Notícias em destaque

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

Opinião: A canção do Exílio não fará moda aqui

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time30/09/2018 - 13:00

Reportagem: Jornalismo/Eldorado

O poeta Gonçalves Dias, em 1843, compôs obra titulada de “Canção do Exílio”, que no seu início afirmava: “Minha Terra tem Palmeiras, Onde Canta o Sabiá. As Aves, que Aqui Gorjeiam, Não Gorjeiam como Lá....”.

Gonçalves Dias escreveu tal obra quando estava cursando a Faculdade de Direito, em Coimbra, Portugal. Saudades do Brasil, sentimentos nacionalistas e bairristas afloravam na poesia.

Nós, os Barrigas Verdes, bons de luta e condicionados para o trabalho, construímos história de prosperidade e condições sociais, inigualáveis se comparadas com as demais unidades da Federação.

Santa Catarina possui perfil econômico, político e cultural que permite concluir que o Estado possui inúmeras “capitais” referenciais. E é bom que seja assim. Fatores distintos, mas que somados, fazem de Santa Catarina desejo de vida para os seus e aos que aqui aportam.

Cada macrorregião catarinense, tem cá e lá, seu modo de vida na geografia diversificada no litoral, nos campos, na serra e vales. Tudo se produz, tudo se transforma através do conhecimento e elevado espírito para o empreendedorismo. Usos e costumes preservados e animados. A trilogia educação, trabalho e família é base da gente catarinense.

As históricas representações políticas fazem parte, importante, da trajetória vitoriosa e construtora da sociedade como um todo. As questões morais e intelectuais conservadoras, sempre impuseram fragoroso anonimato às cores contrárias as da bandeira Estadual e Nacional.

De tempos em tempos, eleições agitam o imaginário das candidaturas e dos votantes. Agora, entre as candidaturas Presidenciais, a opção dos catarinense é majoritariamente, e bota majoritariamente nisso, é pelo Jair Messias Bolsonaro – 17 PSL. A opção não é partidária. É questão de identificação ideológica, moral e cívica.

Nós, os sul-catarinenses e que formamos uma das macrorregiões, estamos deficitários na nominata das candidaturas para o executivo estadual. Decepciona mas não derrota. Tão importante quanto quem assina é ter agrupamentos nos legislativos estadual e federal, portadores e porta-vozes das necessidades e solicitações dos conterrâneos.

Na última década, o sul catarinense recebeu sim inúmeros investimentos do Estado, com destaque para as edificações na infraestrutura. As atuações dos representantes na ALESC e no Congresso Nacional foi de fundamental importância para tais conquistas. Por muitas vezes, as atuações, presenças e atitudes dos representantes dos Legislativos foi mais decisivo e conclusivo do que os Executivos Estadual e Federal.

É portanto, sem lero-lero ou mi-mi-mi, inteligente e produtivo, confiar no próximo e no vizinho o seu voto regional. Boas opções se repetem e novas são ofertadas. Certamente um ou alguns se identificam com o meu, seu e de muitos, quanto atitudes e procedimentos pregressos.

Assim, não nos caberá no futuro próximo compor outra reclamação poética como a “Canção do Exílio”.

É o que penso e prego.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.

Iniciada quarta turma do programa Mulheres Cooperativistas da Cermoful

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:19

Ao longo do projeto os encontros serão realizados semanalmente, das 19h às 22h.