Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

 
FAMCRI esclarece corte de árvores

Figueira em propriedade do Exército foi podada preventivamente para evitar danos aos moradores e também à propriedade

comment Jornalismo access_time10/01/2019 - 15:25

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado - Foto: Divulgação

Ouvintes entraram em contato com a Rádio Eldorado enviando fotos sobre o corte de árvores realizado na Praça do Congresso. O questionamento era sobre a legalidade do corte. Além disso, havia a dúvida sobre as árvores serem ou não tombadas. Em contato com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) sobre o caso. A presidente do órgão, Anequésselen Bitencourt Fortunato, explica o caso. OUÇA abaixo.

O Chefe da Comunicação do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Criciúma, primeiro sargento Davi Souza, emitiu uma nota sobre o caso. Leia abaixo:

NOTA À IMPRENSA – NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com relação ao corte de uma árvore do Gênero Ficus, veículado em mídia, o Comandante do 28º Grupo de Artilharia de Campanha, Tenente Coronel José Ribamar Candido de Sousa Neto, informa:

  1. O Exército Brasileiro é uma instituição pautada pela responsabilidade com a preservação do meio ambiente. O terreno sempre foi considerado um dos fatores preponderantes da decisão no planejamento das operações militares. Os exercícios e as manobras realizadas para o adestramento da tropa procuram simular a guerra, o mais próxima possível de uma situação real. Para tanto, os campos de instrução são preservados para oferecer o cenário adequado para cada situação que o combatente poderá defrontar-se no campo de batalha. Hoje, esses campos de instrução formam verdadeiras ilhas de coberturas vegetais preservadas nas áreas mais antropizadas das diversas regiões do país. Cooperando com os órgãos que cuidam da preservação ambiental, o Exército tem feito acordos e convênios com o IBAMA, com polícias especializadas e diversos outros órgãos, para o fornecimento de apoio logístico nas atividades de fiscalização ambiental. É comum as organizações militares, em conjunto com as comunidades que as acolhem, fazerem trabalhos de limpeza, recuperação de áreas verdes e plantio de árvores. Cabe ainda ressaltar que na área interna do 28º GAC localiza-se uma floresta de aproximadamente 100 hectares de mata preservada com
    trilhas ecológicas e diversas árvores catalogadas e identificadas, projeto realizado em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (FAMCRI), que recebe mensalmente visita de crianças da rede pública e privada de ensino.

  2. A árvore em questão vem trazendo prejuízo ao Patrimônio Público e à União. Suas raízes tem arruinado parte da estrutura do imóvel da União sob Administração desta Organização Militar, que apresenta rachaduras em vários pontos. As calçadas estão totalmente avariadas e, principalmente, seus galhos grandes e pesados estão sobre esse imóvel trazendo risco de morte aos moradores.

  3. Recentemente, durante uma tempestade, alguns galhos se desprenderam e atingiram o telhado do imóvel trazendo bastante prejuízo aos moradores, tanto material quanto psicológico.

  4. Após uma avaliação da Defesa Civil, foi verificado risco iminente de morte e prejuízo ao patrimônio público sendo necessário o corte e retirada da árvore.

  5. Uma ação conjunta entre a Defesa Civil, Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC), Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (FAMCRI), Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) com o apoio do 28º GAC, foi realizada neste domingo, dia 06 de janeiro de 2019, para a retirada desta árvore. A ação retirou parte dos galhos mas ainda não foi eficiente necessitando, ainda, novas intervenções nos próximos dias.

  6. O Comandante do 28º GAC reafirma o compromisso da Instituição de servir à Nação Brasileira, com os olhos voltados para a preservação ambiental e a conservação para as futuras gerações.

JOSÉ RIBAMAR CANDIDO DE SOUSA NETO - Tenente Coronel
Comandante do 28º Grupo De Artilharia De Campanha

NATANAEL DAVI SOUZA - 1º Sargento
Chefe da Seção de Comunicação Social do 28° GAC

micÁudio da notícia

Presidente da Famcri esclarece o caso



content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024