Passat chegava ao Brasil
Há 45 anos, no dia 21 de junho de 1974 o Passat foi oficialmente apresentado aos revendedores e imprensa em geral, com as vendas começando dias depois.
No Rio, a apresentação aconteceu no antigo Hotel Nacional, que funcionava em São Conrado.
Em princípio, o carro foi oferecido apenas com carroceria 2 portas e duas versões – L e LS – ambas equipadas com o mesmo motor 1.5 de 65cv de potência.
O foco da VW era atacar o Ford Corcel, modelo que tinha a preferência da classe média e que contava com mecânica confiável.
Com desenho do renomado Giorgetto Giugiaro, o Passat foi considerado na época como o mais moderno carro nacional. Foi revolucionário tanto para o público quanto para a própria linha de produção, afinal, agora existia um Volkswagen refrigerado a água.
A tração era dianteira. Pela primeira vez no Brasil, eram usadas juntas homocinéticas, estabelecendo um novo padrão no comportamento da direção entre os carros nacionais. O carro andava bem, tinha ótima estabilidade e dirigibilidade pra sua época.