Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

 
Falece Iraíde Piovesan, aos 71 anos

Professor e ex-diretor da Satc perdeu a luta contra o câncer no início da tarde desta terça-feira (28)

comment Jornalismo access_time28/07/2020 - 15:50

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Divulgação

O professor e ex-diretor da Satc, Iraíde Piovesan, faleceu na tarde desta terça-feira (28), aos 71 anos, no Hospital São José. Piovesan lutava contra o câncer e acabou tendo complicações após uma cirurgia no início do mês.

No programa Balanço Geral, apresentado pela jornalista Karol Carvalho, o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira, destacou a importância de Iraíde para a educação.

A família comunica que o velório será realizado amanhã (29), a partir das 7h, na capela mortuária do Cemitério Municipal de Içara. O sepultamento será às 16h no mesmo local.

Nota de pesar: Satc se despede do professor

Um homem que batalhou durante a vida pela educação. Esse é o legado que deixa o professor Iraíde Antônio Piovesan, que morreu nesta terça-feira (28), aos 71 anos. Internado na UTI do Hospital São José, em Criciúma, ele vinha lutando contra um câncer. O local e horário do velório não foram informados ainda pela família.

A vida do professor Iraíde está ligada diretamente à história da própria Satc. Na instituição ele foi aluno, professor e diretor. Quando retornou à instituição, em 1994, Iraíde encontrou a escola passando por seu pior momento e não mediu esforços para levantar e ajudar a transformar a Satc.

“Uma perda enorme para a educação e para Criciúma. Uma pessoa maravilhosa, era nosso conselheiro e uma pessoa que se traduz em uma palavra: Amor à Satc. Uma perda lastimável”, comentou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

Mais que um amigo, professor Iraíde continuava dando conselhos. Desde 2014 ingressou no Observatório Social de Criciúma para continuar atuando pela sociedade. “Convivi com ele por 18 anos na Satc. Foi professor, mas, principalmente amigo. Aprendi tanto com ele que vou levar mais alguns anos para entender tudo que me foi ensinado”, destacou o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

Histórico

Iraíde Antônio Piovesan nasceu em 17 de janeiro de 1949. O filho de seu Mário de Bona Sartor Piovesan e de dona Dozolina Cadorin Piovesan encontrou na Satc a base para a formação educacional e ganhou o mundo.

Ainda adolescente, Iraíde deixou a localidade de Santana, no interior de Urussanga, para conhecer aquela que seria sua segunda casa. Com apenas 16 anos veio estudar na Satc, morou no internato e fez dois cursos: de Aprendizagem Industrial, em 1965, e de Técnico em Eletromecânica, em 1971.

Passou por empresas em Criciúma e Curitiba, assumindo cargos de gestão. A ligação com a indústria trouxe Iraíde novamente para a Satc em 1974, agora para ensinar. Era hora de repassar um pouco do que tinha aprendido e ser a referência em educação que foi ao longo dos anos.

Até 1983, ele foi instrutor, professor e coordenador da Satc, sempre atuando pelo Senai. E a facilidade de comunicação e a visão de mercado fizeram com que Iraíde fosse requisitado pelo Senai para implantar cursos técnicos em várias cidades catarinenses.

O terceiro retorno de Iraíde para a Satc se deu em 1994, em função da sua experiência administrativa e educacional. A instituição vivia uma das piores crises e ele assumiu a direção da Escola Técnica. Em 2000, passou a ser diretor corporativo da Satc, cargo que deixou em fevereiro de 2014, quando se aposentou. Em suas memórias, a ligação estreita com a escola:

"A Satc foi uma janela para o mundo pra mim. E isso foi possível porque os mineradores criaram esta instituição e oportunizaram o crescimento profissional de muitas pessoas. Devo essa homenagem também aos irmãos Maristas e ao Senai", frisou.

Em 2014, Iraíde ingressou como voluntário do Observatório Social de Criciúma. Foi vice-presidente do órgão e coordenador da Câmara de Educação, ajudando a observar e sugerindo melhorias na área de educação para o município de Criciúma.

Casado com a também urussanguense Jânea Cadorin, desde 1974, é pai de Rodrigo e Mateus. Em abril de 2012 o trabalho desenvolvido pela educação em várias instituições e sua atuação junto à comunidade criciumense lhe renderam o título de Cidadão Honorário, uma homenagem da Câmara de Vereadores de Criciúma.*

micÁudio da notícia





content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024

  Ganoderma: Aprenda como usá-lo e também seus benefícios.

commentJornalismo access_time27/03/2024 11:59

O assunto foi tratado pela farmacêutica Alexsandra Tonetto da Nativelle Pharma junto a jornalista Rúbia Ramos no programa Tudo a Ver, do dia 18/03/2024

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Faculdade Esucri: há 23 anos formando profissionais no Sul Catarinense

commentJornalismo access_time18/03/2024 14:58

Neste mês de março, a instituição de ensino completa 23 anos de história.

Cermoful tem Chapa única para o Conselho Fiscal

commentJornalismo access_time17/03/2024 11:03

A AGO será realizada no dia 22 de março, com primeira chamada marcada para às 17h30min, 18h30min a segunda chamada e a última, às 19h30min, na sede da cooperativa, em Morro da Fumaça.