Covid-19: Santa Catarina já aplicou 48.733 doses da vacina
Números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira (26)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, informou que até o final da tarde desta terça-feira, 26, Santa Catarina já aplicou 48.733 doses da vacina contra a Covid-19. O levantamento foi feito com base em informações enviadas pelos municípios entre os dias 19 a 26 de janeiro, já que o sistema para registro das doses do Ministério da Saúde (MS) apresentou instabilidade ao longo da semana. Como não são todos os municípios que divulgaram as informações, o levantamento é preliminar e o número real pode ser maior.
Na primeira etapa de vacinação, o Estado recebeu um total de 144.040 doses da vacina contra à Covid-19 da empresa Sinovac/Butantan. Para que a pessoa seja considerada imunizada, é necessária a aplicação de duas doses, com intervalo de 15 dias entre elas.
Segundo e terceiro lote
No dia 24 de janeiro foram recebidas 47.500 doses da empresa Oxford/AstraZeneca. Esta vacina também deve ser utilizada no esquema vacinal de duas doses, mas o intervalo entre as doses é de 12 semanas. Por isso, toda essa quantidade foi encaminhada para as regionais de saúde nos dias 25 e 26 de janeiro, já que, com intervalo maior, existe a expectativa de que a segunda dose seja encaminhada com o início da produção nacional da vacina pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que está prevista para ser iniciada em fevereiro. E no dia 25 de janeiro, recebidas mais 21.600 doses da Sinovac/Butantan.
Nesta etapa da campanha, o público-alvo é composto por pessoas acima de 60 anos e portadores de deficiência residentes em instituições de longa permanência, povos indígenas aldeados e trabalhadores de saúde.
Como o quantitativo de doses encaminhadas até o momento cobre um pouco mais da metade da estimativa do total de profissionais de saúde cadastrados, foram realizadas duas reuniões da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), composta por gestores estaduais e municipais, que deliberaram critérios para priorização da vacinação dos trabalhadores de saúde.
Deverão ser priorizados os grupos de trabalhadores de saúde que prestam atendimento direto a pessoas com Covid-19, que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), emergências, hospitais, ambulatórios, unidades de coleta e diagnóstico de Covid-19 e o Atendimento Médico Pré-hospitalar móvel catarinense.
É fundamental que toda a força de trabalho em saúde envolvida diretamente com a assistência clínico-hospitalar, de urgência e emergência e de apoio diagnóstico da Covid-19 seja imunizada o quanto antes, pois Santa Catarina precisa desses profissionais que atuam na linha de frente protegidos para continuar prestando o serviço de excelência que vem realizando nos últimos meses.
Contudo, assim que for concluída esta etapa e que um quantitativo suficiente de doses para iniciar as etapas seguintes da campanha de vacinação for encaminhado pelo MS, a vacinação será ampliada de forma a contemplar outros grupos, como idosos e portadores de comorbidades.
Fonte: Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina
Mais notícias de Jornalismo
Empreende SC amplia alcance com conteúdo online
Ingressos esgotados e transmissão confirmada. Público poderá acompanhar palestras de Rony Meisler e Eric Shibata on line em parceria com o Sebrae
Colibri – Mampituba 101 anos terá atração nacional
Paulo Miklos irá cantar os sucessos do Titãs e convida André Frateschi cantando Legião Urbana.
Escassez de mão de obra atinge mais de 57% das empresas brasileiras
Ações para minimizar impactos da falta de profissionais qualificados e disponíveis serão discutidas em Criciúma.
Governo Municipal de Içara está com inscrições abertas para concurso público
Os profissionais contratados terão uma carga horária de 20 a 40 horas semanais e receberão salários que variam de R$ 1.682,67 a R$ 9.060,52.
Definidas datas da Festa da Tainha e Julifest em Balneário Rincão
As duas festas são as principais atrações na temporada de inverno no município.