Notícias em destaque

  Campanha Fevereiro Roxo conscientiza sobre lúpus, Alzheimer e fibromialgia

commentJornalismo access_time26/02/2021 15:30

Campanha busca destacar a importância do diagnóstico precoce dessas doenças

ANJOS DO FUTSAL, EM 2.021, 20 ANOS DE HISTÓRIA

commentEsporte access_time24/02/2021 06:51

Pesquisa, fotos e texto – Willi Backes & Jean Carlos Reis

Tigre estreia com empate no estadual

commentCriciúma EC access_time24/02/2021 22:55

Criciúma teve mais volume, mas não conseguiu sair com a vitória

Covid-19: Santa Catarina já aplicou 48.733 doses da vacina

Números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira (26)

comment Jornalismo access_time26/01/2021 - 22:20

Reportagem: Redação Eldorado - Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, informou que até o final da tarde desta terça-feira, 26, Santa Catarina já aplicou 48.733 doses da vacina contra a Covid-19. O levantamento foi feito com base em informações enviadas pelos municípios entre os dias 19 a 26 de janeiro, já que o sistema para registro das doses do Ministério da Saúde (MS) apresentou instabilidade ao longo da semana. Como não são todos os municípios que divulgaram as informações, o levantamento é preliminar e o número real pode ser maior.

Na primeira etapa de vacinação, o Estado recebeu um total de 144.040 doses da vacina contra à Covid-19 da empresa Sinovac/Butantan. Para que a pessoa seja considerada imunizada, é necessária a aplicação de duas doses, com intervalo de 15 dias entre elas.

Segundo e terceiro lote

No dia 24 de janeiro foram recebidas 47.500 doses da empresa Oxford/AstraZeneca. Esta vacina também deve ser utilizada no esquema vacinal de duas doses, mas o intervalo entre as doses é de 12 semanas. Por isso, toda essa quantidade foi encaminhada para as regionais de saúde nos dias 25 e 26 de janeiro, já que, com intervalo maior, existe a expectativa de que a segunda dose seja encaminhada com o início da produção nacional da vacina pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que está prevista para ser iniciada em fevereiro. E no dia 25 de janeiro, recebidas mais 21.600 doses da Sinovac/Butantan.

Nesta etapa da campanha, o público-alvo é composto por pessoas acima de 60 anos e portadores de deficiência residentes em instituições de longa permanência, povos indígenas aldeados e trabalhadores de saúde.
Como o quantitativo de doses encaminhadas até o momento cobre um pouco mais da metade da estimativa do total de profissionais de saúde cadastrados, foram realizadas duas reuniões da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), composta por gestores estaduais e municipais, que deliberaram critérios para priorização da vacinação dos trabalhadores de saúde.

Deverão ser priorizados os grupos de trabalhadores de saúde que prestam atendimento direto a pessoas com Covid-19, que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), emergências, hospitais, ambulatórios, unidades de coleta e diagnóstico de Covid-19 e o Atendimento Médico Pré-hospitalar móvel catarinense.

É fundamental que toda a força de trabalho em saúde envolvida diretamente com a assistência clínico-hospitalar, de urgência e emergência e de apoio diagnóstico da Covid-19 seja imunizada o quanto antes, pois Santa Catarina precisa desses profissionais que atuam na linha de frente protegidos para continuar prestando o serviço de excelência que vem realizando nos últimos meses.

Contudo, assim que for concluída esta etapa e que um quantitativo suficiente de doses para iniciar as etapas seguintes da campanha de vacinação for encaminhado pelo MS, a vacinação será ampliada de forma a contemplar outros grupos, como idosos e portadores de comorbidades.

Fonte: Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  Campanha Fevereiro Roxo conscientiza sobre lúpus, Alzheimer e fibromialgia

commentJornalismo access_time26/02/2021 15:30

Campanha busca destacar a importância do diagnóstico precoce dessas doenças

  Alergia emocional: médico explica o que é e os principais sintomas

commentJornalismo access_time26/02/2021 15:00

Tem foi abordado durante o programa Tudo a Ver

Saiba quais serviços não podem funcionar neste fim de semana após decreto do Governo do Estado

commentJornalismo access_time26/02/2021 11:26

Decreto foi publicado nesta sexta-feira (26)

  100% dos leitos para Covid-19 ocupados em Criciúma

commentJornalismo access_time26/02/2021 09:50

Informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (26)

  Sol e temperatura agradável nesta sexta-feira (26)

commentJornalismo access_time26/02/2021 07:00

Confira a previsão do tempo com Ronaldo Coutinho