Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

CRICIÚMA APROXIMA O FUTURO

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time11/05/2021 - 20:04

Reportagem: Willi Backes - Foto – Drone Flysul

No princípio, os arrojados colonizadores estabelecidos na Vila São José de Cresciuma, com aptidão para o preparo, cultivo do solo e câmbio do resultado da produção agrícola, tiveram na prospecção do carvão mineral acumulado sobre e subsolo, importante insumo para suas próprias atividades mecânicas e artesanais.

A revolução industrial e os conflitos bélicos mundiais nas décadas iniciais do Século XX, com uso do carvão como principal insumo para geração de energia, impulsionaram sobremaneira a extração, logística e comercialização do produto abundante no sul catarinense, com consequente redirecionamento econômico e social regional.

Também do solo veio a segunda tendência produtiva industrial regional, através da transformação do “barro” em louças, cerâmica vermelha estrutural e de revestimentos cerâmicos em pisos e paredes na construção. A constante evolução tecnológica na produção regional, inseriu o Estado de Santa Catarina em destaque nacional, fundamental para colocar o Brasil entre os principais produtores de cerâmica linha branca do mundo.

A rápida e intensa expansão populacional nas décadas de 40, 50 e 60, sugeriu e até impôs a necessária diversificação industrial e comercial nas comunidades. Com capitais e esforços do empreendedorismo dos residentes, Criciúma fez nascer e crescer atividades industriais, comerciais e de serviços relacionados à metalomecânica, vestuário, embalagens e plásticos descartáveis, produtos químicos e derivados, agricultura e pecuária familiar na produção de alimentos, atendimento clínica médica e hospitalar, construção civil, varejo e atacado supermercadista, dentre outros muitos, o que fez Criciúma nos anos 80 disputar a 4ª posição no movimento econômico estadual.

O freio na conquista de posição econômica estadual mais relevante está diretamente ligada ás emancipações político administrativas de Nova Veneza (1958), Içara/Praia do Rincão (1961) e Forquilhinha (1989). O território de Cresciuma/Criciúma em 1.925 quando da emancipação de Araranguá, era de 1.005,625 km2, sendo que após as citadas emancipações restaram os atuais 234,865 km2.

A população estimada de Criciúma em 2.021 é de 218.000 residentes e que somados aos municípios emancipados totalizaria mais de 330.000 residentes, o que determinaria que Criciúma estivesse em 2.021 na quarta posição estadual quanto ao índice e número populacional.

REGIÃO METROPOLITANA AMREC.
É público e notório que as emancipações político administrativas de Nova Veneza, Içara (e deste a pouco também do Balneário Rincão) e Forquilhinha, do município de Criciúma, fizeram e produzem muitos acréscimos para o desenvolvimento econômico e social de cada um dos emancipados.

Desde o princípio até os tempos atuais, Criciúma sempre foi e é a principal referência econômica e cultural do sul catarinense. Os doze municípios que formam a Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC, possuem suas sedes urbanas distantes 15 a 30 km entre si, tendo Criciúma como polo referência exponencial.

A gestão pública e também a gestão privada dos objetivos e metas locais e regionais são comuns e interligadas. As ilhas que formam o arquipélago, são interligadas e interdependentes nas necessidades e nos predicados. Assim é nos acessos, vias rodoviárias, ferroviárias e aeroviárias, no abastecimento abundante de água potável e energia elétrica segura, nas comunicações, na segurança alimentar, no atendimento médico e hospitalar, na hospedagem e gastronomia, na amplitude dos níveis educacionais e formadores profissionais, na segurança pública policial, na prestação de serviços de reparo e manutenção, nos diversos serviços varejistas e atacadistas, na oferta para o trabalho na transformação industrial e atendimento comercial, nas implantações, manutenções, uso e usufruto do meio ambiente.

Os bons predicados são visíveis e as perspectivas eminentes de novas conquistas coletivas são encorajadoras.

PARAÍSO TROPICAL, POTENCIALIDADES.
A grandeza das atividades industriais, considerando matriz no município de Criciúma, despontam a Cecrisa Revestimentos Cerâmicos, Plasson do Brasil, Anjo Química e Setep Construções, lideres nos seus segmentos de atividades, figurando entre as 100 maiores empresas no Estado de Santa Catarina, assim como o Angeloni Supermercados, potência no varejo estadual e nacional.
As potencialidades regionais para o desenvolvimento sustentável e contínuo são plenamente visíveis, alicerçadas na boa infraestrutura instalada e qualidade dos serviços profissionais existentes.

Dentre todos os segmentos produtivos emergentes, o contemporâneo a despontar investigação para investimentos, é relacionado ao aproveitamento dos recursos naturais do meio ambiente existente e recomposto. O sul catarinense no seu conjunto é constituído de pequenas e médias propriedades rurais. Assim, a maior produtividade está vinculada e dependente do uso intensivo de tecnologia para alcançar qualidade e resultado econômico na produção agrícola e na pecuária.

O paraíso tropical do sul catarinense está descrito na extensa orla marítima, nos rios, cachoeiras, lagos, lagoas e águas termais existentes, nas serras, montanhas e planícies férteis, nas praças, parques e reservas ecológicas, no vento, sol e chuva do clima tropical.

Na genética da gente sul catarinense, sempre foi e é exponencial a labuta e a ousadia para o empreendedorismo. Com competentes componentes de uma orquestra, o que resta desejar é a batuta de maestro motivador para reger, escancarar oportunidades óbvias e impulsionar vontades produtoras.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024