Nadounesc: natação como ferramenta para o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes
Coordenação motora, respiração e técnicas de nado são alguns dos pontos vistos pelos alunos do Colégio Unesc
Às 13h de todas as segundas e quintas-feiras, 35 alunos participam do Nadounesc, na piscina do Complexo Esportivo da Unesc. As aulas de natação do projeto são ministradas pelo professor e coordenador do projeto, Márcio Justo Evaldt.
Respeito às especificidades
Os alunos participantes do Nadounesc são divididos em duas turmas. “O processo consiste em coordenar respiração e movimentos para o deslocamento no meio líquido, de maneira progressiva”, expõe o professor responsável pelo projeto, Márcio Justo Evaldt. Portanto, o Nadounesc oferece condições para que todo e qualquer estudante possa aprender a nadar e conhecer seu próprio corpo no processo.
“Buscamos ofertar o conhecimento para todos, utilizando-se de ferramentas para facilitar a compreensão do aprendizado e, com isso, melhorar o desenvolvimento técnico de cada um dos alunos”, completa Evaldt. Os alunos desenvolvem conhecimento histórico, cultural e técnico das modalidades de nado olímpico: crawl, costas, peito e borboleta.
Reitoria da Unesc oferece projeto gratuito para os alunos do Colégio
Iniciado em fevereiro deste ano, com a aprovação da Reitoria da Unesc, o Nadounesc é gratuito, e leva como um de seus objetivos a ampliação da oferta de projetos no contraturno escolar vespertino. O foco, claro, é a natação.
“Nossos alunos e pais solicitam e perguntam sobre a oferta de oficinas no contraturno, e o Nadounesc é uma ótima oportunidade”, informa a diretora do Colégio Unesc, Marlene Pires. “Somos privilegiados por termos um ambiente com a estrutura da universidade e, dentro deste espaço, temos disponibilizada a piscina para nossos alunos. Agradecemos muito a reitora Luciane Ceretta”, complementa Marlene.
Talentos podem representar Colégio Unesc
Além de todo o desenvolvimento pessoal e humano, o Nadounesc pode apresentar alto rendimento da modalidade. Um exemplo é outra das metas do projeto: inserir os alunos participantes em competições futuras. “Eles poderão representar o Colégio Unesc e a própria Unesc a partir do momento em que estiverem aptos para uma competição”, afirma Evaldt.
Com a participação em competições, a visibilidade dos competidores e da própria instituição de ensino é ampliada. “O Nadounesc disponibiliza o ambiente e condições para que os alunos possam desenvolver a máxima capacidade no nado”, comenta o professor. “Atendemos o anseio da comunidade escolar em ter atividades no contraturno, em específico, a natação”, finaliza.
Mais notícias de Esporte
Vereadores de Balneário Rincão homenageiam policiais militares e equipe Construtora Massiroli, campeã do Praião 2025
A equipe da Construtora Massiroli, de Treviso, conquistou o título do ao derrotar o time da casa, Brasil Pedreiras.
Renan próximo de acerto com o Avai
O atacante Renan, de 20 anos, que vem se destacando com a camisa do Caravaggio no Campeonato Catarinense, está muito próximo de um acerto com o Leão da Ilha.
Caravággio sofre derrota fora de casa
Mais uma vez o time do Caravaggio não superou o Santa Catarina
Caravággio joga fora de casa
Após a estreia em casa com empate de 1 a 1 com a Chapecoense o time do Azulão da Montanha jogará em Rio do Sul neste domingo
Praião tem 10 gols na primeira rodada
Maior campeonato de futebol de areia de SC começou neste fim de semana