Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Casa Guido promove ações especiais em alusão à campanha Setembro Dourado

Mês é dedicado à conscientização do câncer em crianças e adolescentes e contará com a segunda edição do evento Noite Dourada .

comment Jornalismo access_time12/09/2023 - 16:20

Reportagem: Redação

As ações de conscientização em torno do câncer em crianças e adolescentes são constantes na Casa Guido. Todo o esforço dedicado à causa de levar informações importantes sobre sinais e sintomas a serem identificados precocemente ganha ainda mais força no mês de setembro com uma programação especial alusiva à campanha Setembro Dourado.

Com objetivo de informar a população em geral quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil por meio de um olhar atento aos sinais e sintomas da doença, a Casa preparou ações como a distribuição de outdoors com parceiros pela cidade; a presença, nesta segunda-feira (4/09), na Câmara de Vereadores de Criciúma levando informações relevantes do cenário regional; a participação em uma ação na Praça Nereu Ramos no próximo sábado (9/09); a presença em veículos de comunicação e, finalmente, o encerramento com chave de ouro, no dia 28 de setembro, com a 2ª edição na Noite Dourada, evento aberto ao público que contará com a presença do médico Amilcar Cardoso de Azevedo, Onco Hematologista Pediátrico e Diretor Técnico do Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A, de São Paulo.

Todas essas ações, conforme o colaborador da equipe de Diagnóstico Precoce da Casa Guido, Schneider Neves, têm foco em alertar cidadãos e profissionais, especialmente das áreas da saúde, assistência social e da educação, para que estejam atentos e possam buscar avaliação médica de forma imediata. “O resultado de uma população mais atenta sobre o assunto, consciente de que o câncer em crianças e adolescentes existe e pode acontecer na casa de qualquer um de nós, será uma região com menores índices de mortalidade e maior índice de cura, reflexo de casos sendo identificados e tratados de forma precoce”, explica Schneider, que há um ano atua levando informações a cidades de toda a região com o projeto Capacitar para Salvar.

Os dados científicos, conforme a doutora, Lisienny Rempel, pesquisadora na área e coordenadora do Programa Diagnóstico Precoce, apontam a eficácia de um tratamento que começa de forma antecipada. “Não há dúvidas de que o caminho é conscientizar. Diferentemente do câncer em adultos, nas crianças e adolescentes não há prevenção, mas há formas de melhorar muito o prognóstico: e é reconhecendo sinais e sintomas, buscando ajuda e recebendo o atendimento correto, com investigação real. Isso salva vidas, literalmente”, acrescenta.

Dados que chamam a atenção e representam o alerta

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer infantojuvenil representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. “Com o diagnóstico precoce, em torno de 80% desses pacientes poderão ser tratados adequadamente com a doença ainda no início e com chances importantes de cura”, explica Lisienny.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), a taxa de cura do câncer infantojuvenil no Brasil ainda deixa a desejar em função da descoberta tardia da doença. “Porém, graças aos avanços de pesquisas e novos protocolos de tratamentos, a possibilidade de cura é muito maior quando a doença é descoberta logo no começo”, completa.

Chamar a atenção para esta pauta, para o presidente da Casa Guido, Rogério Campos, está entre os objetivos da Instituição que pretende, muito mais que levar assistência, colaborar para que seja possível melhorar os índices de cura da região. “Buscamos oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes em tratamento em toda a região, na Amrec, na Amesc e na Amurel, mas, mais que isso, fazer com que o futuro seja de índices melhores, o que também é fruto de uma população mais bem informada”, pontua.

Colaboração: Mayara Cardoso/ Assessoria Casa Guido - Foto: Maykol Cardoso/ Notuuurno/ Arquivo 2022

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024