Pacientes devem ter sintomas para realização dos testes de COVID-19
Em caso de exames sem sintomas, são grandes chances de resultar em "falso negativo", o que pode afetar a confiabilidade dos testes
O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, manifestou preocupação com a procura "desnecessária" de pessoas que buscam os testes para o coronavírus sendo que não estão com sintomas que justifiquem tais procedimentos. Além de os exames serem onerosos ao sistema financeiro do município, a tendência é que os exames indiquem o chamado "falso negativo" quando são realizados sem que o paciente tenha o mínimo de sinais da doença. Isso traz prejuízo financeiro e à confiabilidade dos testes.
Em entrevista ao Programa João Paulo Messer, na manhã desta segunda-feira (22), o secretário disse que há muita gente quase exigindo os testes nas unidades de tratamento do coronavírus. Isso causa transtornos nas unidades criadas para atender pessoas que realmente necessitam dos testes. Se a pessoa fizer o procedimento sem estar com os sintomas, pode indicar falso negativo. E se depois o vírus, mesmo que incubado, se manifestar, pode desacreditar os testes.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Cristiane Santos da Rosa, também ressalta que o município dispõe de um quantitativo suficiente para a população, porém, é necessário o cumprimento das normas estabelecidas. Ela explica ainda que a Secretaria de Saúde de Criciúma realiza dois tipos de coletas em pessoas com a suspeita da COVID-19. Uma delas, feita no Centro de Triagem, na região central do município, é a do tipo PCR, com pacientes sintomáticos entre o terceiro e sétimo dia. Já do oitavo dia em diante são feitos testes rápidos, mediante agendamento após avaliação médica.
O município já realizou 6.555 coletas de amostra para análise de COVID-19, segundo o informe epidemiológico desse domingo (21). Dos casos testados, 5.202 foram considerados descartados.
Testes rápidos em UBSs
A partir desta semana, a Secretaria de Saúde de Criciúma disponibilizará testes rápidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), para munícipes. Casagrande reforça ainda o pedido à população criciumense para que somente aqueles que se enquadrarem nos critérios de aplicação do teste busquem as unidades.
Hoje a tarde ele deve se reunir com o prefeito Clésio Salvaro para analisar o avanço da doença e a possibilidade de ter que adotar algumas medidas restrititvas. Inicialmente, as UBSs que realizarão testes rápidos são Wosocris/Rio Maina, Metropol, Santa Luzia, São Defende, Próspera, Cristo Redentor, Quarta Linha, Centro e Pinheirinho, além da unidade 24h da Boa Vista e o Centro de Triagem da região central.
O contato com a unidade para a realização dos testes deve ser feito por telefone.
Mais notícias de Jornalismo
Parada no abastecimento de água atinge Criciúma e região
Durante a execução dos trabalhos, o abastecimento será temporariamente interrompido nos municípios de Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá, Içara e Morro da Fumaça.
CasaPronta Tubarão começa em 4 de junho no Farol Shopping
Além da exposição de produtos e serviços, a programação contará com palestras voltadas ao público que busca informações sobre tendências, soluções e inovações para reformas e construção.
Fórum Parlamentar Catarinense reúne prefeitos da Amrec em Brasília
Entre as pautas importantes esteve em divussão a duplicação do trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101 Sul, um pleito antigo da região que conta com o apoio de toda a bancada catarinense
Coopera em Comunidade acontecerá no dia 05 de junho, no Morro Estevão
Durante o evento, os associados poderão conhecer mais sobre os projetos em andamento, como o Integra Coopera.
Mampituba celebra 101 anos com show de Paulo Miklos
Colibri- Mampituba 101 anos agitou a noite de sábado (17) e madrugada de domingo(18).