Notícias em destaque

Faltam sete dias para a Festa da Gastronomia Típica Italiana de Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/06/2024 09:38

Shows gratuitos e muita gastronomia são os atrativos da festa que celebra a cultura italiana.

Caravaggio vence o Atlético Catarinense fora de casa

commentEsporte access_time10/06/2024 17:17

Azulão fez dois gols no segundo tempo e somou três pontos na Série B do Campeonato Catarinense.

Criciúma enfrenta o Athletico Paranaense em Curitiba

commentCriciúma EC access_time13/06/2024 09:56

O Tigre enfrenta o Athletico Paranaense a partir das 20 horas, na Ligga Arena. Você acompanha tudo aqui pela Rádio Eldorado, a partir das 18h.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.

comment Jornalismo access_time10/05/2024 - 15:21

Reportagem: Redação

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição

Eles são essenciais no trabalho hospitalar. As suas mãos são repletas de cuidado, atenção e dedicação ao próximo. Neste 12 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem, uma data importante para celebrar enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e reforçar a importância da profissão para a saúde e cuidado da comunidade.

“Trabalhar na área da saúde sempre foi um desejo do meu coração. E para mim, significa doação. Cuidar da dor do outro com o que temos de melhor, e entender que Deus cuida da nossa. Todo dia é um aprendizado diferente, cada paciente, cada atendimento é uma lição diferente e acredito que por isso nossa profissão é tão valiosa. Mas o maior aprendizado de todos é entender que a gente sempre pode fazer algo para melhorar a situação de alguém, contribuir na vida daquela pessoa que precisa do nosso cuidado. Seja com uma palavra, um gesto, um olhar ou até uma manta quentinha. Sempre dá para contribuir de alguma forma” explica a enfermeira Gabriela Felipe Carvalho Zeilmann, que atua no Hospital São José de Criciúma há 6 anos.

Atualmente, no HSJosé, são mais de 800 enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares que atuam no dia a dia da instituição buscando levar amor e cuidado a quem precisa. “Trabalhar com enfermagem é ter a certeza que o seu dia de trabalho fará a diferença na vida de alguém, é trazer esperança para as pessoas, aliviar o sofrimento e proporcionar qualidade de vida e conforto aos necessitados. É cuidado do início ao fim da vida, e também aprendizado todos os dias, crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Trabalhar com a enfermagem significa ter amor e esperança por dias melhores para as pessoas”, garante a enfermeira do HSJosé, Beatriz de Mello.

Segundo a profissional que está há dois anos na instituição, trabalhar com a enfermagem fez aprender que é preciso amar todos os dias, pedir perdão, ser gentil, querer ser alguém melhor a cada dia, e ser grata por tudo. “Quando estamos atuando, lidamos com vidas, com histórias, com os mais diferentes processos de saúde enfrentados por pacientes. Nós prestamos a assistência, e eles, nos ensinam sobre a vida, a valorizar cada momento e oportunidade, tenho certeza que a Enfermeira de 2022 não é a mesma de 2024, a enfermagem me permite e estimula estar em constante evolução em todos os aspectos da vida”, aponta Beatriz.

A mesma ideia é compartilhada com a enfermeira Francine Caetano Américo, que cita a pandemia de Covid-19, como um período difícil, porém de grande aprendizado. “A experiência de enfrentar uma pandemia na linha de frente no combate me fez crescer profissionalmente, enfrentando muitas coisas que antes não imaginávamos que seria possível. Aprendi a ser grata pelas coisas simples da vida e agradecer por cada dia. Cuidar das pessoas me mostrou que nenhuma pessoa é igual e que nosso cuidado deve abranger a todos, aprendi que muitas vezes o que as pessoas precisam é somente de alguém que possa parar para escutar o que elas têm a dizer e isso por mais simples que seja faz a diferença na vida de alguém”, enaltece Francine.

Assistência humanizada e cuidado centrado no paciente
De acordo com a gerente assistencial do HSJosé, Thamilis Csunderlick, a instituição cada vez mais foca na humanização e no cuidado centrado no paciente, especialmente na área da assistência hospitalar. “Tanto no HSJosé, quanto em outras atividades, a enfermagem é quem cuida, quem fica do lado do paciente em todos os momentos. Tanto o enfermeiro como o técnico e auxiliares são aqueles que estão junto à família, do paciente, ouvindo suas queixas ajudando em questões de auxilio, alívio da dor, cuidado, banhos, entre tantas outras ações. São esses profissionais que fazem o dia a dia ser diferente, são eles que merecem ser muito celebrados pela importância e pela sua dedicação ao próximo”, finaliza Thamilis.

Colaboração: Jéssica Pereira - Assessora de Comunicação do Hospital São José

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Aguaí Santuário Ecológico recebe a segunda edição do Expresso Belluno

commentJornalismo access_time13/06/2024 12:56

O passeio ferroviário terá duração de 4h30 com comissária exclusiva no vagão, apresentação de sanfoneiros, recepção com café com mistura e muita diversão.

Workshop vai desvendar stories que conectam e vendem em Içara

commentJornalismo access_time13/06/2024 11:51

Imersão com especialista Fabiana Pangrácio será realizada no próximo dia 26.

Nações Shopping promove encontro de fãs com os personagens Elsa, Stitch, Minions e Hello Kitty

commentJornalismo access_time13/06/2024 10:14

Evento acontece neste domingo, dia 16, e é gratuito.

Faltam sete dias para a Festa da Gastronomia Típica Italiana de Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/06/2024 09:38

Shows gratuitos e muita gastronomia são os atrativos da festa que celebra a cultura italiana.

Rede de Farmácias São João reabre as portas de 47 lojas atingidas pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time10/06/2024 17:45

Todos os mais de 1 mil colaboradores, que estavam afastados por mais de 30 dias, estão recebendo o salário integralmente.