Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

AUXÍLIO EMERGENCIAL AO FUTEBOL

Texto Willi Backes

comment Jornalismo access_time26/11/2020 - 04:45

Na vida do indivíduo e dos empreendedores, em algum momento e até em muitos momentos, foi e é necessário recorrer a empréstimos financeiros para quitar compromissos vencidos e ou para investimentos pretendidos.
Capitais extras financiam a compra de veículos, de moradia e demais edificações, de máquinas e equipamentos, de terras, vestuário, compra de alimentos e pagamento de folha salarial.
Todo empréstimo pressupõe análise cadastral, garantias pessoais e patrimoniais. Em tempos de inflação e juros baixos – antídotos ao capital especulativo – sobram recursos represados para novos investimentos.

FUTEBOL É OU NÃO É UM NEGÓCIO?
Mesmo que ainda não esteja definitivamente regulamentado a situação e relação fiscal dos clubes de futebol profissional, a gestão das entidades já está obrigado à prudente profissionalização. A citação de “clube-empresa” está entre as mais populares no meio esportivo.
As receitas da Entidade Criciúma Esporte são oriundas do marketing promocional nos uniformes e equipamentos esportivos, dos patrocínios máster, das mensalidades dos associados, venda de produtos, das cotas das competições em que está inserido, dos ingressos dos jogos em seu estádio (em 2020 nulo) e das captações nas formas de convênios com Entidades Públicas.
Resumidamente, os investimentos que o clube faz estão relacionados à folha salarial profissional e demais, construção e manutenção patrimonial, despesas operacionais e formação de jogadores nas equipes da base.

INEXISTE DOAÇÃO E FUNDO PERDIDO NO FUTEBOL.
Ao longo de sua história vitoriosa, o Criciúma EC teve inúmeras pessoas físicas e jurídicas que investiram recursos na Entidade, publicamente ou silenciosamente, sem que houvesse garantias e avais para retorno dos empréstimos realizados. Na sua maioria as devoluções ocorreram, outras estão pendentes moralmente. Nunca foram doações à fundo perdido.
Simultaneamente, muitos dos dirigentes que passaram no clube, além de recursos pessoais e do tempo dedicado à Entidade, comprometeram significativamente a própria atividade profissional extramuros do Estádio Heriberto Hulse. Ninguém saiu mais forte ou mais abastado.
Agora, o que mais se ouve é sobre “investidores” que pretendem capturar a gestão do futebol do Criciúma Esporte Clube. Uma graça, desgraça.

GESTÃO PRÓPRIA, COM GARANTIAS.
O Estatuto do Criciúma EC diz que a gestão da Entidade não pode alienar ou vender bens de sua propriedade. Em três ocasiões não tão distantes no tempo, o principal ônibus do clube foi oferecido como bem em garantia em um processo judicial. Um abnegado diretor/torcedor pagou o valor do bem depositado e repassou para o clube o domínio sobre o equipamento. Em outra ocasião, um empresário emprestou valor para o clube e como não lhe foi devolvido na data acordada, penhorou a área do estacionamento interno defronte do estádio HH. Devolvido os valores devidos, o estacionamento voltou para escritura territorial do Clube. Numa outra discórdia jurídica, até os postes e luminárias do estádio foram pra penhora.
O Criciúma Esporte Clube possui CNPJ regular e limpo. Tem patrimônio territorial e edificações com elevado valor em qualquer avaliação que se faça. Se o problema vigente é o do capital de giro, investimentos iniciais no futebol em 2021, pois busque-se junto aos bancos regulares o valor necessário e pensado na previsão orçamentária do ano. Não faltarão garantias.

AVENTURAS ESPECULATIVAS DESNECESSÁRIAS.
No sul do Estado, algumas dezenas de empresas geram e faturam mais de 1 milhão de reais por mês, ou algo como 10 milhões por ano.
É inadmissível que um clube com gestão empresarial, com imenso patrimônio físico e institucional existente, centenas ou milhares de associados, mercados consumidores conhecidos e apaixonados, com muitas participações diretivas e apoiadoras, não consiga igual feito.
As potencialidades econômicas imediatas e futuras do Criciúma EC são percebidas pelos tais investidores. Bem mais atentos que os atuais mandatários filosóficos do Entidade.

Incrivelmente o que o clube deveria ter como ordem unida, que é o da política de formação de jogadores de futebol, nada é dito, nada é refletido, nada é feito. Formar jogadores de futebol nas equipes de base deveria ser “Programa de Governo do Clube”, próxima e futura receita, independentemente do desproposito mandatário ou locador transitório de plantão.

Reportagem: Redação Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024