Notícias em destaque

  "Hospitais serão avaliados conforme produção", diz governador

commentJornalismo access_time24/05/2019 11:27

Carlos Moisés da Silva afirma que cortes na pasta da Secretaria de Estado da Saúde serão feitos de acordo com desempenho das instituições

Nadounesc conquista primeiros resultados competitivos

commentEsporte access_time24/05/2019 16:00

Resultados gerais na Competição Novos Talentos da Natação – Troféu Casa Guido garantiram primeiro e segundo lugar no pódio da categoria Não Federados

Criciúma trabalha a parte técnica no gramado do CT

commentCriciúma EC access_time24/05/2019 09:55

Tigre terá mais uma semana de treinamentos para encarar o Botafogo-SP

AgroPonte 2018: Agricultura familiar com mais de 40 cooperativas

Atividade econômica é considerada a mais importante do Estado

comment Jornalismo access_time23/07/2018 - 11:30

Reportagem: Com informações da Ápice Comunicação

A agricultura familiar estará ainda mais em evidência nesta edição da AgroPonte. Inserida no evento do mundo do agronegócio, esta é a 8ª Feira do Agronegócio e da Agricultura Familiar.
Conforme o diretor da NossaCasa Feira & Eventos, Willi Backes, esta edição terá o maior número de cooperativas de agricultura familiar. “Serão em torno de 40 e que representam mais de 4 mil propriedades rurais associadas. É um Exército trabalhando na produção alimentar”, destaca. Ele acrescenta, ainda, que está será a maior AgroPonte em termos de estrutura, pavilhões e exposição de animais.
A feira ocorre de 15 a 19 de agosto no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. São 40 municípios representando as três associações de municípios do Sul catarinense, Amrec, Amesc e Amurel. A organização estima um público de mais de 100 mil visitantes nos cinco dias de evento.
Cada vez mais disseminada e valorizada, a agricultura familiar tem dinâmica e características distintas em comparação à agricultura não familiar. Nela, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda.
“São 45 municípios na região Sul do Estado e, em mais de 80% deles o agronegócio e a agricultura familiar são as principais atividades econômicas. É o segmento mais importante de Santa Catarina. A região tem como característica as pequenas propriedades. Por isso é fundamental que elas se unam através de cooperativas e associações”, explica Backes.
Segundo dados do Governo Federal, são aproximadamente 4,4 milhões de famílias agricultoras, o que representa 84% dos estabelecimentos rurais brasileiros. Da atividade econômica, vem dela 38% do valor bruto da produção agropecuária e o setor responde por sete em cada dez postos de trabalho no campo.
A agricultura familiar é produtiva, pois é responsável pela produção de mais de 50% dos alimentos da cesta básica brasileira, sendo um importante instrumento de controle da inflação.
Nesta edição da AgroPonte, serão mais de 25 mil metros quadrados de estrutura reunindo 250 expositores, dentre eles empresas, entidades, associações e cooperativas da agricultura familiar, além de fabricantes, distribuidores e comerciantes com produtos alimentícios certificados de propriedades rurais, máquinas, equipamentos, tratores, colheitadeiras, ferramentas, tecnologias e insumos para a produção.
A AgroPonte engloba a 8º Feira do Agronegócio & Agricultura Familiar, a 6º Feira Exposição Estadual de Animais e a 3º Feira Bovinos Comerciais Venda Direta.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  "Hospitais serão avaliados conforme produção", diz governador

commentJornalismo access_time24/05/2019 11:27

Carlos Moisés da Silva afirma que cortes na pasta da Secretaria de Estado da Saúde serão feitos de acordo com desempenho das instituições

Caminhão sai da pista e tomba na BR-101

commentJornalismo access_time23/05/2019 15:01

Acidente aconteceu no trecho da rodovia que fica no bairro São Domingos, em Criciúma

R$ 30 mil arrecadados na Campanha Coração Cheio em abril

commentJornalismo access_time23/05/2019 11:56

BDL Distribuição e Logística, parceira do mês passado, entrega os valores arrecadados na ação

    Ouvinte registra "nuvem funil" em Maracajá

commentJornalismo access_time22/05/2019 17:01

Fenômeno não causou danos. Apesar de parecer com tornado, se diferencia por não tocar o chão

Nossa Senhora de Caravaggio é destaque no "Café da Tarde"

commentJornalismo access_time22/05/2019 14:45

68a edição da festa deve reunir milhares de romeiros