Agroponte: Calendário que prospera
Willi Backes criador e realizador da Feira Agroponte analisa a evolução do evento
O agronegócio, pecuária e agricultura familiar do sul catarinense, principais atividades econômicas em mais de 80% dos municípios, estão em franco desenvolvimento quanto à qualidade e produtividade.
A utilização de meios e formas de tecnologias e insumos para a produção, tanto na agricultura quanto na pecuária, impulsionados por orientação e vigilância técnica, asseguram promissores resultados culturais e econômicos para as propriedades rurais.
A exposição e comercialização das tecnologias e produções através de ações coletivas, são formas eficientes para complementar a cadeia produtiva do campo e lavoura.
Iniciativas ordenadas e coordenadas através da realização de feiras e exposições, possibilitam e animam a relação do produtor com o consumidor. Cada comunidade faz a sua prospecção microrregional. E mais, para atender às expectativas macrorregionais e estadual, calendário de eventos se estabelece para colocar na vitrine as referências produtivas.
Assim, com destaque para a pecuário, em Maio/Junho, em Tubarão, a Associação de Criadores de Bovinos de Tubarão e Região, realizada feira, exposição e comercialização de terneiros, terneiras apartadas e comerciais para terminação em propriedades adequadas para tal criação.
Em Julho, Braço do Norte através da realização da Feagro, promove importante feira e exposição de gado leiteiro, referência nacional, com destaque para a raça bovina Jersey. Complementa a Feagro, exposição de máquinas, equipamentos e insumos, bem como, bovinos de corte.
Em Agosto, Criciúma promove a AgroPonte, que em 2018, de 15 a 19, chega a 8ª edição da Feira do Agronegócio & Agricultura Familiar, 6ª Feira Exposição Estadual de Animais e a 3ª Feira Bovinos Comerciais Venda Direta. Em mais de 25 mil metros quadrados, 250 empresas, cooperativas (40), entidades e pecuaristas, colocam em exposição e feira, produtos alimentícios da agricultura familiar, máquinas, equipamentos, tecnologias e insumos para a agricultura e pecuária.
Na pecuária, a Feira AgroPonte recepciona e aloja animais das raças bovinas, equinos, caprinos e ovinos, peixes, pássaros, coelhos, aves exóticas e tradicionais.
A Feira, Exposição e Julgamento das raças bovinas na AgroPonte, tem por meta e objetivo, empreender programas e incentivos para o melhoramento genético do rebanho no sul e no estado catarinense. A inserção de reprodutores e matrizes PO (puro por origem) e PC (puro por cruza), das raças britânicas Angus, Brangus, Brahman, Nelore, Guzerá, Jersey, Hereford, Bradford, Charolês, Senepol dentre outros na Feira e Exposição AgroPonte, incentiva e possibilita aos pecuaristas imediata melhoria genética no seu rebanho e consequentemente maior produtividade, rentabilidade e gestão na criação.
A AgroPonte é uma semente plantada em solo fértil, e que a cada safra prospera na qualidade e produtividade na agricultura e pecuária catarinense.
Mais notícias de Jornalismo
Empreende SC amplia alcance com conteúdo online
Ingressos esgotados e transmissão confirmada. Público poderá acompanhar palestras de Rony Meisler e Eric Shibata on line em parceria com o Sebrae
Colibri – Mampituba 101 anos terá atração nacional
Paulo Miklos irá cantar os sucessos do Titãs e convida André Frateschi cantando Legião Urbana.
Escassez de mão de obra atinge mais de 57% das empresas brasileiras
Ações para minimizar impactos da falta de profissionais qualificados e disponíveis serão discutidas em Criciúma.
Governo Municipal de Içara está com inscrições abertas para concurso público
Os profissionais contratados terão uma carga horária de 20 a 40 horas semanais e receberão salários que variam de R$ 1.682,67 a R$ 9.060,52.
Definidas datas da Festa da Tainha e Julifest em Balneário Rincão
As duas festas são as principais atrações na temporada de inverno no município.