Notícias em destaque

PSL emite nota no caso Jessé

commentJornalismo access_time25/05/2020 21:03

Deputado já punido pelo partido é advertido publicamente por sua sigla que é a mesma do governador

Ex-técnico do Tigre, Vadão morre vítima de câncer

commentEsporte access_time25/05/2020 15:00

Treinador teve passagem marcante pelo Criciúma em 2013

Conselho consultivo é convocado

commentCriciúma EC access_time25/05/2020 07:30

Reunião acontecerá no dia 26 de maio às 16h com

O auxílio da internet na preparação física de atletas de rendimento

Equipe de futsal masculino de Criciúma utiliza ferramentas virtuais para compartilhamento e acompanhamento de treinos durante suspensão das atividades coletivas

comment Esporte access_time30/04/2020 - 07:30

Reportagem: FME / Esporte / Rádio Eldorado - Foto: Fabrício Júnior

A pandemia da Covid-19 fez com que muitos profissionais do esporte encontrassem a necessidade de inovar. Durante a suspensão das atividades coletivas, as equipes do futsal masculino da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/Associação de Pais e Atletas São Bento (Apasb) estão utilizando a internet para o compartilhamento e acompanhamento de treinos.

Desde o início da suspensão das atividades coletivas, a rotina dos atletas criciumenses foi alterada e precisou passar por adequações. “O começo foi muito difícil, com todas as restrições necessárias precisamos adaptar nossos treinos conforme a realidade de cada atleta. Uns moram em casa, outros em apartamentos, então tudo fica diferente durante o isolamento”, destaca o preparador físico do futsal masculino de Criciúma, Moacir Vefago Júnior.

O cronograma semanal de treinos é passado via WhatsApp, assim como é feito o acompanhamento das atividades, com os atletas postando a execução das programações repassadas. “Passamos o maior número possível de treinos para que eles pudessem adequar as suas rotinas. Com a liberação de alguns espaços, os treinamentos estão avançando, pois os atletas já passam a ter um espaço maior para realização de suas atividades individuais, seguindo as normas de saúde”, ressalta o preparador físico.

As incertezas e o calendário geram preocupações
Com o período de isolamento social, o calendário esportivo de 2020 ainda é incerto e gera preocupações, segundo o preparador físico. “Estamos sem saber as novas datas das competições, se elas acontecerão, e provavelmente deverão ser com formatos diferentes. Isso mexe em toda estrutura de preparação”.

O profissional destaca ainda o risco da sequência da temporada com pouco tempo de trabalho específico dentro da modalidade, para uma rotina intensa de jogos. “Mesmo com os exercícios de manutenção que passamos, sabemos que não é a mesma coisa que a prática de partidas e treinos. O problema de colocarmos nossos atletas a competir com alta intensidade dessa forma, quando as competições voltarem, é o risco de lesões”, finaliza.

Desafio da FME movimenta todas as modalidades
Utilizando sua conta no Instagram, @fme.criciuma, com mais de cinco mil seguidores, a FME também incentiva seus atletas a postarem fotos e vídeos de treinos, com a #QuarentenaNãoéFérias. O intuito da campanha é fazer com que os representantes esportivos criciumenses mantenham o foco e o preparo, dentro de suas realidades, adequando-se as recomendações dos órgãos de saúde.

As modalidades estão respeitando o período de suspensão das atividades e cada responsável é encarregado de passar a rotina de treinos e preparativos, em época de isolamento social.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Esporte

Ex-técnico do Tigre, Vadão morre vítima de câncer

commentEsporte access_time25/05/2020 15:00

Treinador teve passagem marcante pelo Criciúma em 2013

Clubes espanhóis começam a treinar em grupos de até dez jogadores

commentEsporte access_time25/05/2020 07:30

O governo espanhol deu luz verde à próxima fase do Protocolo de retorno ao treinamento

Futebol Catarinense: times retornam aos treinamentos

commentEsporte access_time21/05/2020 08:00

Clubes ganham testes de coronavírus para retomarem atividades

S.O.S. CRICIÚMA ESPORTE CLUBE

commentEsporte access_time20/05/2020 18:33

Opinião - Texto de Willi Backes

Uma partida para ajudar o mundo

commentEsporte access_time19/05/2020 07:30

A FIFA Foundation organizará sua primeira partida oficial de futebol para arrecadar fundos