"Justifiquem-se"...
Técnicos da prefeitura vão às rádios justificarem o aumento do IPTU
Depois da péssima repercussão à entrega dos primeiros carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Criciúma o prefeito Clésio Salvaro decidiu reagir mandando os técnicos ocupar o espaço nas emissoras de rádio, nesta segunda-feira, para explicar como chegaram a estes valores. É estratégico o pefeito nao se expor neste primeiro momento. Entende que a equipe conseguirá minimizar aas críticas. Ao mesmo tempo a administração abre na sede do Poder Executivo um balcão para atender as pessoas que se sentirem cobradas de forma injusta.
“Reenquadramento patrimonial” é o principal item usado pelo governo para mexer no IPTU. Ele é nada menos que a reclassificação do patrimônio do contribuinte. Agora, usando mecanismos como o satélite que oferece imagens aéreas que permitem os técnicos olhar uma a uma das unidades sem sair da cadeira, redefinem o padrão.
Pode e deve, mas vai adiantar pouca coisa ir até a prefeitura para corrigir os valores do IPTU. As incorreções podem estar naquelas casas em que a aparência é de uma casa muito boa, quando ela tem qualidade bem inferior. Exemplo disso é uma casa antiga com reboco caindo, etc.
Ao entendimento da grande massa os governos famintos é que cometem estes aumentos absurdosno IPTU. O aumento não ocorre apenas em Criciúma. Trata-se de um flagrante assalto ao bolso do contribuinte. Fruto da má gestão os caixas da gestão pública estão raspados e precisa ser alimentados. A saída dos gestores é valer-se das prerrogativas legais corrigindo de uma só vez o que alegam ser distorção histórica na base de cálculo.
Câmara justifica
A Câmara de Vereadores de Criciúma teve que fazer uma gestão de crise às pressas, sexta-feira à tarde, para diminuir respingos e prejuízos à sua imagem, pois nas redes sociais começou a apanhar como se os vereadores fossem os autores do aumento do IPTU. Isso porque os ataques impulsionados inclusive com ajuda de alguns vereadores começavam a livrar a prefeitura e atirar na Câmara. Ainda no fim da tarde de sexta-feira uma nota começou a explicar que o que os vereadores aprovaram um item do aumento e que este implica em apenas 6,5 por cento enquanto os outros 93,5 por cento são consequência de canetaço do prefeito. O prefeito, por sua vez, mandou que a equipe técnica fosse ontem aos jornais e hoje às rádios explicar que a culpa é deles (os técnicos). Justificativas à parte, em princípio não há recurso (nem jurídico) capaz de reverter o aumento.
Mais notícias de Jornalismo
Empreende SC amplia alcance com conteúdo online
Ingressos esgotados e transmissão confirmada. Público poderá acompanhar palestras de Rony Meisler e Eric Shibata on line em parceria com o Sebrae
Colibri – Mampituba 101 anos terá atração nacional
Paulo Miklos irá cantar os sucessos do Titãs e convida André Frateschi cantando Legião Urbana.
Escassez de mão de obra atinge mais de 57% das empresas brasileiras
Ações para minimizar impactos da falta de profissionais qualificados e disponíveis serão discutidas em Criciúma.
Governo Municipal de Içara está com inscrições abertas para concurso público
Os profissionais contratados terão uma carga horária de 20 a 40 horas semanais e receberão salários que variam de R$ 1.682,67 a R$ 9.060,52.
Definidas datas da Festa da Tainha e Julifest em Balneário Rincão
As duas festas são as principais atrações na temporada de inverno no município.