Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

Semana Santa inicia com a Bênção dos Ramos

Dias que antecedem a Páscoa são de celebração para a Igreja Católica

comment Jornalismo access_time12/04/2019 - 16:44

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Divulgação

Já se aproxima o período em que os católicos irão celebrar o grande mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O Domingo de Ramos da Paixão do Senhor abre a Semana Santa e rememora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelo povo com hosanas, palmas e ramos de oliveira.

Neste fim de semana, os católicos celebram tradicional bênção dos ramos, comumente seguida de procissão de um determinado local até as igrejas. No sábado e domingo, a Igreja paramenta-se da cor vermelha, que lembra o martírio e, no lugar das flores, utiliza ramos de oliveira ou palmas. As cinzas para a próxima Quaresma serão obtidas através da queima desses ramos, que também são incinerados a fim de afastar tempestades e em momentos de insegurança, conforme a tradição mantida por muitos católicos.

“As pessoas queimam, num sinal de que Deus está conosco e de que não precisamos ter medo. É uma tradição muito forte, porque cortaram ramos de oliveira e colocaram onde Jesus iria passar. E onde Jesus passa, deixa bênçãos. Assim, nossos ramos são abençoados e os levamos para nossas casas como sinal de que Jesus ali passou com sua bênção. Podem ser deixados dentro de casa, ou mesmo no carro, como eu, muitas vezes, deixo um raminho. Eles lembram a vitória de Cristo sobre todos os males”, enfatiza o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.

De acordo com Dom Jacinto, o Domingo de Ramos é uma celebração que deve marcar a caminhada do cristão durante o ano todo, oferecendo seus dons a serviço do Reino e buscando sempre a conversão.

Coleta da Solidariedade torna possível iniciativas em todo o país

Neste domingo, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade que, a cada ano, assume um tema diferente para reflexão, a Igreja, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), convida os batizados a participarem da Coleta Nacional da Solidariedade. A oferta de cada cristão católico é parte importante para que diversos projetos sociais e ações ligadas ao tema deste ano, "Fraternidade e e Políticas Públicas” se tornem realidade.

Todas as ofertas realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade. Os fundos são compostos da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) e 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). Em Criciúma, a Casa do Egresso, a Casa de Acolhida Manjedoura (para dependentes químicos) e o Projeto Novos Caminhos (de produção de sandálias pelos encarcerados, através da Pastoral Carcerária) foram alguns dos beneficiados nos últimos anos pelo Fundo Nacional de Solidariedade. Em âmbito local, o Fundo Diocesano também propiciou, recentemente, auxílio à obra de reforma da Casa de Caridade que será inaugurada na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na região da Boa Vista, em Criciúma.

Missas que serão presididas pelo Bispo Diocesano no Domingo de Ramos (14):

10h - Missa com Bênção de Ramos e Festa dos 100 anos da Igreja São Sebastião - Morro Albino
19h - Bênção dos Ramos e Procissão - Gruta Nossa Senhora de Lourdes até Catedral São José, onde haverá Missa

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024

  Ganoderma: Aprenda como usá-lo e também seus benefícios.

commentJornalismo access_time27/03/2024 11:59

O assunto foi tratado pela farmacêutica Alexsandra Tonetto da Nativelle Pharma junto a jornalista Rúbia Ramos no programa Tudo a Ver, do dia 18/03/2024

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Faculdade Esucri: há 23 anos formando profissionais no Sul Catarinense

commentJornalismo access_time18/03/2024 14:58

Neste mês de março, a instituição de ensino completa 23 anos de história.

Cermoful tem Chapa única para o Conselho Fiscal

commentJornalismo access_time17/03/2024 11:03

A AGO será realizada no dia 22 de março, com primeira chamada marcada para às 17h30min, 18h30min a segunda chamada e a última, às 19h30min, na sede da cooperativa, em Morro da Fumaça.