica, extração mineral, confecções e agronegócio suas principais atividades econômicas.

SANTA CATARINA, SEM EXAGEROS.

Mesmo tão pequena no território, Santa Catarina é líder ou disputa liderança nacional quando os temas econômicos tratados são o agronegócio e seus derivados, indústria têxtil, metalurgia e mecânica, turismo, tecnologia de ponta, cerâmica de revestimento e estrutural, serviços portuários, e, indústria extrativa do carvão energético.

No “Brasil Que Deu Certo”, Santa Catarina nos primórdios e na trajetória de sua construção, teve e tem no empreendedorismo cultural de sua gente, pilares opcionais na boa ética e relação social. A miscigenação étnica contribui silenciosamente, fundamentada nos princípios do respeito à família, educação e trabalho.

SANTA CATARINA, PÚBLICO E NOTÓRIO.

As representações políticas e representativas, para funções públicas e privadas, nada mais são que extrato espelho da sociedade como um todo. Comprovadamente, ao longo de toda a sua história, Santa Catarina colocou nos púlpitos públicos e privados, representantes conservadores nos costumes e ordenamentos, fundamentos para ordem e progresso social da coletividade.

Diz o ditado popular que “nos pequenos frascos estão os melhores perfumes”. O Estado Barriga Verde está edificado em pequenas propriedades na extensão. As dimensões resumidas determinam que o empreendedorismo faça uso do conhecimento, ciência, bons insumos e tecnologias apropriadas para alcançar produtividade e rentabilidade.

Nada diferente nas iniciativas industrias, comerciais e de serviços. Ninguém atinge grandiosidade, nascido grande. Do açougue, nasce o frigorífico. Do aparelho de solda e forja, a indústria metalomecânica. Do barro, a indústria de revestimento. Da hulha, a geração de energia. Do peixe frito, da gastronomia e alojamento, a indústria do turismo. Exemplos aos milhares.

SUL CATARINENSE, DIVERSIFICAÇÃO E OPORTUNIDADES.

Está na diversificação da produção, o maior dos predicados da mesorregião do sul catarinense. Somos um rosário de realidades e oportunidades, instalados ou em possibilidades.

Desenvolvimento econômico e social, pressupõe condições básicas, como: energia elétrica segura, água em abundância, áreas físicas para instalação, oferta de mão de obra qualificada, disponibilidade de insumos para a produção, comunicação, acessos e vias rodoviárias, aéreas e ferroviárias, mercados consumidores local e próximos.

Nos parece apenas que duas questões estão defasadas no tempo e na premência. Ideias e projetos para prospecção e animação, e, notadamente, segurança jurídica para o empreendedorismo.

Reportagem: Jornalismo Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024