Síndrome Respiratória Aguda Grave: médico explica causas e sintomas
Tema foi abordado durante o programa Tudo a Ver com Karol Carvalho
Por causa da pandemia do coronavírus o termo Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) passou a fazer parte do nosso cotidiano. Ela abrange casos de síndrome gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória que, na maioria dos casos, leva à hospitalização, sem outra causa específica.
Durante o programa Tudo a Ver, apresentado pela jornalista Karol Carvalho, o pneumologista, Dr. Celso Tadeu Menezes, explicou melhor sobre esse conceito.
De acordo com o médico, o diagnóstico de SRAG quer dizer que o paciente está em um momento crítico. Além disso, o pneumologista explicou que os sintomas são cansaço e falta de ar, sendo tratado com oxigenoterapia.
SRAG em Santa Catarina
De acordo com o último informe epidemiológico da Dive/SC, entre as semanas epidemiológicas 01 a 19 (03/01 a 15/05/2021) foram notificadas 33.676 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina, sendo:
● Nenhum registro de SRAG causado pelos vírus da influenza A e B;
● 3.677 (10,9%) foram classificados como SRAG não especificada (resultado negativo para influenza A - H1N1 e H3N2 – influenza B e outros vírus respiratórios);
● 27.382 (81,3%) casos de SRAG foram ocasionados por outros vírus respiratórios – entre os vírus pesquisados estão 119 pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), 01 pelo Rinovírus e 27.262 pelo SARS-COV-2;
● 09 ocasionados por outros agentes etiológicos;
● 2.608 casos (7,7%) estão em investigação.
OUÇA a entrevista completa no podcast abaixo:
Mais notícias de Jornalismo
Empreende SC amplia alcance com conteúdo online
Ingressos esgotados e transmissão confirmada. Público poderá acompanhar palestras de Rony Meisler e Eric Shibata on line em parceria com o Sebrae
Colibri – Mampituba 101 anos terá atração nacional
Paulo Miklos irá cantar os sucessos do Titãs e convida André Frateschi cantando Legião Urbana.
Escassez de mão de obra atinge mais de 57% das empresas brasileiras
Ações para minimizar impactos da falta de profissionais qualificados e disponíveis serão discutidas em Criciúma.
Governo Municipal de Içara está com inscrições abertas para concurso público
Os profissionais contratados terão uma carga horária de 20 a 40 horas semanais e receberão salários que variam de R$ 1.682,67 a R$ 9.060,52.
Definidas datas da Festa da Tainha e Julifest em Balneário Rincão
As duas festas são as principais atrações na temporada de inverno no município.