Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

13 DEZEMBRO 1968

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time13/12/2018 - 09:59

Em 1964, quando da Intervenção Militar no Brasil, fato pedido e aplaudido com ênfase pela sociedade civil, maioria do legislativo e judiciário, o Jornal do Brasil de 4/4/64 publicou a seguinte manifestação do Ministro Presidente do STF, Álvaro Ribeiro da Costa: “O desafio feito à Democracia foi respondido vigorosamente. Sua recuperação tornou-se legítima através do movimento realizado pelas Forças Armadas, já estando restabelecido o poder de Governo pela força constitucional”.

Em 1965, o Presidente General Castelo Branco determinou que o Supremo Tribunal Federal passasse de 11 para 16 membros, purificando a composição majoritária.

Em 1985 quando o Presidente General Figueiredo finalizou o período da intervenção militar, permitindo as eleições presidenciais, o STF novamente era composto por 11 membros, dentre eles figuras ilibadas como Oscar Corrêa, Francisco Rezek, Sydney Sanches, Octávio Galloti, Moreira Alves, Néry da Silveira e outros mais. Uma simples comparação com a atual composição, a diferença moral e aplicação dos preceitos jurídicos é abissal.

No período de 1964 a 1985, além das substituições das incapacidades existentes no STF, o fato determinante para o regramento jurídico nacional veio através decretação do Ato Institucional, de autoria do Presidente General Costa e Silva, em 13 de Dezembro de 1968.

O conhecido AI5, que perdurou 10 anos, de 1968 a 1978, resumidamente, determinava que “Estavam suspensos os habeas-corpos para os crimes políticos e para os crimes contra a segurança nacional, a ordem econômica e social, e a economia popular”.

Em 2018, nunca antes na história republicana do Brasil ou mesmo desde os tempos especulativos de Portugal, o País esteve como ora, na ante sala de manicômio conflituoso. O que é uma guerra civil senão civis com interesses econômicos e morais antagônicos, se matando em profusão, em números superiores a 60 mil a cada ano? O que há de pior por acontecer do que ver criminosos julgados e condenados em inúmeras instancias, soltos e saltitantes, debochando e apregoando desrespeito a ordem jurídica, respaldados pelo STF?

O que contrapor ao Estado – executivo e legislativo - mastodonte, impositor e inquisidor, vitimando o cidadão trabalhador, e mais, que em conluio com a Suprema Corte vigia para manutenção do “status quo” quando seus interesses e pecados são amealhados?

Resta questionar, mesmo que em silencio da alma, o que falta acontecer para que as forças responsáveis pela ordem e segurança nacional, interfiram para proporcionar pacificação? Um ou quantos cadáveres insepultos? É perceptível que nossas forças armadas constituídas estão acéfalas. A quietude dos comandos perante a chacina de seus comandados, desabona os teores escritos nos hinos nacionais.

Há pouco a reconstruir. Há muito o que construir.

Com a graça da opção popular pela recém eleição de Jair Messias Bolsonaro, o Brasil está na perspectiva de um informal novo Ato Institucional, o AI17.

Reportagem: Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024