Luiz Felipe Scolari: 69 anos
Consagrado na equipe do Criciúma treinador soma vários títulos na carreira
Hoje uma figura ilustre do futebol brasileiro comemora mais um ano de vida. Conhecido em todo Brasil pelos títulos conquistados no país e querido no Sul principalmente pelo título da Copa do Brasil de 1991 com a equipe do Criciúma.
Felipão carrega um currículo de grandes conquistas nacionais e internacionais, confira:
Dos seus 69 anos quase dez foram militados como treinador, Felipão começou a ganhar projeção em 1991, quando levou o Criciúma ao surpreendente título da Copa do Brasil. Depois de uma rápida passagem no futebol japonês, voltou ao Brasil para dirigir o Grêmio, onde viveu grande fase, com direito aos títulos da Libertadores de 1995 e do Brasileirão de 1996. Pelo Palmeiras conquistou mais uma Copa do Brasil, a de 1998 e a Libertadores em 1999.
Na Raposa ganhou a Sul-Minas (2001) quando aceitou o convite para dirigir a Seleção Brasileira que penava nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002.
Apesar de sofrer baques como a eliminação para Honduras na Copa América de 2001 e a pressão pela convocação de Romário, classificou o Brasil para a Copa de 2002 onde fez uma bela campanha e levou o país a conquista do penta.
Depois da conquista com a moral nas alturas, Felipão assumiu o comando da seleção de Portugal, e levou a selação portuguesa a um histórico quarto lugar na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Ainda no exterior assumiu o Chelsea e levou o time inglês ao recorde de 11 vitórias consecutivas. Menos de um ano depois decidiu tentar a sorte no Bunyodkor do Uzbequistão. Fez campanha impressionante, conquistando 23 vitórias seguidas e sendo campeão nacional com quatro rodadas de antecipação.
Após trabalhar como comentarista para uma emissora da África do Sul na Copa de 2010, retornou ao Palmeiras, onde brilhou na década de 90. Conquista mais um título da Copa do Brasil em 2012, mas deixa o Palestra após um mau começo no Brasileirão. Ainda em 2012 aceita o desafio de dirigir a Seleção Brasileira após a demissão de Mano Menezes. Parreira seria o coordenador e caberia aos comandantes do tetra e do penta buscar o hexa.
Em 2013 Felipão levou o Brasil ao título da Copa das Confederações com direito a um show contra a Espanha na final. Durante a Copa do Mundo de 2014 não conseguiu fazer o time mostrar um bom futebol Brasil. Na semifinal a trágica goleada de 7 a 1 para a Alemanha marcaria de forma negativa a carreira do treinador.Após o Mundial dirigiu o Grêmio, onde havia brilhado na década de 90. Dessa vez, porém, a passagem foi apagada. Em 2015 assina contrato com o Guangzhou Evergrande, da China, onde desempenhou um bom trabalho.
Luiz Felipe trabalha atualmente no Guangzhou Evergrande, clube de futebol da cidade de Guangzhou,província de Cantão na China.
Mais notícias de Esporte
Mampituba/FME Criciúma/Radar/UNESC disputa Brasileiro Interclubes Sub-21 no Rio
Equipe viajou para o Rio de Janeiro (RJ) neste domingo (4).
Vereadores de Balneário Rincão homenageiam policiais militares e equipe Construtora Massiroli, campeã do Praião 2025
A equipe da Construtora Massiroli, de Treviso, conquistou o título do ao derrotar o time da casa, Brasil Pedreiras.
Renan próximo de acerto com o Avai
O atacante Renan, de 20 anos, que vem se destacando com a camisa do Caravaggio no Campeonato Catarinense, está muito próximo de um acerto com o Leão da Ilha.
Caravággio sofre derrota fora de casa
Mais uma vez o time do Caravaggio não superou o Santa Catarina
Caravággio joga fora de casa
Após a estreia em casa com empate de 1 a 1 com a Chapecoense o time do Azulão da Montanha jogará em Rio do Sul neste domingo