Ideas acusa SPDM de pagar “supersalários” à diretores
Instituto emitiu uma nota oficial sobre a atual situação do Hospital Regional de Araranguá nesta sexta-feira (22)
O Insituto de Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) divulgou uma nota oficial sobre a situação do Hospital Regional de Araranguá "Deputado Affonso Ghizzo", após assumir a gestão da instituição. O Ideas gerencia o hospital por meio de um contrato emergencial de seis meses, após o rompimento do contrato com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), antiga administradora.
Na nota, o instituto acusa a SPDM de pagar "supersalários" à diretoria local e refuta acusações realizadas pela antiga administradora contra o Ideas. Veja a nota:
Considerando a atual situação do Hospital Regional de Araranguá/HRA, o Instituto Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde – IDEAS informa que foi contratado de forma emergencial, pelo Estado de Santa Catarina, para assumir a Gestão do HRA, a partir desta sexta-feira, 22.12.2017.
Que, em relação a manifestação dos funcionários, o IDEAS se solidariza com a situação em razão do não pagamento de salário pela gestora SPDM, uma vez que se tem notícia que os repasses estão rigorosamente em dia, tal como noticiado pelo Estado e confirmado pelo Judiciário na ação n. 0312602.42.2017.8.24.0023.
Que, ao não cumprir a decisão liminar nos autos da ação n. 0312602.42.2017.8.24.0023, a SPDM defronta o Estado de Santa Catarina e o Poder Judiciário, comprometendo, sobremaneira, o atendimento no Hospital Regional de Araranguá, e, por consequência, prejudicando a população dos municípios da região.
O IDEAS repudia os ataques infundados apresentados pela SPDM contra o seu presidente, Dr. Roberto Henrique Benedetti, no sentido de que este, por ser profissional médico efetivo do Estado, estivesse impedido de exercer suas atividades na instituição, em razão do disposto no art. 137, II, 7 da Lei 6745/85.
É que o dispositivo legal remete às “empresas” e não a instituições, que possui requisitos de qualificação como Organização Social, seguindo a legislação geral, a Lei Federal 9637/98, que, inclusive, exige a participação de membros do poder público nos conselhos administrativos que detém o poder de decisão.
Portanto, é falsa a afirmação apresentada pela SPDM no sentido de que o IDEAS está irregular. A propósito, a SPDM é a única responsável por todo este descaso com a saúde pública no Estado de Santa Catarina, incluindo o HRA, ao pagar “supersalários” à diretoria local, inclusive com valores acima dos vencimentos do próprio Governador do Estado de Santa Catarina e Secretário Estadual da Saúde somados.
Por fim, o IDEAS informa que aguardará o posicionamento judicial (audiência), nesta tarde em relação a situação do pagamento de salários dos funcionários, de modo que tomará todas as providências necessárias para o reinício imediato das atividades no Hospital Regional de Araranguá.
Araranguá, em 22 de dezembro de 2017, às 12h00min.
INSTITUTO DESENVOLVIMENTO ENSINO ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Mais notícias de Jornalismo
Içara: revitalização da Praça São Rafael já tem Ordem de Serviço assinada
Os trabalhos contemplarão a construção de passeio/calçada, a instalação de bancos, de lixeiras e da iluminação pública, além da execução do projeto de paisagismo.
Kolina é Top 3 em performance entre as concessionárias Volkswagen do Brasil
O ranking, divulgado pela montadora, avalia critérios como qualidade no atendimento, eficiência nos processos e resultados de vendas.
Últimos dias para visitar o Mundo Jurássico no Nações Shopping
Réplicas de dinossauros em tamanho real ficam no shopping até o dia 13 de maio.
Procer leva inovação em pós-colheita à Agrishow 2025, em Ribeirão Preto
Empresa de Criciúma apresenta lançamentos e reforça atuação em 20% da armazenagem estática de grãos no Brasil.
Programa inédito na UNESC
Unesc inicia estudo inédito sobre envelhecimento saudável com idosos de Criciúma