Nova vacina contra a dengue já está disponível na Rede de Farmácias São João
É a primeira vacina da dengue que pode ser aplicada em pessoas nunca infectadas pelo vírus.
A segunda vacina contra a dengue, a receber o registro no Brasil, já está disponível na Rede de Farmácias São João. A nova vacina pode ser aplicada em pessoas que nunca foram infectadas, diferente da primeira que é apenas para pessoas que já tiveram contato com o vírus da dengue.
Oferecida exclusivamente na rede privada, a vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda Pharma, é indicada para crianças acima de 4 anos de idade, adolescentes e adultos até 60 anos de idade, independe de exposição anterior ao vírus. Num esquema de vacinação, também diferente da primeira vacina, a Qdenga é aplicada em duas doses com intervalo de três meses entre as aplicações.
Segundo o gerente de Serviços de Saúde da Rede São João, farmacêutico Roberto Canquerini, a nova vacina representa um avanço tecnológico e chega ao Brasil num momento em que o país vive uma emergência de saúde pública. Neste ano de 2023, mais de 1,3 milhão de casos de dengue já foram registrados, com 596 mortes confirmadas e 428 em investigação.
“A Qdenga é composta pelos quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Nos estudos clínicos, mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% na prevenção dos casos de dengue sintomática (12 meses após a vacinação). O imunizante também reduziu as hospitalizações em 90,4%”, destacou Canquerini.
Para fazer a vacina na Rede de Farmácias São João é possível realizar o agendamento da aplicação com a facilidade de lojas que funcionam também à noite e aos finais de semana. A Rede conta com mais de 1400 consultórios farmacêuticos, que ficam dentro das filiais, e mais de 3 mil farmacêuticos preparados para fornecer todas as orientações e esclarecer dúvidas da população sobre vacinas e teste de dengue.
Teste rápido de dengue nas farmácias
O teste oferecido na Rede de Farmácias São João é para a detecção dos quatro sorotipos do vírus da dengue, feito através da coleta de sangue da ponta do dedo, num exame duplo e simultâneo de anticorpos e antígeno, com resultado em 15 minutos.
O teste de antígeno (NS1) é indicado a partir do 1º dia do início dos sintomas da febre, até o 9º dia do início da infecção. Já o de anticorpo (IgM e IgG) deve ser feito a partir do 3º dia de exposição ao vírus ou do início dos sintomas.
Para conferir a filial mais próxima com os serviços de vacinação e teste rápido de dengue, basta acessar a aba: nossas Lojas, no painel Institucional do site www.saojoaofarmacias.com.br. No portal é possível pesquisar as filiais de cada cidade, os serviços disponíveis e o contato de WhatsApp das lojas.
Principais sintomas da dengue:
· Febre alta;
· Dores musculares intensas;
· Dor ao movimentar os olhos;
· Mal-estar;
· Falta de apetite;
· Dor de cabeça;
· Manchas vermelhas no corpo.
Colaboração: Keli Karczeski - Assessora de Comunicação da Rede de Farmácias São João
Mais notícias de Jornalismo
Empreende SC amplia alcance com conteúdo online
Ingressos esgotados e transmissão confirmada. Público poderá acompanhar palestras de Rony Meisler e Eric Shibata on line em parceria com o Sebrae
Colibri – Mampituba 101 anos terá atração nacional
Paulo Miklos irá cantar os sucessos do Titãs e convida André Frateschi cantando Legião Urbana.
Escassez de mão de obra atinge mais de 57% das empresas brasileiras
Ações para minimizar impactos da falta de profissionais qualificados e disponíveis serão discutidas em Criciúma.
Governo Municipal de Içara está com inscrições abertas para concurso público
Os profissionais contratados terão uma carga horária de 20 a 40 horas semanais e receberão salários que variam de R$ 1.682,67 a R$ 9.060,52.
Definidas datas da Festa da Tainha e Julifest em Balneário Rincão
As duas festas são as principais atrações na temporada de inverno no município.