Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

'Dia D': UBSs de Criciúma estarão abertas para vacinação contra sarampo e testes rápidos para sífilis

Ações serão feitas no próximo sábado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)

comment Jornalismo access_time17/10/2019 - 14:20

Reportagem: Esporte / Rádio Eldorado - Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Criciúma, por meio do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/AIDS (Pamdha), realizará no sábado (19) o ‘Dia D’ de Vacinação contra o Sarampo e o Dia Nacional de Combate a Sífilis. Para atender melhor a população, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Pamdha estarão abertos das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A Campanha é dividida em duas etapas. A primeira tem foco em crianças de seis meses a menores de cinco anos e termina dia 25 de outubro. A segunda vai do dia 18 ao dia 30 de novembro, centrada em adultos de 20 a 29 anos. "Nesta primeira etapa compareceram 1.417 crianças e foram vacinadas 237 crianças. Até o fim esperamos que 4.616 crianças compareçam e tenham suas carteiras verificadas e, caso necessário, a dose será aplicada", diz a coordenadora do Programa de Imunização, Kelli Barp Zanette.

Até o momento, não há registros de casos de sarampo em Criciúma. "Na infância são aplicadas duas doses. Com um ano é aplicada a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e com um ano e três meses é aplicada a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Pessoas entre 1 e 29 anos devem ter duas doses e de 30 e 49 anos uma dose. Se tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, tem que completar o esquema vacinal com a segunda dose. Acima de 49 anos não é necessário, pois esta pessoa já pode ter contraído a doença ou entrado em contato com pessoas infectadas se tornando imune a doença”, explica Kelli.

Gestantes ou mulheres com suspeita de gravidez não podem receber a vacina, pessoas imunodeprimidas, sistema imunológico fraco, necessitam de avaliação médica para receber. "Os principais sintomas são febre, manchas vermelhas pelo corpo, coriza e olhos avermelhados. A doença é transmitida através de contato direto", comenta Kelli.

Sífilis

O Dia Nacional de Combate a Sífilis, é realizado todo terceiro domingo de outubro. O Dia D será um dia antes, com realização de testes rápidos e orientações nas UBSs e no Pamdha. A infecção é causada pela bactéria treponema pallidum e não possui nenhum sintoma, sendo uma doença silenciosa. "Se o tratamento com antibióticos for feito corretamente a chance de cura é de 100%, por isso é de extrema importância fazer testes rápidos", comenta a coordenadora do Pamdha, Patrícia Rodrigues.

Desde o início desse ano já foram registrados 328 casos, sendo 49 em gestantes. Em mulheres grávidas, a infecção pode ser transmitida para o bebê se transformando em sífilis congênita. "Pode trazer sequelas como aborto, má formação, e até levar o falecimento do bebê e da mãe", conta Rodrigues.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024