Notícias em destaque

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

STF pede prisão de João Rodrigues

Ambiente político fica mais tenso no Oeste de Santa Catarina

comment Jornalismo access_time07/02/2018 - 21:12

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou hoje a imediata prisão do deputado federal João Rodrigues, que está viajando para Orlando nos Estados Unidos, de onde deve voltar amanhã. Nesta semana ele teve mantida uma condenação de segundo grau por improbidade administrativa. A pena é de cinco anos e três meses de reclusão e perda dos direitos políticos.

O deputado foi condenado em regime inicial semiaberto pela prática dos crimes de dispensa e fraude em licitação. Na tarde desta terça-feira, a Primeira Turma da Corte decidiu manter a decisão de 2009 do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e rejeitou o recurso de Rodrigues. Até mesmo aos olhos dos normalmente mais bem informados agentes da política surpreendeu a rapidez do STF ao mandar prender o deputado. Só não foi levado à prisão porque está em viagem para Orlando nos Estados Unidos. A decisão não só altera alguns planos de um grupo político que trabalha aliança para outubro, como acende luz amarela ao ex-presidente Lula. Primeiro porque Rodrigues era considerado opção de majoritária (candidato a vice-governador). Em segundo lugar, porque se o STF manda executar a pena aplicada a JR, não deve agir diferente em relação ao ex-presidente petista. Um só movimento de uma turma do STF espalhou temor e muda alguns planos.

Nem todos, entretanto, devem ter ficado surpresos com a decisão do STF em mandar prender João Rodrigues. No Oeste do Estado, onde ele tem a sua base eleitoral, há dias os bastidores fervem, inclusive com suspeitas lançadas ao ar de que teria partido de dentro do próprio partido a articulação para que o processo que estava engavetado fosse levado a julgamento.

Suspeita velada

Fica no campo da suspeição os movimentos políticos que teriam remexido no quase esquecido processo que levou o deputado João Rodrigues à condenação, nesta terça-feira (6). Nas internas, os mais inquietos fazem correlação de fatos ao que poderia ter sido um movimento de pessoas ligadas ao deputado Gelson Merísio. Isso porque, nos últimos meses, Merísio assistiu o ex-aliado passar a trabalhar sua possível candidatura a vice-governador, ignorando a declarada campanha a governador assumida por Merísio. JR vinha trabalhando alinhado aos peessedistas dissidentes da proposta de Merísio e que se preparavam para irem para o DEM e coligar com o PMDB. Natural que tal especulação deva ser rechaçada de pronto por aliados de Merísio, mas os bastidores ficaram tensos.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.