Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

ARTIGO | Toda eficiência será castigada

Presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, faz uma reflexão sobre o momento atual e os desafios futuros para o país e, em especial, Santa Catarina.

comment Jornalismo access_time22/12/2022 - 10:44

Reportagem: Redação

Toda eficiência será castigada
Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC

No debate sobre o descompasso entre os recursos enviados por Santa Catarina a Brasília e o retorno que o estado recebe da União, fica um sentimento que pode ser resumido parafraseando a peça de Nelson Rodrigues, que intitula este artigo. Resultado do trabalho e esforço dos catarinenses, os indicadores sociais diferenciados do estado, fazem com que ele seja “punido” com uma contrapartida inferior na divisão da arrecadação nacional.

É uma injustiça contra a qual seguiremos nos insurgindo. Mas, para além disso, temos que ter em mente que o sucesso do presente não garante um futuro promissor. SC, em especial o novo governo, precisa atentar para uma série de alertas eloquentes que deixam claro que, para nos mantermos no topo, precisamos nos mobilizar e colocar em prática novas estratégias. Há muito tempo a FIESC chama atenção, insistentemente, para a necessidade de superar os gargalos da infraestrutura, pré-condição para a competitividade. Nossas rodovias precárias, problemas no fornecimento de energia e a constrangedora cobertura de saneamento destoam de Santa Catarina.

Tem mais: uma série de outros indicadores precisam de mais atenção, a começar pelo capital humano, fator-chave numa economia em que o conhecimento e a inovação se transformaram nos diferenciais mais significativos. Há exceções, mas entre 2007 e 2019, o desempenho dos estudantes catarinenses de ensino médio ficou estagnado e decaímos do topo do ranking para a 18ª posição, enquanto Pernambuco, Ceará e Piauí apresentaram grande avanço na qualidade da educação básica.

Outros sinais amarelos se acenderam. No ranking da inovação, em que ocupávamos a 2ª posição, caímos para a 4ª, agora atrás de RJ e RS. No índice Gini, que mede a distribuição das riquezas, o PR nos ultrapassou e alcançou o melhor resultado da região Sul.

Estes são alguns dos desafios postos ao governo do estado e aos nossos representantes nos Legislativos estadual e federal. Estamos convictos de que temos todas as condições de suplantar qualquer adversidade e colocamos a FIESC à disposição para contribuir na elaboração e execução das estratégias necessárias para fazer frente a essa realidade. A história prova que temos todas as condições para isso, pois a alma empreendedora é o maior patrimônio do catarinense, que é exemplo de resiliência, coragem e protagonismo.

Colaboração: Novo Texto Comunicação

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024