Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Pacientes devem ter sintomas para realização dos testes de COVID-19

Em caso de exames sem sintomas, são grandes chances de resultar em "falso negativo", o que pode afetar a confiabilidade dos testes

comment Jornalismo access_time22/06/2020 - 08:33

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Arquivo / Eldorado

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, manifestou preocupação com a procura "desnecessária" de pessoas que buscam os testes para o coronavírus sendo que não estão com sintomas que justifiquem tais procedimentos. Além de os exames serem onerosos ao sistema financeiro do município, a tendência é que os exames indiquem o chamado "falso negativo" quando são realizados sem que o paciente tenha o mínimo de sinais da doença. Isso traz prejuízo financeiro e à confiabilidade dos testes.

Em entrevista ao Programa João Paulo Messer, na manhã desta segunda-feira (22), o secretário disse que há muita gente quase exigindo os testes nas unidades de tratamento do coronavírus. Isso causa transtornos nas unidades criadas para atender pessoas que realmente necessitam dos testes. Se a pessoa fizer o procedimento sem estar com os sintomas, pode indicar falso negativo. E se depois o vírus, mesmo que incubado, se manifestar, pode desacreditar os testes.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Cristiane Santos da Rosa, também ressalta que o município dispõe de um quantitativo suficiente para a população, porém, é necessário o cumprimento das normas estabelecidas. Ela explica ainda que a Secretaria de Saúde de Criciúma realiza dois tipos de coletas em pessoas com a suspeita da COVID-19. Uma delas, feita no Centro de Triagem, na região central do município, é a do tipo PCR, com pacientes sintomáticos entre o terceiro e sétimo dia. Já do oitavo dia em diante são feitos testes rápidos, mediante agendamento após avaliação médica.

O município já realizou 6.555 coletas de amostra para análise de COVID-19, segundo o informe epidemiológico desse domingo (21). Dos casos testados, 5.202 foram considerados descartados.

Testes rápidos em UBSs

A partir desta semana, a Secretaria de Saúde de Criciúma disponibilizará testes rápidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), para munícipes. Casagrande reforça ainda o pedido à população criciumense para que somente aqueles que se enquadrarem nos critérios de aplicação do teste busquem as unidades.

Hoje a tarde ele deve se reunir com o prefeito Clésio Salvaro para analisar o avanço da doença e a possibilidade de ter que adotar algumas medidas restrititvas. Inicialmente, as UBSs que realizarão testes rápidos são Wosocris/Rio Maina, Metropol, Santa Luzia, São Defende, Próspera, Cristo Redentor, Quarta Linha, Centro e Pinheirinho, além da unidade 24h da Boa Vista e o Centro de Triagem da região central.

O contato com a unidade para a realização dos testes deve ser feito por telefone.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024