Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

Outubro Rosa: o que é este movimento que mobiliza pessoas em todo o mundo?

Médica especialista em saúde da mulher relembra a história e explica o objetivo da data

comment Jornalismo access_time02/10/2019 - 17:00

Reportagem: Cyntia Amorim - assessora de imprensa Itesc Card

Começa nesta terça-feira, dia 1, e segue durante todo este mês, uma das campanhas de prevenção à saúde mais famosa do mundo. Intitulado como ‘Outubro Rosa’, o movimento de alcance internacional é celebrado anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero.

De acordo com a médica ginecologista e obstetra Juliana da Rosa, que é uma das credenciadas ao Itesc Card, a campanha vai muito além de apenas distribuir exames de mamografia. O propósito central é proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento precoce, e contribuir para a redução da mortalidade da doença.

“Surgem 60 mil novos casos de câncer de mama por ano no Brasil. Ao contrário do que acontece em países desenvolvidos, aqui a mortalidade por ele continua aumentando. Isso se dá pela falta de informação sobre as técnicas de diagnóstico e divulgação de informações falsas, como o mito de que a mamografia ou realizar biopsia podem desenvolver o câncer”, ressalta a profissional.

Conheça um pouco da história: O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90 americana para conscientização do câncer de mama. O laço rosa foi distribuído aos participantes da primeira corrida pela Cura em Nova York e virou o símbolo da campanha no mundo todo. No Brasil, excluindo os canceres de pele não-melanoma, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e a principal causa de morte por tumor.

A sociedade Brasileira de Mastologia e Radiologia recomendam exame de mamografia anual entre 40-75 anos. O autoexame da mama detecta tumores mais avançados e não há estudos que comprove diminuição significativa da mortalidade pelo tumor, muitas vezes deixando a mulher ansiosa por não saber o que é normal encontrar na mama.

Medidas como redução de peso, atividade física, diminuição de tabagismo e alcoolismo demostraram diminuição na incidem do câncer de mama.

De acordo com a doutora Juliana, o médico ginecologista, se tornou o clínico geral da mulher e pode ajudar na prevenção, tirar as dúvidas referente as doenças, solicitar exames periódicos e examiná-la regularmente.

“Crie um tempo só para você, busque um estilo de vida mais saudável, procure dormir bem e, principalmente, faça avaliação médica regularmente. A promoção da saúde é a melhor forma de viver bem sem doenças cancerígenas”, destaca.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024

  Ganoderma: Aprenda como usá-lo e também seus benefícios.

commentJornalismo access_time27/03/2024 11:59

O assunto foi tratado pela farmacêutica Alexsandra Tonetto da Nativelle Pharma junto a jornalista Rúbia Ramos no programa Tudo a Ver, do dia 18/03/2024

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Faculdade Esucri: há 23 anos formando profissionais no Sul Catarinense

commentJornalismo access_time18/03/2024 14:58

Neste mês de março, a instituição de ensino completa 23 anos de história.

Cermoful tem Chapa única para o Conselho Fiscal

commentJornalismo access_time17/03/2024 11:03

A AGO será realizada no dia 22 de março, com primeira chamada marcada para às 17h30min, 18h30min a segunda chamada e a última, às 19h30min, na sede da cooperativa, em Morro da Fumaça.