Opinião: OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE
Texto: Willi Backes.
Segundo consta no Antigo Testamento, no Levítico 24:20, por intermédio de Moisés, ficou determinado em estatuto civil para àqueles tempos que os pecados cometidos teriam como sentença o “Olho por Olho, Dente por Dente”. No Latim está claro no “Lex Talionis”. Curto, reto, determinante e sem recurso.
Com a desculpa de se fazer justiça através da justiça interpretativa, notadamente nos escritos brasileiros, ao longo dos séculos foram adicionados recursos, sobre recursos, dos recursos já efetuados. Instâncias sem número especificados, infindáveis. Não nos esqueçamos dos “embargos infringentes”. Tem também o foro privilegiado, a liberdade de imprensa, o “faça o que eu digo e não faça o que eu faço”.
MUITOS AJUNTADOS, MAS FORAM MINORIA.
Nas eleições presidenciais de 2018, Jair Messias Bolsonaro eremita no princípio e depois evangelista usuário da frase bíblica “fale a verdade e a verdade vos libertará”, enfrentou a maior força contrária já formada no Brasil. Ao redor de um só cocho, juntaram-se inúmeras espécimes famintas e dependentes da fonte alimentadora.
Quase que todas agremiações partidárias, ex-presidentes, candidatos à presidência, grandes conglomerados econômicos, sindicatos de toda ordem e eram mais de 15 mil, funcionalismo público e das estatais, estruturas funcionais do próprio governo, universidades públicas e seus catequisados, representantes mandatários ungidos da CNBB, OAB e STF, artistas e arteiros, a distinta maioria dos meios de comunicação dos poderosos absolutos aos rastaqueras regionais, todos reunidos ao redor das “tetas” oficiais, uns mamando sôfregos e outros se abastecendo das gotas espraiadas.
AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA.
O que surpreendeu esse agrupamento pecaminoso foi a perspicácia analítica da cidadania tradicional e ordeira. Foram mais de 57 milhões de digitais avalistas que acreditaram no apostolado solitário do Messias.
O poder até então instalado, viciado, beneficiado, corrupto e corruptor, não se desmancha ou desmanchara facilmente. Não será através de conversas moderadoras. A formação militar do Presidente e o comando ao seu redor, com esperança dos milhões avalistas, tem claramente na Bandeira Nacional o maior dos compromissos e objetivos funcionais: ORDEM E PROGRESSO.
Assim como nas batalhas, se não for na conversa e consequente rendição, vai ser no confronto, na subjugação. Perdão aos remidos, exclusão social aos pecadores persistentes contumaz.
Reportagem: Jornalismo Eldorado
Mais notícias de Jornalismo
Empreende SC amplia alcance com conteúdo online
Ingressos esgotados e transmissão confirmada. Público poderá acompanhar palestras de Rony Meisler e Eric Shibata on line em parceria com o Sebrae
Colibri – Mampituba 101 anos terá atração nacional
Paulo Miklos irá cantar os sucessos do Titãs e convida André Frateschi cantando Legião Urbana.
Escassez de mão de obra atinge mais de 57% das empresas brasileiras
Ações para minimizar impactos da falta de profissionais qualificados e disponíveis serão discutidas em Criciúma.
Governo Municipal de Içara está com inscrições abertas para concurso público
Os profissionais contratados terão uma carga horária de 20 a 40 horas semanais e receberão salários que variam de R$ 1.682,67 a R$ 9.060,52.
Definidas datas da Festa da Tainha e Julifest em Balneário Rincão
As duas festas são as principais atrações na temporada de inverno no município.