Foi adiado mais uma vez o retorno dos atendimentos presenciais nas agências no INSS em todo Brasil. Desde que a pandemia começou no país, as agencias estão fechadas, o retorno já foi adiado três vezes e os trabalhadores atendem apenas de forma remota.
Uma nova portaria anunciou que o atendimento está suspenso até o fim de julho e que deve retornar de forma presencial a partir do dia 03 de agosto. A diferença desta para as outras portarias já publicadas é que esta fala sobre como deve ser a retomada: Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como, por exemplo, realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional. A reabertura gradual, no entanto, deve seguir as especificidades de cada uma das 1.525 Agências da Previdência Social no país.
Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva. As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura, continuarão em regime de plantão reduzido. Ou seja, nem todas devem reabrir para atender os cidadãos.
O INSS diz ainda que irá disponibilizar um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento e que o atendimento online deve continuar ocorrendo. A previsão anterior é que o atendimento remoto tivesse fim no próximo dia 13.
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