Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

A PRISÃO DO PRÍNCIPE DE ASTÚRIAS

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time29/01/2019 - 14:50

Sou do tempo em que haviam precauções éticas e morais quanto a conceder premiações, titulações, diplomações e homenagens especiais, a figurantes em vida. A cultura do puxa-saquismo e do tirar algo do homenageado e ganhar notoriedade, vulgarizou e difamou as inúmeras homenagens.

No meio empresarial e de comunicação, é comum premiações tipo “Top” ou “Case” de marketing, ou sucesso comercial e industrial, ou sucesso na gestão do seu negócio como um todo. Tão conhecidos quanto às premiações são as depois derrocadas pessoais e empresariais antes exaltadas. O sacrifício financeiro cobrado do homenageado não é mínimo.

Mas estão no meio político as maiores aberrações cometidas. Abundam. Títulos de toda ordem são espalhadas e entregues nas Câmaras Municipais, Câmaras Altas e Instituições Públicas, desmerecendo àquelas fundamentadas.

Em 08 de maio de 2008, a ALESC após duas votações unânimes, aprovou título de Cidadão Catarinense ao então Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva. Em 23 de março de 2018, ainda solto e em campanha presidencial, Lula foi a Florianópolis e recebeu a homenagem das mãos de apenas dois deputados do PT. A vergonha e arrependimento escondeu os demais.

O condenado e aprisionado Lula da Silva é sem dúvidas o exemplo maior de que é necessária muita precaução para que um sujeito em vida seja homenageado. Em Barretos/SP, existe entidade particular mas que atende pelo SUS, o Hospital de Câncer Infanto-juvenil Luís Inácio Lula da Silva. A prática viola princípios da administração pública, em especial o da impessoalidade.

O Lula da Silva, comprovadamente líder da quadrilha que praticou o maior crime de corrupção do planeta, antes, foi condecorado com 17 medalhas Grã-Cruz que é a classe mais alta em Ordens de Cavalaria, no México, Cabo Verde, Portugal, Gabão, Argélia e outros mais. A partir de um julgamento moral, recebeu outras quatro Medalhas do Mérito.

Parece deboche mas não é. Lula recebeu os prêmios Príncipe de Astúrias e Don Quixote de la Mancha, na Espanha e Indira Gandhi, na Ásia.

Não satisfeitas, as muitas Universidades Federais Brasileiras, da Espanha, Bolívia e Argentina, reuniram reitores e professores para homenagear Lula da Silva com o título de Doutor Honoris Causa.

Após a explícita deflagração das investigações, provas e condenação do homenageado Lula da Silva, a sua sucessora Dilma Rousseff, foi “abandonada” pelas Entidades arrependidas e ao que se saiba, não recebeu homenagem alguma. Restou a homenagem popular de “Anta”.

Essa profusão de titulações é similar as votações radiofônicas do melhor jogador de futebol em campo. Rasgam elogios momentâneos sem saber o amanhã. No jogo seguinte, o eleito faz dois gols-contra e perde três pênaltis. Aí quem vota é a torcida e simpatizantes do time do seu coração.

Reportagem: Jornalismo Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024