Ela é a nova governadora
Semana começa com o foco na troca de governador
Esta segunda-feira começa com um cenário político inimagionável até a semana passada. O cargo de governador do Estado será ocupado a partir das próximas horas pela vice-governadora Daniela Reinher. Tudo isso é desdobramento de um processo que agitou as últimas horas e continua rendendo. No Programa João Paulo Messer desta segunda-feira este é o assunto principal. Acompanhe detalhes da cobertura feita na última sexta-feira.
RESGATE DA INFORMAÇÃO
Com uma sessão que iniciou às 9h06min da manhã desta sexta-feira (23) e terminou apenas às 01h54min da madrugada deste sábado (24), a sessão da Comissão Mista do julgamento do processo de impeachment do governador Carlos Moises e da vice-governadora Daniela Reinher. Por 6 votos a 4 o conselho formado por cinco deputados e cinco desembargadores votou pela admissibilidade da denúncia no caso do governador, isto é, a continuidade das investigações. Por extensão aprovou o afastamento do governador por um período de até 180 dias. Neste período o Estado será comandado pela vice-governadora Daniela Reihner.
Num cenário que se constituiu surpreendente, pois as apostas eram de que poderia ser registrada votação maciça pela continuidade das investigações, o dia de votação foi tenso. A situação começou a ficar mais tensa já a partir do terceiro voto entre os desembargadores. Somente no último dos cinco votos dos desembargadores clareou o desempate pelo afastamento do governador.
CAUSA
O julgamento se refere ao pedido aprovado com apenas sete votos contrários no ambiente de política (Assembleia Legislativa). O processo acusa o governador e a vice de crime de responsabilidade administrativa por uma equiparação salarial de procuradores do Estado aos procuradores da Alesc.
ALMOÇO
Após a abertura dos trabalhos e a leitura do voto do relator, deputado Kenedy Nunes, pela admissibilidade da denúncia, houve uma pausa para o almoço. A retomada da votação do processo de admissibilidade do processo de impeachment do governador e a vice-governadora ocorreu após pausa de uma hora.
A tarde o processo foi retomado com o voto do desembargador Carlos Alberto Civinski (TJSC).
LANCHE
Por volta das 17h em plenário os julgadores fizeram um lanche sem parar as atividades.
JANTAR
Às 20h15min, por hora, ocorreu a pausa para o jantar.
Na volta o voto do deputado Sargento Lima, que mais tarde constitui-se no diferencial da sessão pois ele excluiu a vice-governadora do afastamento.
SURPREENDENTE
Foi surpresa para o ambiente o voto do desembargador Luiz Felipe Schuch, que diferente dos seus colegas desembargadores votou pelo prosseguimento da investigação.
DESEMPATE
Como o deputado Sargento Lima votou pela admissibilidade do processo do governador, mas rejeitou o mesmo procedimento para a vice-governadora Daniela Reihner, houve necessidade do voto de mineira praticado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Roesler, que votou contra a admissibilidade do processo contra a vice-governadora. Isso definiu que ela deve assumir o governo.
PLACAR FINAL
Para admissibilidade do processo contra o governador Carlos Moises, o que significa o seu afastamento foi de 6 votos a 4. Já para a admissibilidade do processo contra a vice-governadora foi necessário o voto de minerava do presidente do TJSC que significa placar de 6 a 5 em favor de Daniela.
ORDEM DA VOTAÇÃO
1 x 0 - Carlos Alberto Civinski (TJSC) – pelo arquivamento da denúncia
1 x 1 - Deputado Keneddy Nunes (PSD) – pelo prosseguimento da denúncia
2 x 1 - Sérgio Antonio Rizelo (TJSC) - pelo arquivamento da denúncia
2 x 2 - Deputado Maurício Escurdlark (PL) - pelo prosseguimento da denúncia
3 x 2 - Claudia Lambert de Farias (TJSC) - pelo arquivamento da denúncia
3 x 3 - Deputado Sargento Lima (PSL) - pelo prosseguimento da investigação (ele votou pelo nçaoa catamento da denúncia no caso da vice-governadora)
4 x 3 - Rubens Schultz (TJSC) - pelo arquivamento da denúncia
4 x 4 – Deputado Luiz Fernando Cardoso Vampiro (MDB) - pelo prosseguimento da investigação
4 x 5 – Desembargador Luiz Felipe Schuch (TJSC) - pelo prosseguimento da investigação
4 x 6 - Deputado Laércio Schuster (PSB) - pelo prosseguimento da investigação
PRÓXIMOS ATOS
Já na madrugada deste sábado a vice-governadora foi notificada e na terça-feira ele deve ter solenidade de posse. O governador perderá 30 por cento do salário no período em que estiver afastado, mas mantém demais privilégios como a residência oficial.
Mais notícias de Jornalismo
Empreende SC amplia alcance com conteúdo online
Ingressos esgotados e transmissão confirmada. Público poderá acompanhar palestras de Rony Meisler e Eric Shibata on line em parceria com o Sebrae
Colibri – Mampituba 101 anos terá atração nacional
Paulo Miklos irá cantar os sucessos do Titãs e convida André Frateschi cantando Legião Urbana.
Escassez de mão de obra atinge mais de 57% das empresas brasileiras
Ações para minimizar impactos da falta de profissionais qualificados e disponíveis serão discutidas em Criciúma.
Governo Municipal de Içara está com inscrições abertas para concurso público
Os profissionais contratados terão uma carga horária de 20 a 40 horas semanais e receberão salários que variam de R$ 1.682,67 a R$ 9.060,52.
Definidas datas da Festa da Tainha e Julifest em Balneário Rincão
As duas festas são as principais atrações na temporada de inverno no município.