Notícias em destaque

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

MULTIPLICAÇÃO DA EFICIÊNCIA, REELEIÇÃO

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time01/10/2019 - 09:00

Reeleição é a possibilidade de eleição de um novo mandato para ocupar o mesmo cargo que já ocupa por um mandato consecutivo e renovado. A regra está vigente para cargos em algumas organizações privadas e para cargos públicos nos executivos, em todas instâncias. Nos legislativos, as candidaturas e mandatos são ilimitados. Nas cortes judiciais inexistem eleições.

O instituto da reeleição, com ocupação do cargo ou função para apenas mais um período igual ao original, foi criado com a justificativa e alegação de que o ocupante não fizesse uso e usufruto da “máquina” para auto promoção, e que isso, o levasse a se eternizar no cargo ou função.

HIPOCRISIA DA LEGISLAÇÃO.

Para representação nos legislativos, as candidaturas navegam para cima e pra baixo, conforme interesses e projeções eleitorais. Sempre é possível uma vaga representativa. Nos executivos, mesmo que aprovados pelos eleitores residentes, não há possibilidade para uma terceira candidatura após duas bem sucedidas, para o mesmo cargo.

No caso, a legislação claudica quando desconsidera a vontade popular. O povo, na condição de eleitor, é sábio. Com a mesma facilidade em que coloca no trono, remove o entulho. Se é bom fica, se decepciona, sai.

A lógica permite imaginar que o gestor público, com mais tempo para conhecer, aprender e fazer funcionar a máquina, terá infinitamente mais chances e oportunidades para realizar e projetar ações em benefício de todos.

BOM & BOM, FICA. RUIM, SAI.

Como quase tudo nos tempos atuais, notadamente a vida e procedimentos das representações públicas, é descortinada para conhecimento público. E é o público, o popular, que faz o serviço. O entra e sai é da democracia popular. O ficar por muito tempo, também. Afinal o ficar por muito tempo também é ou seria derivado de decisão democrática popular.

NO FUTEBOL, OS MELHORES EXEMPLOS.

Nada acontece por um acaso. No futebol estão exemplos a serem espelhados. Tão importante quanto montar grupo de jogadores profissionais é ter na frente de trabalho equipe para gestão da entidade. Os bons e maus exemplos abundam. Por vezes apenas a questão da receita auferida é considerada para se montar um bom time. A má gestão dos valores, por maiores que sejam, representam também derrocadas próximas.

Por muitas razões, a principal delas a gestão do clube, fazem do Grêmio/POA, Flamengo/RJ, Palmeiras/SP, Athético/PR, São Paulo/SP, Santos/SP, referências a serem seguidas. O outrora poderoso Corinthians, a cada mês, vê desnudada a gestão fraudulenta empreendida no politicamente incorreto. Cruzeiro/MG, Botafogo/RJ, Vasco da Gama/RJ, Fluminense/RJ, e outros muitos, estão no “salva-se quem puder”.

CRICIÚMA EC, A PACIÊNCIA ELEITORA.

No sul catarinense, o Criciúma Esporte Clube é exemplar no comparativo entre gestões administrativas e grupos de praticantes. O empresário Moacir Fernandes, sempre relembrado como grande gestor do clube, teve tempo e paciência de todos para que pudesse liderar para as inúmeras conquistas. Somados os períodos na presidência, foram quase 20 temporadas. Entre fracassos, medianas participações e as imensas conquistas, ocorreram tempos de aprendizados e ajustes. Houve a concessão de tempo ao tempo, sempre com a renovada confiança do torcedor eleitor associado do Criciúma EC.

Reportagem: Willy Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.