Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

BRASIL NO CAMINHO DA ÍNDIA

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time30/01/2020 - 08:20

A Índia com 1 bilhão e duzentos milhões de residentes, seis vezes superior à população brasileira, possui rebanho bovino de 310 milhões de cabeças, sendo o primeiro produtor mundial. O Brasil, na segunda posição, tem rebanho bovino de 240 milhões de cabeças. Estima-se que o rebanho mundial possua algo em torno de 1 bilhão de cabeças de bovinos.

A Índia é também o segundo maior produtor mundial de leite, sendo o EUA o primeiro e o Brasil ocupa a quarta posição. Em grande parte o leite produzido na Índia advém das fêmeas bubalinas.

Raças zebuínas puras criadas em todo o planeta como o Guzerá, Nelore, Gir Leiteiro, Sindi e Kaugayam são originários na Índia, assim como os bubalinos das raças Murrah e Niili Ravi, populares no Brasil.

É lenda afirmar que em toda Índia “as vacas são sagradas” e não fazem parte dos bovinos de corte. O status religioso bovino é tradição secular do hinduísmo que considera a fertilidade da fêmea animal associada a divindades e é cultuada em castas sociais específicas.

TROCA-TROCA BRASIL ÍNDIA.

Dentre os muitos acordos firmados entre o Brasil e a Índia, a comitiva brasileira liderada pelo Presidente Jair Bolsonaro e Ministra Teresa Cristina da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, firmaram com o Primeiro-Ministro Indiano Narenda Modi parceria para produção animal, cooperação em material genético, capacitação técnica e abertura dos mercados para exportações mútuas.

O Brasil fará na Índia Centro de Excelência em pecuária de leite. Do Brasil será transferido melhoramento genético dos bovinos da raça Gir leiteiro, incrivelmente originário da própria Índia.

Da Índia virá para o Brasil, além de outros benefícios técnicos, sementes de milho com alta produtividade e genética para melhoramento dos bubalinos, notadamente da raça Murrah criados em todo o Brasil, com maior concentração na Ilha de Marajó e estado do Pará. Os búfalos são excelentes para produção de carne e leite com alto teor nutritivo.

O BRASIL VAI PRA PONTA.

O Brasil tem na pecuária, predicados e diferenciais exponenciais que fazem concluir que em mais alguns anos irá pontear na produção animal no planeta. O Brasil tem imenso território, clima médio tropical, água em abundância, aptidão profissional e empreendedor, constante aperfeiçoamento genético das raças, controle sanitário presente e atuante, mercado consumidor interno e externo global.

RAÇAS BOVINAS PURAS (PO) E PURAS P/CRUZA (PC).

Inúmeras raças bovinas são criadas em fazendas e cabanhas no Brasil. Cada uma com sua história e desenvolvimento genético, puros por origem e ou puros por cruzas, os sintéticos. A raça bovina zebuína BRAHMAN, é resultado das cruzas do Nelore, Gir, Guzerá, Khrisna Valley, Sindi, Cangaian, Thorparkar e Indubrasil, e foi importado dos EUA por dois pecuaristas brasileiros, um deles o criador Mario Tiscoski, para sua fazenda em Forquilhinha/SC. Hoje os Brahman do litoral catarinense estão entre os melhores do Brasil.

Os bovinos GIR e GUZERÁ originários da Índia são raças bovinas mais antigas que se tem registro na história da humanidade. A raça HOLANDESA é Europeia, os JERSEY da Inglaterra, WAGYU do Japão, CARACU é cruza de tronco espanhol/português com taurino mouro, SENEPOL é cruza do N´Dma do Senegal com Red Poll das Ilhas Virgens, NELORE é o Ongole Indiano, o ANGUS ABERDEEN é Escocês, o TABAPUÃ é cruza do mocho brasileiro com os Indianos Nelore/Guzerá e Gir, BRAFORD é cruza do Brahman com touros Hereford, o BRANGUS é cruza do Brahman com touro Angus, o DEVON e o HEREFORD são oriundos da Inglaterra, o CHIANINA da Itália, o CHAROLÊS e o LIMOUSIN da França, o CAUCHIM é cruza do Charolês com o Indubrasil, o INDUBRASIL é cruza do Gir, Guzerá e Nelore, o SIMENTAL é Suíço, o SANTA GERTRUDES é cruza do Shorthon com o Brahman.

Um pouco disso tudo estará na Feira e Exposição AgroPonte 2020, de 19 a 23 de Agosto, em Criciúma/SC, inclusive com Julgamento Ranqueado da Raça Angus, mais Brangus e Brahman.

Reportagem: Redação Eldorado - Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024