Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Rede de Farmácias São João impulsiona presença feminina no mercado de trabalho

São João está entre as maiores empregadoras de mulheres e entre as com maior percentual feminino em cargos de liderança do varejo farmacêutico.

comment Jornalismo access_time11/03/2024 - 14:35

Reportagem: Redação

Inúmeras foram as conquistas das mulheres no mercado de trabalho ao longo dos últimos anos. Contudo, a realidade no país é de desafios com relação a oportunidades de emprego, igualdade salarial e representação feminina em cargos de liderança. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a diferença de remuneração entre homens e mulheres é de 22%. Isso significa que uma brasileira recebe, em média, 78% do que ganha um homem.

Um fator fundamental para diminuir as disparidades salariais de gênero é garantir que as mulheres tenham oportunidades de crescimento profissional na carreira. No Sul do país, a maior rede do varejo farmacêutico se consolida como um contínuo instrumento de geração de emprego e renda nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É na Rede de Farmácias São João que elas são maioria no quadro com mais de 20 mil colaboradores, cerca de 72,8%.

“As mulheres não estão apenas participando da mudança no mercado de trabalho, elas são a mudança. O mundo corporativo como conhecemos, pautado por valores como competição, hierarquia, ego e individualismo, está dando lugar a uma nova era, uma economia com as mulheres também no poder. A São João proporciona crescimento profissional de forma imparcial, independente do gênero. Atualmente temos muitas mulheres que ocupam cargos estratégicos, como gestão, coordenação e diretorias, e exercem com muita competência e profissionalismo”, afirma a coordenadora do Departamento Pessoal da Rede de Farmácias São João, Joceli Mombelli.

Além disso, a empresa participa do Programa Empresa Cidadã, que proporciona o benefício de licença maternidade estendida por até 6 meses, como uma das ações para incentivo da permanência feminina no mercado de trabalho. A empresa busca permitir que as colaboradoras possam conciliar a jornada materna e profissional com mais qualidade e tranquilidade.

“As mulheres possuem o instinto materno, um olhar mais atento, delicado e um perfil mais acolhedor. Essa essência vai exatamente ao encontro com a visão da nossa empresa de ser reconhecida por nossa capacidade de servir, crescer e compartilhar, valorizando as pessoas e promovendo a saúde de forma sustentável”, destaca Joceli.

Maioria também nos cargos de liderança da São João
A participação feminina representa também a maioria das funções de liderança na Rede de Farmácias São João, com 74% dos cargos de comando ocupados por mulheres. Este índice coloca a Rede na 8ª posição do segmento, conforme ranking 2023 da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Responsável por gerenciar uma das equipes do Setor de Compras da Rede, Ediane Benedetti Melo está há 24 anos na empresa. Ela conta que a caminhada junto à São João começou de forma muito emocionante ao ser contratada para balconista de loja depois de algumas tentativas de admissão. Após seis meses, ocupou a função de atendimento no balcão, que era a expectativa quando buscou uma oportunidade na Rede, e com muita dedicação e aprendizado, não demorou muito para ser promovida a gestora de filial. Aproveitando todas as oportunidades que a empresa ofereceu, Ediane desenvolveu a liderança e atualmente administra o setor que faz a aquisição de produtos de laboratórios mundialmente conhecidos para abastecimento das mais de 1100 lojas da Rede.

“Para a construção da minha liderança, contei com o incentivo da empresa que, além de oportunidades, me proporcionou qualificação através de inúmeros cursos durante meus 24 anos como colaboradora. Todo este aprendizado aplico na minha vida profissional e pessoal”, enfatiza Ediane, gerente de Compras da Rede de Farmácias São João.

Assim como a Ediane, a gestora da filial Modelo da São João tem uma história de crescimento profissional junto à empresa. Há 8 anos, Cristina Silveira foi contratada para o atendimento de balcão numa das filiais de Passo Fundo/RS. Mesmo sem experiência no ramo, ela conta que aproveitou todas as oportunidades de qualificação na Rede e não demorou muito para desenvolver a liderança. Após 6 anos de dedicação e desenvolvimento, foi promovida a gestora e incentivada, com suporte da empresa, a cursar a Faculdade de Farmácia.

“Eu cresci com uma educação em que a mulher tinha que ficar uns passos atrás do homem e hoje tenho orgulho de estar numa empresa com muitas mulheres líderes. Eu desenvolvi a liderança aqui na empresa, nunca me imaginava como gestora de nada na vida. Sou prova de que é possível ser líder, mãe, dona de casa e estudante, sem esquecer o lado feminino”, conta Cristina, gerente de loja na Rede de Farmácias São João.

Mulheres de todas as idades
O preconceito relacionado à idade também está presente ao longo do ciclo de vida profissional e é um dos desafios para a população feminina. Segundo um estudo da empresa Ernst & Young e a agência Maturi, realizado em quase 200 empresas no Brasil, 78% das organizações consideram-se etaristas e têm barreiras para contratação de trabalhadores próximos dos 50 anos.

Sem limite de idade para a primeira experiência profissional, há 3 meses Janete Maria Rodrigues Micheloti, de 47 anos, foi contratada como estoquista na Rede de Farmácias São João. Ela trabalhou por 15 anos como microempresária na área de panificação, produzia alimentos para eventos e com a pandemia viu o negócio falir.

“Tive que ir em busca de um emprego aos 47 anos. Mentalizei que iria trabalhar na São João e deu certo, estou na empresa há 3 meses. Tinha receio de conseguir um lugar no mercado de trabalho por ter mais de 40 anos e sem experiência, mas fui muito bem recebida e estou muito feliz por estar aqui”, comemora Janete.

Mulheres em espaços de trabalho considerados "masculinos"
Se competir com os homens no mercado de trabalho representa um desafio para as mulheres, ocupar funções consideradas masculinas ou liderar equipes formadas por homens são obstáculos a serem vencidos.

Gabriela Wielande começou a trabalhar na Rede de Farmácias São João em 2015, na recepção do Departamento Pessoal. Posteriormente, foi promovida para o setor de Obras e após quatro anos recebeu o primeiro cargo de gestão. “Foi meu maior desafio dentro da empresa, pois iria iniciar algo que eu nunca havia feito, a responsabilidade de ser líder e exemplo de uma equipe”.

Atualmente, Gabriela é gestora Sênior de Logística da Rede de Farmácias São João e lidera uma equipe de 90 pessoas, sendo 90% homens. No setor, onde acontece o recebimento de produtos de revenda, ela também trabalha diretamente com os fornecedores e transportadores.

“Aqui eu tive a certeza de que mulher pode ocupar qualquer lugar que ela desejar. Eu continuo com o mesmo brilho nos olhos da menina quando começou na empresa, com o mesmo sentimento de gratidão para aquele sim da contratação e com as pessoas que estiveram ao meu lado ajudando a trilhar minha história aqui dentro. Como nosso presidente da empresa diz: nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”, conclui Gabriela.

Colaboração: Keli Karczeski - Assessora de Comunicação da Rede de Farmácias São João

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024